31 de julho de 2020

Após manifestação da Procuradoria, Prefeito de Altaneira comunica revogação de licitação

O prefeito municipal de Altaneira, Dariomar Rodrigues (PT), comunicou ao Ministério Público a revogação da licitação na modalidade tomada de preços que visava a contratação de empresa para ampliação e reforma da EMEF 18 de Dezembro em valores superiores a R$ 1.300.000,00, considerado exagerado pelos vereadores de oposição.

Bolsonaro no Nordeste: clima de campanha no rastro do auxílio emergencial

 

Bolsonaro usou chapéu de vaqueiro, subiu no cavalo e cumprimentou os apoiadores (Foto: Alan Santos)

O presidente Jair Bolsonaro retomou ontem (30/07) a agenda de viagens pelo país e participou da cerimônia de acionamento do Sistema Integrado de Abastecimento de Água, em Campo Alegre de Lourdes, na fronteira da Bahia com o Piauí. Em clima de campanha eleitoral, escolheu a reestreia no Nordeste por tem os estados cuja população é a mais dependente do auxílio emergencial de R$ 600, e porque há décadas é um reduto de votos petistas. Além disso, prometeu elevar a região para o mesmo nível de desenvolvimento econômico e social das mais ricas do país.

30 de julho de 2020

Vereador Flávio Correia anuncia cura de câncer

O vereador Flávio ainda não anunciou se vai disputar novo mandato (Foto: Francisco Júnior)

Em áudio compartilhado na manhã de ontem (29/07) no grupo de WhatsApp do Blog de Altaneira o vereador Flávio Correia (PDT) anunciou que está curado de câncer de pâncreas. O parlamentar disse que após duas cirurgias e uso de medicamentos realizou novos exames e revisão médica foi constada que não existem mais resquícios do tumor em seu corpo.

Procuradoria do Município responde ao Promotor sobre licitação de Escola em Altaneira

A procuradora geral do Município, Dra. Andreza Cavalcanti, apresentou resposta ao Promotor de Justiça sobre os questionamentos dos vereadores de oposição em processo de licitação no valor de mais de um milhão e trezentos mil reais para reforma da Escola 18 de Dezembro em Altaneira.

Brasil ultrapassa 2,5 milhões de infectados e 90 mil mortos por Covid

O Ministério da Saúde registrou ontem (29/07), o maior número de infecções e óbitos confirmados nas últimas 24 horas. De terça para a quarta, 69.074 novos diagnósticos positivos e 1.595 mortes foram incluídos no balanço nacional da covid-19 feito pela pasta, que no total já contabiliza 2.552.265 infectados e 90.134 vítimas da doença.

Sem controle da taxa de transmissão e sem um isolamento social efetivo em diversos estados, todas as regiões do Brasil apresentaram aumento de casos da 29º para a 30º semana epidemiológica, concluída no último sábado. Até mesmo as regiões Norte e Nordeste, que relataram queda na confirmação de infecções nas últimas semanas, registraram um aumento de 8% e 27%, respectivamente, entre as últimas semanas avaliadas.

Ao analisar os registros de novos casos entre as semanas epidemiológicas, a região Centro-Sul do país também apresentou crescimento. O Centro-Oeste foi a região com o maior: 63%. Em seguida está o Sudeste, com 51% de aumento. A região Sul registrou um crescimento de 25% de uma semana para a outra.

Já em relação aos óbitos confirmados pela doença, somente o Nordeste apresentou queda nos registros. A região relatou uma queda de 8% em relação à semana anterior. Todas as outras regiões mostraram aumento nas confirmações de morte pela covid-19.

“Estamos com um número extremamente elevado de óbitos no país, ainda que num país continental como o nosso, mas que se mantém relativamente constante, percebendo que entre a 29ª e a 30ª semana epidemiológica tivemos um aumento discreto de 5%”, afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia. Também houve aumento de 36% registro de casos de uma semana para a outra.

