Em Sessão Extraordinária virtual realizada na manhã de ontem (30/12) foi apresentado na Câmara Municipal de Altaneira um projeto de lei de iniciativa do prefeito municipal, Dariomar Rodrigues (PT), solicitando autorização legislativa para contratação temporária de pessoal para a Secretaria Municipal de Saúde.
31 de dezembro de 2020
Secretário de Saúde informa que Altaneira não registra nenhum caso de COVID-19 nas últimas 48 horas
O secretário municipal de Saúde, Junior Paulino, compartilhou na rede social Facebook, na tarde de ontem (30/12) nota da Secretaria de Saúde de Altaneira informando “Nas últimas 48 horas não tivemos nenhum caso novo de notificação ou confirmação de COVID-19 no município”.
Adeilton se despede do Legislativo com discurso para a história
O presidente Adeilton fez um resumo de sua trajetória política no discurso de despedida (Foto: Reprodução/Facebook) |
Em pronunciamento transmitido ao vivo pela pagina
da Câmara Municipal de Altaneira na rede social Facebook o presidente da Casa,
vereador Professor Adeilton fez seu discurso de despedida do Legislativo e
relembrou a sua trajetória política. O parlamentar que foi candidato a
vice-prefeito no pleito de novembro passado iniciou agradecendo a seu Deus, a
sua família, aos eleitores, relacionando a quantidade e o percentual de cada
eleição.
Discurso de despedida do vereador Adeilton na Câmara Municipal de Altaneira
30 de dezembro de 2020
Presidente da Câmara Municipal baixa portaria regulamentando Posse em Altaneira
Prefeito, vereadores, vereadoras e suplente do PT recebem diplomas no Cartório Eleitoral
Petistas de Altaneira com seus diplomas no Cartório Eleitoral de Nova Olinda (Foto: João Alves) |
Para evitar aglomerações desnecessárias em tempos de pandemia a Justiça Eleitoral decidiu que as solenidades de diplomação dos candidatos e candidatas seria de forma virtual. Ainda para evitar aglomeração os eleitos foram orientados a dirigir-se de forma individual ao Cartório Eleitoral em Nova Olinda para recebimento de seus diplomas.
Governador anuncia que professores aprovados em concurso serão convocados em 2021
O anúncio da convocação de professores aprovados em concurso se deu em transmissão ao vivo em rede social (Foto: Reprodução/Facebook) |
Brasil volta a registrar mais de mil mortes pela covid-19 em 24 horas
O Brasil voltou a registrar ontem (29/12) mais de mil mortes pela covid-19. De acordo com o Ministério de Saúde, mais 1.111 casos fatais foram confirmados de ontem para hoje. Além disso, 58.718 infecções foram registradas pela pasta, que soma desde o início da pandemia, 7.563.551 diagnósticos positivos e 192.681 vítimas da doença.
29 de dezembro de 2020
Vereadores de oposição recebem diplomas no Cartório Eleitoral
Ariovaldo, Robercivania e Valmir formarão o bloco de oposição na Câmara Municipal de Altaneira (Fotos: Reprodução/Facebook) |
A solenidade de diplomação dos eleitos no pleito de 15 de novembro em Altaneira ocorreu de forma virtual no dia 18 dezembro, mas nenhuma imagem foi divulgada do ato. Na manhã de ontem (28/12) o contabilista e servidor público Ariovaldo Soares (PDT) usou a rede social Facebook para compartilhar uma imagem em frente ao Cartório Eleitoral de Nova Olinda onde recebeu o Diploma de Vereador Eleito de Altaneira.
28 de dezembro de 2020
Rodovias estaduais têm trânsito intenso durante feriadão de Natal
A CE 085 que liga a Capital às praias do Litoral Leste foi das vias mais movimentadas (Foto: Julio Caeser) |
27 de dezembro de 2020
Regulamento da Copa MTB Altaneira - 2021
1.
DA COMPETIÇÃO
1.1. A Copa MTB Altaneira (CMTBA) é uma competição ciclismo de montanha na modalidade XCO, realizada anualmente pela Associação dos Ciclistas de Altaneira (ACICA), no Circuito 1 da Trilha Sítio Poças em Altaneira, exceção da Etapa Final que será realizada no Circuito 2.
