Eles
são super conectados, definem-se como pessoas digitais, acessam o YouTube em
busca de conhecimento e lazer, procuram diversão no Facebook; e se relacionam
através do Instagram e pelo WhatsApp. Para eles, a internet é a verdadeira
“janela para o mundo”. Engana-se quem imaginou que esta descrição se refere aos
Millenials, também conhecidos como a Geração Y. Nada disso! Na verdade, ela
trata dos brasileiros seniores, aqueles que têm mais de 50 anos de idade.
Esta
é uma das principais conclusões da pesquisa Maduros e digitais: redes sociais,
influenciadores e vida digital após os 50 anos, realizada pela empresa de
tecnologia especializada em pesquisa digital MindMiners em parceria com a
consultoria de marketing Hype60+.
O
estudo teve a intenção de entender esta nova “sociedade prateada”, como é
chamada, investigar as diferentes formas de consumo e a interação dos 50+ nos
canais digitais, além de aprofundar a relação do consumidor sênior com
influenciadores digitais. A pesquisa contou com 533 entrevistas conduzidas com
brasileiros na faixa de 50 a mais de 80 anos, das regiões Sudeste, Nordeste,
Sul, Centro-Oeste e Norte; de todas as classes sociais.
Para
começo de conversa, o levantamento apontou que envelhecer hoje é um processo
completamente diferente do que foi décadas atrás. E não se está falando aqui de
questões relativas à saúde, e sim comportamentais. Essa mudança está
inteiramente associada à presença da internet na vida dos novos seniores.
“No
ambiente digital, os maduros conversam, matam saudades, ficam próximos da
família, reencontram afetos do passado, mantêm grupos de novos e antigos
amigos; experimentam novos amores, planejam viagens físicas e intelectuais. A
rede os mantém conectados com uma vida pulsante, ativa e digital”, aponta o
relatório final da pesquisa.
São
conclusões que podem até parecer óbvias, mas que na maioria das vezes passam despercebidas.
Tanto é que a partir do estudo, constatou-se que existe um grande mercado de
consumidores que permanece invisível, longe do alcance das estratégias de
marketing da maioria das marcas.
Não
à toa, após a pesquisa, a consultora Hype60+ criou o núcleo de influenciadores
Silver Makers - um hub de inteligência que propõe soluções que combinam o
contexto das marcas com estratégia de influência para consumidores maduros. Uma
questão de visão de mercado (leia entrevista com Cléa Klouri, sócia do Hype60+
e uma das coordenadoras do estudo).
Mas
voltemos aos dados do levantamento. Entre os entrevistados com 60+, 74% se
sentem abertos para testar novas tecnologias. Quando perguntados se se
consideram pessoas digitais, 72% dos entrevistados afirmam positivamente; entre
os seniores com mais de 60 anos, esse percentual sobe para 74%.
Entre
as redes mais conhecidas, destaque para o WhatsApp: 98% conhecem e 95% já
utilizaram. O Facebook ocupa a segunda posição, 96% conhecem e 91% usam
efetivamente; seguido por YouTube, com 94% e 51%, respectivamente. O índice dos
demais para conhecimento e uso são: Messenger (91% e 76%); Instagram (89% e
73%); Twitter (69% e 34%) e LinkedIn (63% e 41%).
A
pesquisa mostra também que as redes sociais preferidas dos maduros são WhatsApp
(88%), Facebook (65%) e Instagram (48%). Entre os principais motivos para a
preferência, estão o acesso a novidades, a possibilidade de se relacionarem com
os amigos, conversar com a família, a facilidade de uso, a concentração de
amigos e parentes no ambiente virtual, receber fotos e vídeos, e mostrar o
próprio trabalho.
Por
falar em trabalho, outro dado interessante do estudo é que 72% dos
entrevistados estão trabalhando, dentro de empresas ou fora delas. Destes, 24%
trabalham como funcionários de empresas; 22% atuam como autônomos; 15% são
aposentados e continuam trabalhando; e 11% são empreendedores. Outros 22% estão
aposentados e não trabalham; e 6% se declaram desempregados.
Outra
informação apontada pelo levantamento é que 70% dos maduros acima dos 50 anos
consomem conteúdo na Netflix; 58% têm conta no Spotify; e 27% declaram usar ou
ter usado sites e aplicativos de relacionamento.
REDES
SOCIAIS:
WhatsApp:
98% conhecem 95% já utilizaram.
Facebook:
96% conhecem e 91% usam efetivamente.
YouTube:
94% conhecem e 51% usam efetivamente.
Messeger:
91% conhecem e 76% usam efetivamente.
Instagram:
89% conhecem e 73% usam efetivamente.
Twitter:
69% conhecem e 34% usam efetivamente.
LinkedIn:
63% conhecem e 41% usam efetivamente.
SnapChat:
41% conhecem e 10% usam efetivamente.
Com
informações portal O Povo Online
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