Ambos os incrementos fizeram com que a situação brasileira se agravasse no âmbito da  pandemia, de forma que subiu o número de estados com incrementos em relação a casos e mortes do que na comparação com as semanas anteriores. Em relação aos casos, 18 unidades federativas apresentam tendência de crescimento, três de estabilização e seis de redução. Já em relação aos óbitos, o incremento ocorreu em 12 estados, em sete houve estabilização e em oito uma diminuição.

Com informações portal Correio Braziliense

29 de julho de 2020

Assessoria nega liberação de barreiras sanitárias para inauguração de supermercado em Altaneira

Trecho do convite compartilhado nos grupo de WhatsApp

Circulou na noite de ontem (28/07) nos grupos de WhatsApp um convite de inauguração de um supermercado em Altaneira, extensivo as pessoas das cidades vizinhas. No texto consta a informação que as barreiras sanitárias seriam liberadas.
“Chegando Nas Barreiras Só Falar Que Vem Pra Inauguração Do Supermercado Padre Cícero” (SIC), diziam o texto.

Promotor dá 48 horas para prefeito de Altaneira explicar licitação de reforma de Escola em prejuízo da remuneração dos professores

O promotor de Justiça Daniel Lira oficiou o prefeito municipal Dariomar Rodrigues (PT) para que, em até quarenta e oito horas, preste informações sobre o processo de licitação da reforma da Escola Municipal 18 de Dezembro, bem como que apresente os documentos do processo licitatório.

28 de julho de 2020

TSE faz campanha contra a desinformação: “Se for fake news, não transmita”


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estreará uma nova campanha de combate à desinformação com a mensagem “Se for fake news, não transmita”. O objetivo é abordar a disseminação de notícias falsas no dia a dia da sociedade, com ênfase no impacto negativo desse fenômeno nos processos democrático e eleitoral brasileiros, bem como na vida dos cidadãos.

Apesar de autorização estadual, igrejas católicas permanecem sem celebrações presenciais

A Catedral de Fortaleza é o principal templo católico do Ceará (Foto: Divulgação/Levarti)

O decreto estadual que passou a vigorar ontem (27/07) traz acréscimos e alterações nos protocolos estabelecidos para a retomada das atividades na Capital. Entre elas, está a autorização para cerimônias religiosas presenciais com ocupação de 100% da capacidade do espaço e uma pessoa por cada 7 m². Ainda assim, a Arquidiocese de Fortaleza manterá os templos fechados “para evitar aglomerações, até que se tenha o máximo de segurança para todos”.

DEM e MDB deixam o bloco do Centrão na Câmara dos Deputados

O bloco foi formado pelos partidos PL, PP, PSD, MDB, DEM, Solidariedade, PTB, PROS e Avante (Foto: Minervino Júnior)


Os partidos DEM e MDB, que integravam o bloco do "Centrão" na Câmara dos Deputados, irão sair do grupo que soma mais de 200 dos 513 parlamentares da Casa. O líder do DEM, Efraim Filho (PB), anunciou que as duas legendas entenderam que era o momento de "preservar essa autonomia regimental" e que "Não teve bronca, não teve briga, não teve divergência. É uma posição em nome da autonomia do partido e vida que segue", afirmou. De acordo com ele, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) já teve preenchimento de vagas, e era a justificativa do momento para integração dos partidos no grupo.

27 de julho de 2020

TSE cria regra para inibir fraudes em cota de gênero

As eleições de novembro deste ano serão as primeiras em que a regra estará valendo e a lista inteira de candidatos a vereador pode ser cassada, caso a irregularidade seja constatada (Foto: Divulgação/TSE)

A Justiça Eleitoral pretende ser mais rígida com partidos que fraudam candidaturas femininas para cumprir a determinação de que 30% dos concorrentes a vagas no Legislativo sejam mulheres. As eleições de novembro deste ano serão as primeiras em que estará valendo uma resolução que permite ao juiz derrubar uma lista inteira de candidatos a vereador antes mesmo da votação, caso a irregularidade seja constatada. Para acelerar este processo, partidos terão que apresentar autorização por escrito de todas candidatas, o que não vinha acontecendo desde que o registro foi informatizado.