Ceará corre pela vacina enquanto plano nacional é não ter plano por Ana Rute Ramires
26 de dezembro de 2020
Quem se fortaleceu em 2020 por Érico Firmo
Presidente sanciona regulamentação do novo Fundeb
Na Câmara a base governista defendeu a aprovação de uma emenda para permitir que parte do fundo fosse utilizado no Sistema S, mas o Senado não permitiu (Foto: Reprodução/Facebook) |
O presidente Jair Bolsonaro sancionou, na noite de ontem (25/12), a lei que regulamenta o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Segundo o texto, o Estado aumentará gradualmente o repasse de recursos para o fundo pelos próximos seis anos, começando com 12% do montante, em 2021, até atingir 23%, em 2026.
Indulto de Bolsonaro livra policiais e militares
O texto do decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (Foto: Divulgação/Facebook) |
O presidente Jair Bolsonaro assinou na última quinta-feira (24/12) decreto que concede indulto natalino a agentes de segurança pública e militares das Forças Armadas condenados por crimes culposos - sem a intenção - no exercício da função ou em decorrência dela. Condenados por crimes culposos devem ter cumprido um sexto da pena para obter o indulto.
Brasil ultrapassa 190 mil mortes por Covid-19
A marca foi divulgada em todos os canais de televisão na noite de ontem (Foto: Divulgação/TV Globo) |
O Brasil ultrapassou ontem (25/12), feriado de Natal, a marca de 190 mil mortes pelo coronavírus. Com mais 482 casos fatais registrados pelo Ministério da Saúde, o país já soma 190.488 vítimas da covid-19. Além disso, outros 22.967 diagnósticos positivos da doença. Ao todo, 7.448.560 pessoas já foram infectadas pelo Sars-CoV-2.
25 de dezembro de 2020
Eleição na Câmara vai ditar o rumo de projetos no Congresso
Congresso Nacional em Brasília (Foto: Minervino Júnior) |
24 de dezembro de 2020
Novos secretários nada esclarecem na Câmara Municipal de Altaneira
Inspirado em Ulysses Guimarães, Baleia Rossi promete diálogo
O emedebista foi o escolhido para enfrentar Arthur Lira do Centrão e favorito de Bolsonaro (Foto: Luis Macedo) |
Após semanas de expectativa e muitas reuniões, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e líderes partidários do bloco formado para concorrer à Presidência da Casa anunciaram, ontem, o nome do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) como o candidato do grupo. O emedebista foi o escolhido para enfrentar Arthur Lira (PP-AL), líder do Centrão e favorito do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na disputa. Com um discurso dedicado a demonstrar diferenças em relação ao lado adversário, Rossi defendeu a democracia e disse ter “ódio e nojo à ditadura”, repetindo a frase histórica do ex-deputado Ulysses Guimarães (1916-1992).
23 de dezembro de 2020
Grupo se manifesta contra obrigatoriedade da vacina da Covid-19 em Fortaleza
Manifestantes pedem respeito à liberdade de escolher não se vacinar e criticam vacina chinesa (Foto: Fco Fontenele) |
22 de dezembro de 2020
Ceará deve ter novas eleições em sete municípios após cassação de eleitos
Missão Velha, no Cariri, é um dos municípios em que deve ter novas eleições (Foto: Divulgação/GMMS) |
Mesmo antes da diplomação dos novos prefeitos cearenses, a expectativa já era que nem todos vão poder tomar posse em 1º janeiro de 2021. Isso porque a Justiça Eleitoral acatou pareceres da Procuradoria Regional Eleitoral e indeferiu ou cassou sete candidatos a prefeito que haviam sido eleitos no Ceará.
21 de dezembro de 2020
40% dos novos casos de Covid-19 no Ceará são de jovens entre 15 e 34 anos
O aumento de casos da Covid-19 iniciado há cerca de dois meses no Ceará tem apresentado maior incidência entre os jovens. Considerando os novos casos registrados entre 16 de outubro e 16 de dezembro, 40% são de pessoas entre 15 e 34 anos. Entre 16 de abril e 16 de junho — durante o pico da pandemia no Estado —, 30% dos novos casos foram de pessoas nessa faixa etária. Nesse período, o percentual de pessoas com mais de 60 anos infectadas era de 22%. Durante os últimos dois meses, a taxa de pacientes com a infecção nesse perfil etário é de 14%. Os dados são da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).
