Páginas

27 de março de 2021

Presidente promulga Lei que garante recursos dos Precatórios do Fundef aos professores

Foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União de ontem (26/03) a promulgação da Lei 14.057/2020 com o dispositivo que garante, pelo menos, 60%, dos recursos do Precatório do Fundef para os profissionais do magistério, na forma de abono.

O dispositivo constava no projeto de Lei que foi transformado na Lei 14.057/20, mas foi vetado pelo presidente Jair Bolsonaro. Após um acordo de líderes de oposição e situação o veto foi derrubado pelo Congresso Nacional.

Com a promulgação o Art. 7º da Lei nº 14.057/2020 passará a ter vigência com um Parágrafo único que preceitua o seguinte: “Os repasses de que trata o caput deste artigo deverão obedecer à destinação originária, inclusive para fins de garantir pelo menos 60% (sessenta por cento) do seu montante para os profissionais do magistério ativos, inativos e pensionistas do ente público credor, na forma de abono, sem que haja incorporação à remuneração dos referidos servidores.”

Em nota publicada na rede social Instagram o Sindicato APEOC registrou que a promulgação da Lei é mais um importante passo dado para garantia da subvinculação dos 60% dos Precatórios do FUNDEF para o Magistério.

“Mas a luta não pode parar. A batalha jurídica continua. Precisamos de ainda mais unidade da categoria, política e juridicamente”, diz a nota.

A direção da entidade afirma que a defesa agora é pela retirada de pauta de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) que questiona decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que desobrigou os Estados e os Municípios de destinarem percentual mínimo de recursos dos precatórios antigo Fundef, com os professores.

A ADPF, impetrada Partido Social Cristão (PSC), foi pautada para a próxima sexta-feira (02/04) no Plenário Virtual do Supremo Tribunal Federal.

Até o fechamento desta postagem a direção do Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira ainda não tinha se manifestado sobre tema.


Leia também:

Depois de mais de uma década, professores devem receber precatórios do Fundef

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.