Bispos da Igreja Católica assinam carta crítica ao governo Bolsonaro

Após o vazamento, a CNBB se isentou do conteúdo da carta, que disse ser “de responsabilidade dos signatários” (Foto: Divulgação/CNBB)

Um grupo de 152 arcebispos, bispos e bispos eméritos da Igreja Católica assinaram uma carta se posicionando contra o governo de Jair Bolsonaro. O texto estava em análise por um conselho da Confederação Nacional dos Bispos do brasil (CNBB), mas vazou ontem (26/07). Na carta, os signatários pedem uma união por um diálogo antagônico às ações do governo.

26 de julho de 2020

Pandemia gera incertezas sobre como será a campanha eleitoral em 2020

O ministro José Roberto Cardoso é o presidente do TSE (Foto: Divulgação/TSE)

O Brasil deve ir às urnas em novembro próximo para eleger prefeitos e vereadores dos seus 5.568 municípios. O adiamento do primeiro turno das eleições em 42 dias, decidida pelo Congresso Nacional, após entendimento com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi praticamente consenso entre parlamentares e diversas entidades representativas do País. Apesar disso, atores políticos e instituições sabem que é impossível ignorar a influência e os desafios que a pandemia do novo coronavírus deverá impor ao processo eleitoral mesmo em eventual cenário de estabilidade sanitária.

Partidos definem estratégias que se adequem à nova realidade

Legendas articulam-se para os períodos de pré-campanha e de campanha eleitoral que devem começar a se acirrar com a chegada das convenções partidárias, marcadas entre os dias 31 de agosto e 16 de setembro. É consenso entre porta-vozes das siglas que as redes sociais serão um diferencial no período, mas, apesar das dúvidas provocadas pela pandemia, a campanha de rua não deve ser retirada do tabuleiro de possibilidades.

25 de julho de 2020

Vereadores de Altaneira “denunciam” licitação de reforma de escola ao MP e TCE

Extrato do portal de licitações do TCE capturada na tarde de ontem


O blogueiro Junior Carvalho postou em seu blog na manhã de ontem (24/07) que os Vereadores de oposição denunciaram ao Ministério Público estadual e  ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) a licitação no valor de um milhão e trezentos mil reais para reforma da Escola 18 de Dezembro em Altaneira.

Deputados reagem contra tese de abuso religioso

Deputados da Frente Parlamentar Evangélica em visita ao presidente Bolsonaro (Foto: Divulgação/Facebook)

A Frente Parlamentar Evangélica iniciou uma ofensiva para barrar a possibilidade de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) punir o abuso de poder religioso. O grupo pressiona os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro. Os deputados também apostam na mobilização de fiéis para evitar o avanço da medida, que retornará ao centro do debate do TSE em agosto.

Twitter bloqueia contas de bolsonaristas

O empresário Luciano Hang foi um dos que teve a conta retida

O Twitter bloqueou, nesta sexta-feira (24/07), as contas de investigados no inquérito que investiga ataques e fake news contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A empresa que gerencia a rede social cumpre determinação do ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo inquérito que corre na Corte sobre o tema.

24 de julho de 2020

Bolsonaro ignora estudo brasileiro e defende escolha do uso de cloroquina

Bolsonaro fez sua transmissão semanal com cloroquina na mesa (Foto: Reprodução/Facebook)


Após pesquisa brasiliera dizer que cloroquina não serve para covid-19, Bolsonaro voltou a defender que o paciente possa usar o remédio na noite desta quinta-feira (23/7). Em live, transmitida pelo Facebook, o presidente disse mais uma vez que não está recomendado o medicamento, porém que o paciente deve ter a escolha de poder usá-lo mesmo sem comprovação científica.