Nunes Marques suspende trecho da Lei da Ficha Limpa
Na prática a decisão evita que a sanção ultrapasse oito anos (Foto: Fellipe Sampaio) |
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques suspendeu no último sábado (19/12) um trecho da Lei da Ficha Limpa que prevê que o prazo de inelegibilidade de oito anos vale após o cumprimento da pena. A medida cautelar, que ainda vai ao plenário da Corte, é no âmbito de uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) do Partido Democrático Trabalhista (PDT).
20 de dezembro de 2020
Os Melhores Tempos nos três circuitos da Trilha Sítio Poças
Nos últimos 7 anos 464 ciclistas participaram das competições na Trilha Sítio Poças, mas pouco mais de 10% deles rodaram nos três circuitos em que são disputadas as etapas da Copa MTB Altaneira, a etapa do Campeonato Cearense e o Desafio 3 Horas MTB Altaneira.
Bolsonaro diz que pressa por vacina contra covid-19 "não se justifica"
Para o presidente a pandemia "está chegando ao fim" (Foto: Reprodução/ Youtube) |
O presidente Jair Bolsonaro defendeu ontem (19/12) mais cautela e "paciência" em relação à vacina contra a covid-19, negando que haja, por parte dele, politização em torno do assunto. Segundo o chefe do Executivo nacional, a pandemia "está chegando ao fim". As informações foram ditas em uma entrevista concedida ao próprio filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), e divulgada no canal do Youtube do parlamentar.
19 de dezembro de 2020
Um 18 de dezembro diferente em Altaneira
Praça Padre David e Igreja Matriz de Altaneira (Foto: João Alves) |
Tradicionalmente o dia 18 de dezembro, Dia do Município de Altaneira, é comemorado com desfile dos estudantes das escolas municipais, fanfarras, inaugurações de obras e serviços públicos e grandes festejos com atrações musicais local, regional e até nacional.
Ministério Público pede cassação de eleitos na Capital
José Sarto (PDT) e Élcio Batista (PSB) foram diplomados ontem prefeito e vice-prefeito, respectivamente (Foto: reprodução/Facebook) |
O Ministério Público Eleitoral (MPE) protocolou Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o prefeito eleito de Fortaleza, José Sarto (PDT), e o vice, Élcio Batista (PSB), pedindo julgamento de ação cumulada com Representação por Captação Ilícita de Sufrágio, ou seja emprego de vantagens ou promessas a eleitores em troca de votos. O órgão pede a cassação dos registros de candidatura ou dos diplomas de ambos.
Bloco pela presidência da Câmara dos Deputados tem 11 partidos, mas segue sem candidato
Integram o bloco PDT, PSB, PCdoB, Rede e PT, além das siglas de centro: DEM, MDB, PSL, PSDB, Cidadania e PV (Foto: Reprodução/Twitter) |
Depois de diversas reuniões e negociações, os partidos da oposição definiram, ontem (18/12), apoiar o candidato que for apresentado por Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a disputa da Presidência da Câmara. Além do PT, que detém a maior bancada da Casa, integram o grupo PSB, PCdoB, Rede e PDT. O amplo bloco terá, ainda, siglas de centro: DEM, MDB, PSL, PSDB, Cidadania e PV. Somando todas as bancadas, são 281 deputados.
18 de dezembro de 2020
Cadija, mulher que foi chave no nascimento do Islamismo
Cadija era filha de um comerciante que transformou o negócio da família em um império comercial (Foto: reprodução/BBC) |
Ela era uma mulher respeitada em sua sociedade, muito rica e poderosa, que rejeitou as propostas de casamento de muitos homens da nobreza. Ela foi casada duas vezes. Ficou viúva do primeiro marido e acredita-se que tenha decidido separar-se do segundo. Ela jurou que não se casaria novamente, mas a convicção dela durou até que conheceu quem se tornaria seu terceiro marido.
Se ela o escolheu, disse Zaman à BBC, foi porque viu nele "algumas qualidades incríveis que a fizeram mudar de ideia sobre o casamento".
