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5 de dezembro de 2019

Joice Hasselmann diz que Eduardo Bolsonaro é líder de milícia digital

Deputada Joice Hasselmann na CPMI das Fake News (Foto: Reprodução/Câmara dos Deputado/Youtube)
Outrora líder do governo no Congresso e agora rompida com o presidente da República, a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) foi ouvida ontem (04/12) na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News. Cumprindo a promessa de contar tudo o que sabe sobre a suposta rede de internautas apelidada de "milícia virtual" e da ligação do grupo com integrantes do governo, Joice diz que "há milhões de reais envolvidos no esquema de robôs que trabalha com fake news e assassinato de reputações" supostamente em favor do clã Bolsonaro.

A ida de Joice à CPMI agrava, ainda mais, a crise no PSL, dividido após o anúncio de punição a 18 deputados ligados ao presidente. O filho 03 de Bolsonaro, deputado Eduardo Bolsonaro (SP), foi suspenso por um ano.

A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) apresentou informações que culminam na acusação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e do chamado "gabinete do ódio" de comandar os ataques contra desafetos da família presidencial.

"Eduardo está amplamente envolvido e é um dos líderes desse grupo que chamamos de milícia virtual", disse a parlamentar, que apresentou gráficos sobre como seria feito o disparo de mensagens falsas na internet sob o comando da família presidencial e dos aliados. Joice afirmou, ainda, que "a rede social de Eduardo é uma das que mais influenciam ataques".

Ao trazer números feitos a pedido dela para a CPMI, a parlamentar disse que técnicos passaram um pente-fino no perfil do presidente da República no Twitter, onde encontraram 1,4 milhão de seguidores fantasma. No de Eduardo, seriam quase 500 mil robôs.

Após citar o outro filho do presidente, o vereador Carlos Bolsonaro (PSL-RJ), a quem qualifica como "um dos responsáveis por parte da campanha", a parlamentar diz que "o principal foco da comissão deveria ser a busca pelo dinheiro" porque, segundo ela, "não se fala de trocados, mas de milhões de reais".

Joice afirma que, com a ajuda de especialistas, fez um levantamento sobre o número de robôs no perfil do partido do presidente, o Aliança Pelo Brasil, e encontrou um grande número de robôs. "A página tinha 164 mil seguidores dos quais 26 mil são robôs. Uma hashtag custa R$ 20 mil reais. Imagine fazer todo esse trabalho?".

Com informações portal Correio Braziliense


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