Maior estudo brasileiro sobre hidroxicloroquina comprova ineficácia do remédio contra Covid-19

Outros estudos internacionais já apontavam a ineficácia do remédio para tratamento da Covid-19 (Foto: Yuri Cortez)


A maior pesquisa brasileira já feita sobre o uso de hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19 apontou que o medicamento não tem eficácia em pacientes com quadros leves e moderados da doença. Conforme informações divulgadas nesta quinta-feira, 23, pela jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, especialistas ainda observaram que a droga causa efeitos colaterais como problemas no coração.

A pesquisa realizada pela Coalizão Covid-19 foi coordenada por instituições renomadas como o Hospital Israelita Albert Einstein, HCor e o Hospital Sírio-Libanês. O estudo foi revisado por outros cientistas e publicada nesta quinta no "The New England Journal of Medicine".

Para realizarem o ensaio clínico, instituições trabalharam com 667 pacientes de 55 unidades de saúde distintas. Os médicos distribuíram os voluntários em três grupos diferentes, onde o primeiro recebia o tratamento com a hidroxicloroquina, o segundo com a hidroxicloroquina e a azitromicina e o terceiro com apenas um suporte clínico comum.

Entre os que foram medicados com as drogas, alguns apresentaram sintomas colaterais como alterações nos exames de eletrocardiograma e de sangue, o que levou especialistas a constatarem que, além de ineficaz, remédios podem provocar problemas no coração e lesões no figado.

Em contrapartida, aqueles tratados apenas com suporte clínico não desenvolveram efeitos colaterais desse porte.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Média diária de óbitos no Ceará é 79,8% menor do que semana de pico


23 de julho de 2020

Presidente da Câmara de Altaneira quer dinheiro de reforma da Escola para pagamento de professores

Servidor Ariovaldo e presidente Adeilton falaram sobre dotação orçamentária e licitação (Foto: Junio Carvalho)


Em transmissão ao vivo pela rede social Facebook na manhã de ontem (22/07) o presidente da Câmara Municipal de Altaneira, vereador Professor Adeilton (PSD) comunicou que apesar do Legislativo encontrar-se em recesso estuda com os demais parlamentares medidas a serem adotadas para barrar uma licitação de um milhão e trezentos mil reais que a gestão pretende realizar para reforma da Escola 18 de Dezembro.

Derrota do governo no Fundeb mostra que apoio do "centrão" não é irrestrito

Apesar de ser uma sessão virtual vários Deputados compareceram ao Plenário (Foto: Maryanna Oliveira)


A derrota do governo na proposta de emenda à Constituição (PEC) do Fundo de Desenvolvimento e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) na Câmara dos Deputados foi uma amostra de que a tão sonhada base governista com partidos do chamado ‘centrão’ no Congresso não será irrestrita, como é o caso do apoio que o presidente Jair Bolsonaro tem de parlamentares bolsonaristas.

22 de julho de 2020

No novo Fundeb, modelo Ceará vira referência para o Brasil

Postura de Rodrigo Maia foi muito elogiada pelos parlamentares (Foto: Divulgação/Tv Câmara)

O novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) é um dos projetos mais importantes aprovados na história da Câmara dos Deputados. A ampliação dos recursos, as novas formas de distribuição representam uma tardia aposta na educação, na construção do futuro. Ainda não é suficiente, mas é um enorme avanço. Alicerces sólidos na educação básica pública são a esperança de um País melhor no futuro. Talvez não na década que se aproxima. Não olhamos para o agora, o imediato. É raro que isso seja feito. 

Votação do Fundeb na Câmara representa derrota para o governo Bolsonaro

O novo Fundeb foi aprovado na Câmara dos Deputados com larga margem de votos nos dois turnos (Foto: Najara Araujo)


O plenário da Câmara aprovou, em dois turnos, ontem, o texto-base da PEC 15/15, que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A votação ocorreu após o parecer da deputada Professora Dorinha (DEM-TO), relatora da matéria, incorporar pontos de um acordo firmado com o governo. A proposta aprovada aumenta gradualmente a participação da União no fundo, de 10% para 23%, nos próximos seis anos, sendo que 5% serão aplicados na educação infantil. Com o acordo, o Executivo desistiu de propostas como a renovação do Fundeb só a partir de 2022 e a aplicação de parte dos recursos em programas sociais e no pagamento de aposentadorias.