Literalmente, foi Cadija quem o escolheu, foi ela quem propôs que se casassem. Ela tinha 40 anos e ele 25, um jovem de origem muito humilde. A história não é apenas de amor, mas evoca também o nascimento da segunda religião mais seguida no mundo. É que Cadija se casou com Maomé antes de ele se tornar o último profeta do Islã.
Robert
Hoyland, professor de história do Antigo Oriente Médio na Universidade de Nova
York, adverte que é difícil obter uma imagem detalhada de quem foi Cadija, em
parte porque o que se sabe sobre ela foi escrito muitos anos após sua morte.
No entanto, a maioria das fontes aponta que se tratava de uma mulher com "a ambição de um espírito livre e com uma vontade muito forte", conta o conceituado autor à BBC News Mundo, serviço em espanhol da BBC.
Por exemplo, ela teria recusado se casar com seu primo, algo ditado pela tradição familiar, porque ela queria escolher seu parceiro.
Cadija era filha de um comerciante que transformou o negócio da família em um império comercial. Depois da morte dele em uma batalha, ela assumiu o controle.
"Ela estava claramente acostumada a trilhar seu próprio caminho no mundo", disse a historiadora Bettany Hughes em um documentário da BBC.
"Na verdade, foi a perspicácia dela para os negócios que a colocaria em um caminho que acabaria mudando a história do mundo."
O
negócio que Cadija dirigia, de Meca (Arábia Saudita), possuía muitas caravanas
que transportavam produtos pelas grandes cidades do Oriente Médio.
As caravanas percorriam longas distâncias que iam, por exemplo, ao sul do Iêmen e ao norte da Síria.
Embora parte de sua riqueza venha da família, Cadija também fez sua fortuna, diz Fozia Bora, professora associada de História Islâmica da Universidade de Leeds, na Inglaterra, à BBC News Mundo.
"Ela era uma mulher de negócios por seus próprios méritos, com muita autoconfiança." Cadija estava acostumada a contratar funcionários para cobrir diferentes aspectos dos negócios.
Certa vez, ela ouviu falar de um homem que tinha a reputação de ser muito honesto e trabalhador. Ela o conheceu e pediu-lhe para assumir uma de suas caravanas. Logo surgiu um sentimento de admiração por ele.
Cadija ficou tão impressionada que decidiu se casar com ele. Essa união, diz Bora, deu a Maomé, que era órfão e criado por um tio, uma vida "com maior estabilidade e prosperidade econômica".
Acredita-se que eles tiveram quatro filhos, embora apenas as filhas tenham conseguido sobreviver à primeira infância.
"De uma perspectiva sociológica, você também precisa entender as condições da época. Era um casamento monogâmico em uma época em que a maioria dos homens tinha várias esposas. Era uma sociedade muito polígama", disse em um programa da BBC a professora Rania Hafaz, membro do Instituto Muçulmano de Londres.
Maomé nasceu e foi criado na tribo Quraysh (a mesma de Cadija), numa época em que vários grupos da região adoravam vários deuses.
Anos depois de se casar, ele iniciou uma transformação espiritual progressiva que o levou a entrar nas montanhas de Meca para meditar.
Segundo o Islã, Maomé recebeu revelações de Deus por meio do anjo Gabriel, o mesmo que anunciou a Maria que ela seria a mãe de Jesus. Assim foi revelado a ele o Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos.
É dito que quando ele vivenciou a primeira revelação, Maomé sentiu medo porque não sabia do que se tratava. "Ele não conseguia entender o que estava vivendo. Faltava-lhe um ponto de referência porque não havia sido educado para compreender o monoteísmo de Deus", explica Bora.
"Ele estava extremamente confuso e angustiado com o que estava passando e as fontes dizem que as revelações não foram fáceis, ainda que a experiência tenha sido gentil, ela foi fisicamente chocante."
Nesse
contexto, Maomé decidiu contar a uma pessoa o que estava acontecendo. "Era
alguém em quem podia confiar para qualquer coisa", diz Hoyland.
Cadija o ouviu e o acalmou, buscando conselhos de um parente que tinha conhecimento sobre cristianismo. Acredita-se que Waraqah ibn Nawfal fez uma ligação entre as revelações de Maomé e as recebidas por Moisés.
