O
Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), lançou os Editais
Nº 24/2017 e 25/2017 para certificação de Gestores Escolares e seleção de Banco
de Gestores Escolares, respectivamente. Os documentos foram publicados no
Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (22/11).
O
Edital Nº 25/2017 de seleção para Banco de Gestores Escolares é destinado para
docentes interessados para provimento dos cargos em comissão de diretor e de
coordenador das escolas da rede pública estadual. As inscrições iniciam no dia
02 de dezembro, e seguem até o dia 12 de dezembro, e serão feitas
exclusivamente no portal da Seduc.
A
seleção para o Banco de Gestores Escolares é formada por duas etapas
eliminatórias. A primeira fase será uma prova escrita, já a segunda fase
constituirá uma avaliação da formação educacional e da experiência profissional
do docente. A prova da primeira etapa ocorrerá no dia 14 de janeiro de 2018.
A
seleção é uma realização do Centro de Educação a Distância (CED). Os
concorrentes terão que realizar um curso de atualização em Gestão Escolar, e
uma prova escrita. Para participar da seleção, o candidato precisa estar em dia
com obrigações eleitorais (em caso de candidatos do sexo masculino, também com
militares); não ter antecedentes criminais; não ter sofrido pena por
procedimento administrativo disciplinar, civil ou criminal nos últimos quatro
anos; possuir graduação superior; e ter experiência mínima de dois anos de
docência comprovada.
Todos
os candidatos terão que participar do curso de atualização em gestão escolar,
com carga horária de 100h. Só poderão realizar a prova escrita os concorrentes
que obtiverem média desejável na formação. As aulas serão ofertadas a
distância, de 13 de dezembro até 07 de janeiro, no endereço eletrônico
http://avaced.seduc.ce.gov.br. A carga horária será dividida em cinco módulos:
Introdução ao Ambiente Virtual, Legislação Educacional, Gestão Democrática e
Participativa, Gestão Pedagógica e de Resultados Educacionais e Sistema
Integrado de Gestão Escolar (Sige). A divulgação final da relação de candidatos
aptos a fazer a prova será no dia 11 de janeiro.
A
avaliação escrita será realizada no dia 14 de janeiro de 2018, de 9h às 11h30.
A prova será baseada no conteúdo do Curso de Atualização em Gestão Escolar. O
resultado final será divulgado no dia 23 de janeiro através do portal http://certificacaodegestores.ced.ce.gov.br.
O
Sindicato APEOC realizará uma edição para preparar os candidatos interessados
em participar da seleção pública de Gestores Escolares do Estado. O conteúdo
das aulas será correspondente ao exigido no edital. Mais informações sobre as inscrições
em breve.
Com
informações portal da APEOC
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