Câmara dos Deputados aprova PEC do novo Fundeb e amplia verba federal na educação básica

A relatora, deputada Professora Dorinha, foi muito elogiada pelos parlamentares (Foto: Najara Araújo)


A Câmara dos Deputados aprovou ontem (21/07), em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/15, que torna permanente o Fundo de Desenvolvimento e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb) e eleva a participação da União no financiamento da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio.

Reforma tributária do governo favorece bancos, planos de saúde e mantém privilégios de templos

Ao levar a proposta ao Congresso, o ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou que o governo quer abordar todos os tributos (Foto: Ed Alves)

A proposta de reforma tributária do governo promete simplificar o sistema tributário brasileiro, reduzindo os custos e oferecendo mais transparência aos contribuintes. Por isso, prevê a unificação dos tributos federais que incidem sobre o consumo em uma Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS). Porém, mantém regimes diferenciados de tributação para atividades como os bancos e os planos de saúde e é apenas o início do plano de reforma tributária da equipe econômica, que ainda quer abordar temas como a reoneração da cesta básica, a tributação de dividendos e a desoneração da folha.

21 de julho de 2020

Deputado Idilvan Alencar demonstra otimismo para aprovação da PEC do Fundeb

O deputado Idilvan foi um dos primeiros a chegar ao Plenário da Câmara (Foto: Divulgação/Facebook)

Em reunião com deputados federais concluída no começo da noite de ontem (20/07), o ministro Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) apresentou uma nova proposta para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), cuja renovação deve ser votada hoje na Câmara dos Deputados.

Após recuo do governo, Câmara deve votar Fundeb nesta terça-feira

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia criticou a demora do Executivo em tomar parte no debate (Foto: Luis Macedo)

O governo decidiu retroceder da tentativa de adiar e modificar o texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) 05/2015, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). No fim da manhã de ontem, houve uma movimentação do Executivo para destinar parte das verbas do fundo ao Renda Brasil, que substituirá o Bolsa Família. O Planalto também queria adiar a votação da matéria, sob a alegação de permitir a participação do novo ministro da Educação, Milton Ribeiro — ele anunciou ter testado positivo para covid-19. Diante das repercussões negativas, da parte de parlamentares e de entidades do setor, chegou-se a um consenso de que o texto vai à votação hoje.

20 de julho de 2020

Valmir Brasil é o primeiro vereador de oposição a anunciar pré-candidatura

O vereador Valmir Brasil lançou na manhã de ontem (19/07) na rede social Facebook a sua pré-candidatura a vereador pelo PDT de Altaneira. O lançamento se deu através da troca de foto do seu perfil na rede social. Valmir colou a sua foto em um dos pontos turísticos do Distrito do São Romão, a famosa “Pedra Grande”, com a legenda “Por amor ao nosso Vale”.

"Não mudamos uma vírgula", diz Idilvan sobre proposta do Governo do novo Fundeb

O deputado Idilvan Alencar é vice-presidente da Comissão Especial do Fundeb (Foto: Vinicius Loures)


O deputado federal Idilvan Alencar (PDT-CE), vice-presidente da Comissão Especial que analisa a formulação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação (Fundeb), adiantou que "não vamos mudar uma vírgula" do texto construído pela deputada federal Professora Dorinha Seabra (DEM-TO), relatora da PEC 015/15.

Governo apresenta contraproposta ao Fundeb que começa a ser votado hoje na Câmara

A deputada Professora Dorinha, relatora da PEC do Fundeb na Câmara, considerou a contraproposta do governo uma ameaça de “apagão” da educação básica em 2021 (Foto: Cleia Viana)


A Câmara dos Deputados começa a votar hoje a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n° 15/15, que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e aumenta, em dez pontos percentuais, nos próximos seis anos, a fatia de recursos da União, atualmente, de 10%. A votação ocorre em meio à polêmica em torno de uma contraproposta do governo que circulou entre os parlamentares, no sábado, propondo renovação do fundo somente a partir de 2022.