"Ele conhecia as escrituras anteriores", explica Bora, então foi "uma espécie de confirmação da autenticidade de suas revelações".
"Sabemos
que quando ele começou a ter as revelações do Alcorão, Maomé até duvidou de si
mesmo, mas foi Cadija quem confirmou para ele a realidade de sua missão
profética", diz Leila Ahmed, estudiosa do Islã e professora da
Universidade Harvard.
"Ela acreditou e aceitou a mensagem", diz Bora. "Considero que isso deu a Maomé muita confiança para começar a espalhar a mensagem (...) Isso o fez sentir que tinha uma voz."
Maomé, diz Hughes, desafiou os anciãos da tribo e decidiu pregar publicamente: "Só existe um Deus, Alá. Adorar os outros é uma blasfêmia."
De acordo com Bora, quando Maomé começou a ensinar o islã, ele foi marginalizado por muitos membros da sociedade de Meca porque eles se opunham à mensagem monoteísta. "Mas Cadija deu a ele o apoio e a proteção que ele tanto precisava na época."
Hoyland observa que também foi uma época em que Maomé começou a sofrer de depressão, em parte porque conhecidos pagãos e familiares começaram a se afastar dele. Mas a decisão estava tomada: entregar-se à sua missão como profeta.
"Pelos próximos 10 anos, Cadija usou suas conexões familiares e toda sua riqueza para sustentar seu marido e financiar a fé nascente, uma religião construída sobre o princípio polêmico de um Deus em uma sociedade que acreditava em muitos", reflete Hughes.
Cadija fez tudo que estava ao alcance dela para apoiar o marido e o Islã até o fim de seus dias. Em 619, ela adoeceu e morreu. Depois de 25 anos juntos, Maomé ficou arrasado. "Ele nunca se recuperou realmente da morte de Cadija", afirma Hoyland.
"O que impressiona nas fontes é a maneira como falam de Cadija, como a melhor amiga de Maomé teve, ainda mais do que seus companheiros mais próximos: Abu Bakar ou Omar."
Na verdade, Hughes indica que "os muçulmanos ainda se lembram do ano de sua morte como o Ano da Tristeza".
Em um programa da BBC, Fatima Barkatulla, uma acadêmica muçulmana e autora de um livro infantil sobre Cadija, apontou que uma das fontes de informação sobre Cadija são os hadiths, que são histórias sobre a vida de Maomé, que foram lembradas por seus seguidores mais próximos e que mais tarde foram escritos.
Um dos narradores dos hadiths foi uma das esposas de Maomé, Aixa, outra figura fundamental do islã.
"Obviamente o profeta contou a ela a história de Cadija e ela conta o que aconteceu no início das revelações, quando se tornou profeta", explica Barkatulla.
Embora Aixa não tenha testemunhado esse período na vida de Maomé, ela "assumiu fielmente seu dever de transmitir aos muçulmanos" o que lhe foi contado, diz a autora.
Para
Bora, aprender sobre a história de Cadija é fundamental para quebrar o mito de
que nas primeiras comunidades muçulmanas as mulheres ficavam confinadas em
casa.
Maomé não pediu a Cadija que parasse de fazer o que gostava. Na verdade, diz o especialista, o islã deu mais direitos e destaque às mulheres da época.
"Para mim, como historiadora e muçulmana, Cadija é uma figura inspiradora, tal como Fátima (uma das suas filhas com Maomé) e Aixa, entre outras mulheres".
"Elas eram intelectuais, politicamente ativas e desempenharam um grande papel na difusão da religião e na formação da sociedade islâmica."
"É maravilhoso para mim poder ensinar meus alunos (crentes ou não) sobre essas mulheres."
A admiração por Cadija como modelo foi evidenciada por Hoyland há alguns anos, quando dava aulas no Paquistão.
"Dois alunos me abordaram porque tinham mais perguntas sobre ela. Disseram que Cadija era a heroína deles, uma mulher forte que dirigia seu próprio negócio."
Como reflete Hughes, a posição das mulheres no Islã é um tópico muito debatido hoje, já que muitos a associam a um elemento de opressão.
"Se você pensar sobre esses grandes modelos, Cadija e Aixa, o que você acha que elas pensariam do Islã conforme se desenvolveu no século 21?" Hughes perguntou à acadêmica Myrian François-Cerrah.
