Se
a Educação Básica brasileira fosse um estudante, teria passado raspando de ano,
com média C. Essa é a avaliação do Todos Pela Educação, apontada em sua nova
publicação: o Relatório Anual de Acompanhamento do Educação Já!. O documento
traz um balanço inédito das políticas educacionais brasileiras e mostra que o
protagonismo de atores do poder público fora do Ministério da Educação (MEC)
garantiram que a área não ficasse parada. Ou seja, mesmo frente uma atuação
errática do Ministério da Educação - que não só deixou de contribuir com pautas
importantes mas prejudicou diversos debates - a avaliação é que houve avanços
em 2019, embora muito insuficientes frente ao cenário atual dos resultados
educacionais.
Em
sua primeira edição, o relatório não só avaliou a evolução das políticas
educacionais associadas às sete temáticas prioritárias propostas na iniciativa
Educação Já! (saiba mais abaixo) - Governança e Gestão, Financiamento, Base
Nacional Comum Curricular, Professores, Primeira Infância, Alfabetização e Ensino
Médio - como também elencou as perspectivas para 2020 em cada uma delas.
“A
mobilização do Conselho Nacional de Educação e dos executivos dos estados e
municípios foi crucial para termos esse resultado, uma vez que o MEC se mostrou
ausente do debate qualificado em praticamente todos os temas mais relevantes
para a Educação Básica em 2019. Porém, os avanços do ano estão longe do que o
País precisa. Se queremos uma verdadeira transformação, temos que fazer muito
mais para garantir a todas as nossas crianças e jovens Educação de qualidade.”,
afirma Priscila Cruz, presidente-executiva do movimento Todos Pela Educação.
Destaques
Dos
avanços mapeados pela análise, quatro se destacam: a aprovação das novas
Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Formação Inicial de Professores
pelo Conselho Nacional de Educação (CNE); a conclusão da etapa de construção de
novos currículos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental orientados pela
BNCC; o início de um processo de replicação da experiência de sucesso cearense
no campo da alfabetização capitaneado pelos entes subnacionais e a contínua
expansão das escolas de Ensino Médio em tempo integral, especialmente pela
liderança dos Estados.
Contudo,
o estado é de alerta: permanecem os riscos de retrocesso, caso não sejam
intensificados o senso de urgência e o foco nas pautas que realmente podem
impactar a qualidade da Educação. “Não há motivos para comemorações - estamos
caminhando a passos lentos, sem conseguir estabelecer uma estratégia capaz de
resolver os desafios complexos da Educação Básica. Enquanto isso, a alta
liderança do MEC permanece focada em uma cruzada ideológica e, de modo geral,
insiste em despender esforços em ações e programas isolados, alcance limitado
ou sem estratégia de implementação”, afirma Priscila.
Para
2020, as perspectivas trazem inúmeros desafios e riscos. O principal exemplo é
à implementação do Novo Ensino Médio, que recebeu do Todos Pela Educação o mais
forte sinal de alerta. O Novo Fundeb, que tem seu prazo de vencimento em 31 de
dezembro, é a agenda do ano, mas também passa a entrar em modo de atenção dado
o impasse observado em 2019. Outras pautas trazem, ainda, grandes
oportunidades, como o avanço do Sistema Nacional de Educação no Congresso e das
discussões sobre melhoria da formação e da carreira docente.
O
relatório e sua metodologia
Com
um histórico consistente de monitoramento público dos indicadores referentes à
Educação Básica brasileira desde sua fundação, o Todos Pela Educação passa a
acompanhar também, a partir deste ano, os processos de formulação e
implementação de políticas, contribuindo para qualificar o debate educacional,
reforçar o senso de urgência em torno de pautas cruciais e subsidiar o poder
público com informações relevantes para a tomada de decisão.
A
primeira edição do Relatório Anual de Acompanhamento Educação Já! representa a
visão institucional da organização e, para sua construção, foram consultados
especialistas em políticas educacionais e organizações que trabalham
diretamente com os temas analisados.
O
Educação Já!
Iniciativa
suprapartidária, o Educação Já! reúne diversos especialistas e organizações na
elaboração de propostas para alavancar a qualidade da Educação Básica. O
documento inicial lançado em setembro de 2018 apresenta recomendações de
políticas públicas em sete temáticas prioritárias que são baseadas em
evidências e referenciadas no Plano Nacional de Educação. Elas foram depois
desdobradas em medidas específicas, nas quais foi detalhado o que precisa ser
feito pelo poder público para garantir ensino de qualidade para todas as nossas
crianças e jovens. Esse material - disponível na íntegra no site do Todos Pela
Educação - já foi apresentado a representantes de diferentes poderes
(Executivo, Legislativo e Judiciário) e entes (União, Estados e Municípios).
O
resumo das propostas também encontra-se no documento Relatório Anual de
Acompanhamento do Educação Já!. Saiba mais sobre o Educação Já!, acesse!
Publicado originalmente no portal do movimento Todos pela Educação
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