19 de julho de 2020

Apenas 1,6% da população cearense foi infectada pela Covid-19

Especialistas apontam que o número pode ser maior em virtude da sub notificação (Foto: Fábio Lima)

O Ceará se aproxima dos 150 mil casos confirmados de Covid-19, mas já são 7.178 mortes registradas oficialmente. O número de confirmações representa 1,6% da população. Fortaleza concentra 39.892 diagnósticos positivos para a infecção. O que corresponde a 27,1% do total do Estado. Na Capital, a taxa de infectados com relação à população total é de 1,5%. Nas demais cidades, no Interior, o percentual é de 1,6%. As informações são de atualização feita às 17h06min de ontem (18/07) da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). 

Psol confirma Renato Roseno como pré-candidato em Fortaleza

O deputado Renato Roseno foi aclamado pelo diretório do PSOL (Foto: Divulgação/Facebook) 

Aclamado pré-candidato do Psol à Prefeitura de Fortaleza após reunião do diretório estadual do partido na tarde de ontem (18/07) o deputado estadual Renato Roseno (Psol) concorda com a avaliação feita pelo prefeito da Capital, Roberto Cláudio (PDT), sobre o eleitorado da Cidade ser progressista.

Bolsonaro nega que governo queira ressuscitar CPMF

Para o presidente a proposta visa apenas "eliminar um montão de encargos em troca de outro(Foto: Evaristo Sa)


O presidente Jair Bolsonaro disse ontem (18/07) que a criação de um novo tributo sobre transações eletrônicas, proposta que tem sido cogitada pelo Ministério da Economia, não é uma nova espécie de Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

18 de julho de 2020

Blogueiro denuncia aglomeração de licitantes em Altaneira

Pessoas de várias cidades se aglomeravam em frente a Prefeitura de Altaneira, apesar do decreto de isolamento social (Foto: Junio Carvalho)


O blogueiro Júnio Carvalho denunciou em seu blog que na manhã de ontem  (17/07) dezenas de pessoas aglomeradas em frente à Prefeitura Municipal de Altaneira a fim participarem de uma licitação para reforma e ampliação da Escola Municipal 18 de Dezembro. Segundo Júnio veículos de Barbalha, Campo Sales, Crato, Juazeiro e Iguatu estavam estacionados nas proximidades do Paço Municipal.

Vantagens e desvantagens dos pré-candidatos do PDT

Os cinco pré-candidatos a prefeito do PDT em Fortaleza 

O processo de definição do candidato governista a prefeito de Fortaleza saiu dos bastidores e se tornou público. Roberto Cláudio se inspirou na própria escolha para ser candidato a prefeito, oito anos atrás, na época no PSB. Naquela ocasião foi bem mais rápido. Houve reunião, os pré-candidatos falaram e os dirigentes de partidos aliados votaram. Nos bastidores, já era dado como certo que o candidato seria Roberto Cláudio. O processo foi visto mais como forma de dar satisfação aos outros nomes - Ferruccio Feitosa e Salmito Filho - e legitimar a escolha. Dessa vez, resta saber o quanto o processo público será mesmo determinante na escolha, o quanto será a chancela a uma decisão já tomada.

PDT anuncia cinco pré-candidatos em Fortaleza

O presidente do PDT e o prefeito de Fortaleza em transmissão ao vivo no Facebook

PDT anunciou ontem uma lista com cinco possíveis pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza, entre deputados e ex-secretários, mas admitiu que o nome do bloco governista pode ser de outra legenda da base aliada. Os potenciais concorrentes da sigla foram divulgados em transmissão ao vivo conduzida pelo prefeito Roberto Cláudio e o deputado federal e presidente do partido no Ceará, André Figueiredo.