"Não tenho certeza se elas reconheceriam as práticas que temos hoje. E certamente não tenho certeza se Aixa aceitaria receber ordens para ficar no fundo de uma sala e não falar o que pensava. Ela estava muito acostumada a ensinar os homens, a educá-los. Se ela tivesse algo a dizer ela falaria", disse a especialista.
"E a ideia de que Cadija, uma figura muito poderosa, estava de alguma forma limitada ou que sua voz, seus direitos eram restritos, não tenho certeza se isso seria algo que elas estariam dispostas a aceitar ou reconhecer."
As histórias delas têm desafiado a percepção de muitas pessoas sobre o papel das mulheres no islã. "É chocante que fora do islã, pouquíssimos de nós tenhamos ouvido falar delas", conclui Hughes.
Publicado
originalmente no portal BBC News Mundo
Cadija, a Grande
Altaneirenses lançam canal de jogos eletrônicos no Youtube
Brasil volta a registrar mil mortos por Covid-19 em um dia
O Brasil voltou a registrar nesta quinta-feira, 17, mais de mil mortes pela Covid-19 em apenas 24 horas, o que não ocorria desde setembro. O avanço de infectados, de internações e óbitos ocorre no momento em que se multiplicam as cenas de ruas, lojas e praias lotadas e só 1/3 da população mantém o isolamento social. Especialistas esperam ainda uma explosão de casos após as festas de fim de ano.
Lewandowski autoriza que estados e municípios comprem vacina se Anvisa procrastinar registro
A decisão é no âmbito de uma ação protocolada pela OAB e ainda será remetida ao plenário da Corte (Foto: Marcus Leoni) |
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski autorizou que governadores e prefeitos de todo o país possam adquirir vacina contra covid-19 que esteja registrada por autoridades sanitárias estrangeiras, ainda que não tenha o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A decisão é no âmbito de uma ação protocolada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), e ainda será remetida ao plenário da Corte.
STF decide pela vacinação obrigatória
O ministro Fux presidiu a Sessão Virtual do Plenário da Suprema Corte (Foto: Felipe Sampaio) |
Por maioria, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram que a vacinação contra o novo coronavírus pode ser aplicada pelo poder público de maneira obrigatória. Apesar de a Corte entender que a imunização não pode ocorrer à força, quem se recusar a tomar pode sofrer sanções administrativas, como ser impedido de acessar determinados serviços e lugares.
17 de dezembro de 2020
Em Sessão Solene vereadores entregam Título de Cidadão, Comenda João Zuba e Medalha de Mérito Legislativo
Presidente Adeilton com os homenageados na Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Junio Carvalho) |
Em Sessão Solene realizada na noite de ontem (16/12) a Câmara Municipal de Altaneira prestou homenagem a vários altaneirenses que prestaram relevantes serviços ao município de Altaneira ou se destacaram em suas áreas de atuação, além da entrega de título de cidadão a um médico Thales Ronaldo dos Santos Neves.
Vereadores de Altaneira aprovam convocação de secretários de Finanças e Saúde
Fortaleza se consolida como a maior economia do Nordeste
Vista parcial da capital dos cearenses (Foto: Reprodução/Facebook) |
De máscara, Zé Gotinha nega aperto de mão a Bolsonaro em solenidade
O Zé Gotinha foi assunto nas redes sociais ao se esquivar de um aperto de mão do presidente (Foto: Isac Nobrega) |
O governo lançou na manhã de ontem (16/12) o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a covid-19. Durante a solenidade ocorrida no Palácio do Planalto, o personagem das campanhas de vacinação infantil contra poliomielite, Zé Gotinha, também marcou presença e foi assunto nas redes sociais ao se esquivar de um aperto de mão do presidente Jair Bolsonaro.
16 de dezembro de 2020
Altaneira registra sexta morte por COVID-19
Em São Paulo, Camilo defende vacinação simultânea e Coronavac como parte de plano de imunização
Camilo garantiu em reunião com Dória repasse de doses para o Ceará (Foto: Reprodução/Facebook) |
Distribuição simultânea nos estados, brevidade no início da vacinação e um plano de imunização que inclua a Coronavac produzida pelo Instituto Butatan. Essas foram algumas manifestações do governador Camilo Santana após reunião ontem, 15, com o governador de São Paulo, João Doria, e o presidente do Butantan, Dimas Covas. No encontro, os governadores discutiram as questões legais de produção e logística que envolvem a aquisição da vacina contra o coronavírus pelo Brasil.
