Os dois últimos vagões do “sonho azul” da antiga linha que ligava Fortaleza ao Crato (Foto: Arquivo/RFFSA) |
Histórico
Originalmente, foi inaugurada no Ceará a linha-tronco, ou linha Sul, da Rede de Viação Cearense, que surgiu com a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta em seu primeiro trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes. Quando a ferrovia estava na atual cidade de Acopiara, em 1909, a linha foi juntada com a E. F. de Sobral para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal, e é onde começa a história da via férrea pelo Estado.
A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo a cidade do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Nesta época, iniciou-se uma rota com trens de passageiros que percorreram a linha Sul.
“Sonho
Azul”
O antigo trem de passageiros da linha Sul da RFFSA fazia o percurso de Crato até Fortaleza. Conhecido como “Sonho Azul”, operava com o transporte de passageiros e cargas diversas, que saíam e chegavam ao Crato diariamente, inclusive em dias de feira.
A viagem durava cerca de 17 horas, parando em todas as estações da RFFSA pelo Estado até chegar em Fortaleza. Haviam também duas classes no trem, a primeira e a segunda classes.
O antigo trem possuía além dos vagões convencionais para viagem, ambiente com dormitórios, restaurante e até ar-condicionado. Chegou a possuir ainda, um horário noturno que era chamado de “Trem Corujão”, ligando o Cariri até a capital do estado. Estima-se que esta linha operou em nossa cidade até dezembro de 1988, quando ocorreu sua saudosa e última viagem.
Em 1992, a RFFSA foi incluída no Programa Nacional de Desestatização, ensejando estudos, promovidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, que recomendaram a transferência para o setor privado dos serviços de transporte ferroviário de carga.
Os trens de carga operaram até meados de 2010 fazendo o transporte principalmente de combustíveis da Petrobras, sendo que foram implantadas posteriormente na linha as rotas do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que atualmente ligam Crato a Juazeiro do Norte em nove estações. A RFFSA foi extinta, mediante a Medida Provisória nº 353, de 22 de janeiro de 2007, estabelecida pelo Decreto Nº 6.018 de 22/01/2007, sancionado pela Lei Nº 11.483.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.