Ministério da Saúde considera reavaliar orientação sobre hidroxicloroquina

O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos, Hélio Angotti Neto era um dos defensores do medicamento (foto: Anderson Riedel/PR)

Após a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) emitir um informe afirmando que, diante das novas evidências científicas, "é urgente e necessário que a hidroxicloroquina seja abandonada no tratamento de qualquer fase da covid-19”, o Ministério da Saúde afirmou que considera reavaliar a orientação que dá sobre o uso da medicação desde o dia 20 de maio. Desde a data, a pasta incluiu oficialmente a cloroquina e a hidroxicloroquina como medicamento para tratamento precoce de pacientes com covid-19.

17 de julho de 2020

Governo Municipal lança nota sobre recursos do Fundeb em Altaneira

Planilha das receitas e despesas do Fundeb apresentada pelo Governo Municipal de Altaneira


Foi publicada na tarde de ontem no portal oficial do Município de Altaneira uma nota explicativo com uma planilha das receitas e das despesas do Fundo Municipal de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no tocante ao pagamento dos profissionais do Magistério altaneirense.

Brasil supera a marca de 2 milhões de casos de Covid-19


O Brasil registra mais de 2 milhões de pessoas diagnosticadas com a Covid-19. Segundo do mundo em números totais, atrás apenas dos Estados Unidos, são 2.014.738 casos confirmados. O dado corresponde a quase 1% da população brasileira. Os óbitos chegam a 76.822 registros. Os números são de atualização do Painel Coronavírus, do Ministério da Saúde, na manhã de hoje (17/07). Marca é atingida com platô preocupante na curva de novos casos no cenário nacional e fases distintas da pandemias nos estados. Nas últimas 24 horas, foram registrados 45.403 novos casos e 1.322 mortes em decorrência da doença. A letalidade é de 3,8%. A taxa se refere à quantidade de óbitos por uma doença sobre número total de infectados pela enfermidade.

Campanha "Compre do Ceará" incentiva compra de produtos locais

Solenidade de lançamento da campanha "Compre do Ceará" (Foto: Divulgação/Facebook)


Campanha de mídia do "Compre do Ceará" iniciará na próxima segunda-feira (20/07). A aposta no site, já em funcionamento, é na divulgação de empresas, distribuição de selos de identificação de negócios e produtos locais. A ideia é estimular a economia a partir do incentivo ao mercado cearense neste período de pandemia do novo coronavírus.

Ministro Milton Ribeiro toma posse na Educação com promessa de diálogo

O Presidente Bolsonaro participou da solenidade de forma virtual (Foto: Divulgação/YouTube)

Ao tomar posse, ontem, como ministro da Educação, Milton Ribeiro defendeu o “diálogo com acadêmicos e educadores” — em claro contraponto ao polêmico período de Abraham Weintraub à frente do MEC —, a valorização dos professores, a laicidade do ensino público. Também aproveitou a oportunidade para desmentir que, em algum momento da sua trajetória profissional, tenha concordado com a violência física na educação. O presidente Jair Bolsonaro participou virtualmente da cerimônia — seu segundo exame para a covid-19, realizado anteontem, deu positivo — e assinou a nomeação do Palácio da Alvorada.

16 de julho de 2020

5 milhões de acessos do Blog de Altaneira

Na manhã de hoje (16/07) o Blog de Altaneira superou a marca de 5.000.000 de acessos. Lançado em 21 de fevereiro de 2010 o BA visava-se apenas o público altaneirense, mas com o tempo ganhou o público da região, superou os limites do Estado do Ceará e já foi fonte de informações para veículos de grande circulação. O BA encerrou seu primeiro ano com pouco mais de 62 mil visualizações, audiência inferior a média mensal de 2019/2020.

Prefeito de Altaneira suspende ampliações de professores efetivos

Foi publicada na edição de hoje (16/07) do Diário Oficial dos Municípios do Estado do Ceará uma portaria do prefeito municipal de Altaneira, Dariomar Rodrigues (PT), suspendendo a ampliação dos professores efetivos, por tempo indeterminado, mas que a decisão será revistada mensalmente.