O uso da fé para a mentira, a morte e a política por Érico Firmo
O pastor Davi Goés é do Ministério Canaã em Fortaleza (Foto: Reprodução/Facebook) |
O
Ministério Público do Ceará entrou ontem num caso muito sério. Iniciou
procedimentos para que seja responsabilizado civil e criminalmente o pastor
Davi Goés, do Ministério Canaã em Fortaleza. Em vídeo, o pastor diz que a
vacina Coronavac causa câncer e dentro dela tem o HIV. Ah, diz ainda que ela
atinge o DNA. A vacina é produzida em parceria da chinesa Sinovac com o
Instituto Butantan, do Brasil.
Movimento para cancelar recesso parlamentar ganha força no Congresso
Plenário do Senado Federal (Foto: Roque de Sá) |
Ganha força no Congresso a ideia de o recesso de fim de ano ser cancelado, e lideranças do parlamento têm comandado um processo de articulação para tentar convencer o presidente do Legislativo, Davi Alcolumbre (DEM-AP), a suspender as férias de deputados e senadores.
15 de dezembro de 2020
Ao sair de reunião com o ministro da Saúde, Camilo anuncia que a imunização contra a Covid-19 será iniciada logo após registro da primeira vacina
O governador afirmou que após divulgação do plano nacional, cada estado vai organizar as campanhas de vacinação (Foto: Reprodução/Facebook) |
Vice-presidente disse que também está "angustiado" e quer "ser vacinado, mas vamos aguardar"
Mourão disse que na sua visão "vai levar um ano vacinando" (Foto: Evaristo Sá) |
14 de dezembro de 2020
Os estranhos diálogos captados na Operação Salus
Após decreto de Camilo, diplomação e posse de eleitos devem ser virtuais
O novo decreto estadual suspende a realização de eventos sociais e corporativos, privados ou públicos, em ambientes abertos ou fechados até 4 de janeiro (Foto: Reprodução/Facebook) |
A diplomação dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos está prevista para o dia 18, na maioria dos municípios cearenses e já havia recomendação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para realização virtual. Todavia, a posse nos cargos, marcada para 1º de janeiro de 2021, se daria na sede do legislativo municipal, mas o novo decreto estadual suspende a realização de eventos sociais e corporativos, privados ou públicos, em ambientes abertos ou fechados até 4 de janeiro.
STF dá 48 horas para governo informar datas do plano de vacinação
O ministro Lewandowski é o relator de ações que questionam as ações do governo frente a pandemia, como o plano de vacinação em todo o país (Foto: Valter Campanato ) |
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu 48 horas para que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informe a data de início e previsão de término do Plano Nacional de Imunização contra a covid-19, detalhando o período de cada fase. A decisão, tomada neste domingo (13), também determina que a Advocacia-Geral da União (AGU) se manifeste sobre o caso.
O magistrado é o relator de ações que questionam as ações do governo frente a pandemia, como o plano de vacinação em todo o país e aplicação obrigatória da vacina. O tema estava previsto para ir a plenário na próxima quinta-feira (17), mas foi adiado após a proposta de imunização ser enviada pelo governo.
No entanto, pesquisadores questionaram diversos pontos da medida. 36 cientistas, dos 145 que assinam o projeto, afirmam que sequer viram o documento antes dele ser finalizado e apresentado ao Supremo. Ao Correio, uma das pesquisadoras, a professora Ethel Maciel, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), questionou a finalização do documento sem previsão para que as primeiras doses sejam aplicadas na população.
O governo informou que tem garantido, por meio de acordos de intenção de compra, a aquisição de doses para 51 milhões de pessoas, o que representa apenas 1/4 da população brasileira. A população carcerária e profissionais de educação que não são professores foram excluídos dos grupos prioritários, que devem receber a vacina primeiro.
Com
informações portal Correio Braziliense
Leia também:
Secretário do MS diz que seria irresponsável fixar data de vacinação