Em
audiência pública com a participação de representantes de partidos e órgãos
envolvidos no processo eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
apresentou ontem (23/08) o tempo que caberá a cada candidato à Presidência da
República na campanha de TV e rádio, que se inicia em 1º de setembro e segue
até 4 de outubro – três dias antes do primeiro turno de votação.
Foi
sorteada também a ordem de aparição de cada candidato nos dois blocos previstos
para serem veiculados pelas emissoras diariamente. A ordem será rotativa. De
acordo com resolução que regulamenta a propaganda eleitoral, aquele que abre o
bloco no primeiro dia será o último no segundo, assim por diante.
No
rádio, serão veiculados dois blocos de 12 minutos e meio às 7h e ao meio-dia,
sempre aos sábados, às terças e às quintas-feiras. Na TV, os horários serão às
13h e às 20h30, nos mesmos dias da semana e com a mesma duração.
A
divisão do tempo de TV e rádio é feita de acordo com o tamanho das bancadas na
Câmara dos partidos que compõem a coligação de cada candidato. O candidato do
PSDB, Geraldo Alckmin, por exemplo, ficou com cerca de metade do horário eleitoral
(Cinco minutos e 32 segundos em cada bloco diário), por integrar uma união de
nove partidos.
Pelos
mesmos motivos, oito das 13 candidaturas têm menos de 30 segundos no horário
eleitoral, como é o caso de Guilherme Boulos, candidato da coligação PSOL e
PCB. Ele tem apenas sete segundos em cada bloco diário. A candidata Vera Lúcia,
candidata do PSTU, tem apenas cinco segundos.
Inserções
O
TSE também apresentou o número de inserções diárias de 30 segundos autorizadas
a cada candidato. São peças de propaganda a serem veiculadas ao longo da
programação por todas as emissoras de rádio e TV do país. A quantidade de
inserções para cada candidato obedece ao mesmo critério de divisão do horário
eleitoral.
Ao
final da audiência, foram sorteadas seis inserções diárias que sobraram após a
divisão do tempo entre as coligações.
Outros nove segundos em cada bloco do horário eleitoral, que também
sobraram após a divisão, serão usufruídos sempre pelo último candidato a
veicular sua propaganda.
A
divisão do tempo de TV e das inserções ainda pode ser alvo de questionamentos
pelos candidatos, partidos e coligações, e só passa a vigorar em definitivo
quando for aprovado o Plano de Mídia da Eleições 2018 pelo plenário do TSE. A
votação está marcada para a próxima terça-feira (28).
Veja
a ordem de aparição dos candidatos no primeiro dia de veiculação do horário
eleitoral, o tempo em cada bloco e o total de inserções ao longo dos 35 dias de
campanha em rádio e TV:
1-
Marina Silva, coligação Unidos para Transformar o Brasil (Rede e PV): 21
segundos no horário eleitoral e 29 inserções;
2-
Cabo Daciolo (Patriota): oito segundos no horário eleitoral e 11 inserções;
3-
Eymael (Democracia Cristã): oito segundos no horário eleitoral e 12 inserções;
4-
Henrique Meirelles, coligação Essa é a Solução (MDB e PHS): um minuto e 55
segundos no horário eleitoral e 151 inserções;
5-
Ciro Gomes, coligação Brasil Soberano (PDT e Avante): 38 segundos no horário
eleitoral e 51 inserções;
6-
Guilherme Boulos, coligação Vamos sem Medo de Mudar o Brasil (PSOL e PCB): 13
segundos e 17 inserções;
7-
Geraldo Alckmin, coligação Para Unir o Brasil (PRB, PP, PTB, PR, PPS, DEM,
PSDB, PSD e Solidariedade): cinco minutos e 32 segundos no horário eleitoral e
434 inserções;
8-
Vera Lúcia (PSTU): Cinco segundos no horário eleitoral e sete inserções;
9-
Lula, coligação O Povo Feliz De Novo (PT, PCdoB e Pros): dois minutos e 23
segundos no horário eleitoral e 189 inserções;
10-
João Amoêdo (Partido Novo): Cinco segundos e oito inserções diárias;
11-
Álvaro Dias, coligação Mudança de Verdade (Pode, PSC, PTC e PRP): 40 segundos
no horário eleitoral e 53 inserções;
12-
Jair Bolsonaro, coligação Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos (PSL e
PRTB): oito segundos no horário eleitoral e 11 inserções e
13-
João Goulart Filho (PPL): cinco segundos no horário eleitoral e sete
inserções.
Com
informações portal Agência Brasil
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