Tolerância
é uma daquelas palavras que, com os anos, ganhou o ar sacrossanto de grande bem
social de qualidades pristinas e inatacáveis. Pessoalmente, creio que é um
equívoco. A tolerância, assim como o amor, é uma atitude que pertence à esfera
pessoal e por isso é um pedido inútil.
Pedir
“tolere-me” tem tanto efeito quanto pedir “me ame”. Portanto, já deu pra notar
que também não sou fã do “amai-vos uns aos outros”. Talvez isso dê certo em
Nárnia; aqui no planeta Terra, não tenho notícia de nenhum resultado.
Pelo contrário, o povo do “amai-vos” é o mesmo da Inquisição, das cruzadas contra a religião e contra o amor (vejam só) homossexual ou fora do casamento. É o pessoal da escravidão, dos escândalos de pedofilia, do enriquecimento através da fé (dos outros), de instituições como a Sé de Roma em que mulheres só entram pra servir cafezinho. Deu certo?
Pelo contrário, o povo do “amai-vos” é o mesmo da Inquisição, das cruzadas contra a religião e contra o amor (vejam só) homossexual ou fora do casamento. É o pessoal da escravidão, dos escândalos de pedofilia, do enriquecimento através da fé (dos outros), de instituições como a Sé de Roma em que mulheres só entram pra servir cafezinho. Deu certo?
Em
vez de pedir por tolerância, me parece mais produtivo começar com o básico. Não
peço tolerância, intocável como todos os nossos sentimentos mais profundos.
Peço apenas convívio civilizado e tratamento igualitário, longe de preconceito
e de discriminação. Isso está no campo do convívio social e ao alcance da lei.
Isso pode ser pedido e pode ser alcançado.
Como
atingir a incensada “tolerância” sem antes cumprir as etapas republicanas mais
básicas como a laicidade do Estado? Não me parece possível. Laicidade é um
daqueles conceitos que, como a honestidade, só aos desonestos interessa
deturpar. E ela é muito deturpada, então sempre convém explicar: laicidade de
Estado nada mais é do que a neutralidade do Estado perante o fato religioso, ou
a sua ausência. É somente um nome pomposo para o princípio da igualdade no
campo da religião.
Em
outras palavras, Estado laico é aquele que não privilegia nem desfavorece
qualquer crença ou descrença religiosa. É aquele que não empresta sua
constituição nem seu dinheiro para dizeres religiosos, não usa suas paredes e
seus terrenos para ostentar símbolos religiosos, não subsidia a religião com
imunidade tributária, não oferece suas escolas para a doutrinação religiosa nem
cede graciosamente seus recursos às religiões ou usa sua liturgia e livros
sagrados no cerimonial dos três poderes. Enfim, é tudo que o Brasil não faz.
Os
agentes públicos não gostam da laicidade do Estado porque a sociedade, em
geral, não gosta da laicidade. Grande parte dos cidadãos quer ver a sua própria
religião incrustada no Estado, gozando de todo tipo de benesses, cuspindo leis
da sua religião para serem cumpridas pelos cidadãos de todas as religiões. Esse
é o espírito brasileiro, ressalvada pequena minoria. Enquanto isso for assim,
pedir tolerância será inútil
Publicado
originalmente no portal Gazeta Online
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