Em nota lançada nas redes sociais na noite de ontem (02/04) o Governo Municipal de Altaneira justifica que retenção das doses de vacinas contra a Covid19, amplamente veiculada na imprensa estadual, se deu por não vacinação do grupo Quilombola, desconhecido da pasta da Saúde.
A nota confirma que a “retenção se deu por determinação do Tribunal Regional da Região( TRF-5) para os municípios que não atingiram 85% da meta de vacinação”, mas informa que “Altaneira vacinou mais de 95% da população em todos os grupos prioritários, exceto, no grupo de QUILOMBOLAS, no qual o estado estipulou uma meta de 1250 pessoas a serem vacinados”.
A nota diz ainda que “a Secretaria de Saúde entrou em contato com o Estado via e-mail e solicitou documentos de mapeamento e lista nominal dos membros desta comunidade remanescente que se caracteriza QUILOMBOLA”.
Diz ainda, que outro contato feito foi para o presidente da Associação da Comunidade Bananeira, solicitando documentos que confirmem a caracterização da comunidade como quilombola.
A nota informa também que a Secretaria aguarda o retorno dessas informações e documentos comprobatórios para iniciar a vacinação, uma vez “que nunca houve conhecimento deste tipo de comunidade em nosso município”.
A nota é encerrada com a afirmação de que a Secretaria de Saúde de Altaneira “trabalha com transparência” e “dá total publicidade às suas ações”, o que não corresponde com a verdade, pois a falta de transparência dos gestores da Saúde é um dos pontos mais criticados pelos vereadores e pela comunidade nas redes sociais.
Em
contato com o vereador Ariovaldo Soares (PDT), Líder do Bloco da Minoria na
Câmara, este afirmou que levantará o tema na próxima reunião da Comissão e no
Plenário da Casa.
Até o fechamento desta postagem a nota ainda não havia sido publicada no portal do Município.
Leia
também:
Menos mil altaneirenses foram vacinados contra Covid19
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.