Com
a situação crítica em diversas rodovias estaduais, o Governo do Estado do Ceará
anunciou a recuperação de 1.739 quilômetros (km) de estradas, divididos em 59
trechos. As obras estão orçadas em mais de R$ 219 milhões, provenientes do
Tesouro Estadual, e devem ser concluídas em seis meses.
De acordo com a nova
Superintendência de Obras Públicas (SOP), o trabalho será iniciado na próxima
semana, em 22 trechos, com diversas frentes distribuídas em cinco lotes
regionais, que contemplam 86 municípios.
"Cada
caso é um caso. Cada estrada tem uma concepção diferente", explica o titular
da SOP, Quintino Vieira. Seis construtoras executarão serviços de sinalização,
pavimentação e revestimento asfáltico. Quintino explica que a maior dificuldade
de executar esse projeto é a ocorrência de chuvas.
A
estratégia do governo teria sido, então, aguardar o fim da quadra chuvosa para
iniciar as intervenções. "Recuperar estrada durante situações de chuva é
jogar dinheiro fora", afirmou o Governador Camilo Santana, nesta
sexta-feira, 5, durante assinatura da ordem de serviço.
Em
abril, o governador anunciou, em uma live no Facebook, que o investimento para
a recuperação das rodovias seria de R$ 150 milhões e que, além do fim do
período de precipitações, era preciso aguardar um estudo da situação das vias,
elaborado pelo Departamento Estadual de Rodovias (DER) - fundido em maio com o
Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE) na atual SOP.
Para
o professor Jorge Soares, do Departamento de Engenharia de Transportes da
Universidade Federal do Ceará (UFC), o Estado precisa concluir a atualização de
normas utilizada em projetos para evitar problemas que se repetem a cada ano,
como deformação permanente do asfalto, danos devido a água, trincamentos.
"A normativa da
área de estruturas viárias está sendo atualizada pelo DNIT. O Ceará ainda não
atualizou. É importante que o faça. Hoje tem várias normas já aprovadas que
poderiam ser utilizadas pelo Estado que ainda não são. Existe uma discussão,
mas ainda não foi implementado", afirma Soares.
O
plano de recuperação se dará em diferentes frentes de trabalho. O objetivo é
dar mais celeridade aos trechos que oferecem maiores riscos de acidente ou
prejuízos econômicos aos municípios, afetando, por exemplo, o turismo. É o caso
da rodovia CE-085, acesso a diversas cidades do Litoral Oeste, como Paracuru e
Jijoca de Jericoacoara, ou da CE-040, acesso ao Litoral Leste. "Estou
pedindo para priorizar, por exemplo, a CE-085, que é uma estrada turística,
importante para o Estado, que tem o tráfego para o Porto do Pecém",
garantiu Camilo.
Com
informações portal O Povo Online
EM TEMPO: o trecho Altaneira Nova Olinda também foi contemplado.
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