Com reserva em caixa, Governo do Ceará estima fechar 2020 com as contas no azul

O clima é de cautela mesmo com a queda na arrecadação dos impostos o Estado (Foto: Divulgação/Facebook)

Com a entrada da primeira parcela do auxílio financeiro repassado pela União aos estados, a arrecadação do Ceará cresceu 45,7% entre abril e maio e alcançou R$ 1,88 bilhão. O aumento de R$ 313,6 milhões compensou as perdas. O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) teve queda real de 38,5% em maio na comparação com igual período do ano passado. No geral, a receita do Estado com impostos caiu 55,5% no mês.

Criticado por vários lados, Pazuello deve deixar o governo em agosto

Pazuello sofre enxurrada de críticas à sua permanência no Ministério da Saúde e pressão da ala militar do governo (foto: Najara Araujo)

O Brasil está há dois meses sem ministro da Saúde, enquanto os casos de morte e infecção por covid-19 só aumentam. A situação da pandemia no país tem provocado uma enxurrada de críticas ao governo por manter no comando interino da pasta um militar, o general Eduardo Pazuello, que não é especialista em saúde pública. A pressão pela saída dele tem causado animosidade entre os poderes, e até a ala militar do Executivo quer a exoneração, por temer impactos à imagem das Forças Armadas.

15 de julho de 2020

Mais um servidor municipal anuncia pré-candidatura a vereador em Altaneira

O servidor municipal  Junior Paulino, também conhecido por Júnior da Saúde também anunciou a sua pretensão de disputar uma das nove cadeiras da Câmara Municipal de Altaneira no pleito de novembro próximo.

Em virtude da pandemia, Final da Copa MTB Altaneira será disputada em 10 baterias

A tradicional Copa MTB Altaneira inicialmente prevista para ser disputada em seis etapas, em virtude da pandemia será finalizada em apenas três. As duas primeiras foram realizadas nos meses janeiro e fevereiro e última será disputada em 10 baterias nos finais de semana de agosto, com a adoção de todos os protocolos recomendados pelas autoridades da Saúde.

Partido de Bolsonaro consegue apenas 3,2% de assinaturas para ser criado

Painel da campanha em um dos encontros de apoiadores do Presidente (Foto: Divulgação/Facebook)  

Em processo de formação desde novembro do ano passado, o Aliança pelo Brasil, partido que o presidente Jair Bolsonaro pretende criar, está longe de cumprir um dos requisitos mais importantes para ser registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Precisando do apoiamento de, ao menos, 492 mil eleitores  para funcionar efetivamente como agremiação partidária, em nove meses de campanha os organizadores da legenda só recolheram 15.762 assinaturas consideradas válidas. Ou seja, 3,2% do total necessário.

14 de julho de 2020

Dois ex-vereadores querem voltar ao Legislativo altaneirense

Imagens compartilhadas pelos ex-vereadores na rede social Facebook


Na contra mão das manifestações de renovação na Câmara Municipal de Altaneira compartilhadas nas redes sociais, inclusive com postagem em um blog governista, os ex-vereadores Genival Ponciano e Deza Soares anunciaram as suas pré-candidaturas a vereador no pleito de novembro próximo. Ferrenhos adversários na Legislatura passada os dois ex-vereadores tentarão voltar ao Legislativo Municipal pelo Partido dos Trabalhadores (PT).  

Com apoiadores do PT, PSDB é reestruturado em Altaneira

O partido que ganhou cinco eleições seguidas em Altaneira (1992/2008) pode ser um mero coadjuvante do PT no pleito deste ano. O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) foi o partido dos ex-prefeitos Edinaldo Souto (Mago), João Ivan e Antonio Dorival e governou Altaneira por 20 anos, mas depois do pleito de 2012 elegeu apenas a vereadora Zuleide Ferreira, atualmente filiada ao Partido dos Trabalhadores.