30 de abril de 2017

Neste ano eu não morro por Henrique Araújo

O cantor e compositor cearense Belchior em 1995 (Foto: Beto Garavello)

Belchior eram seis: Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes. Desde o nome, então, o cantor e compositor apresenta-se sob a multiplicidade das máscaras, estilhaçado em identidades, todas igualmente verdadeiras: músico, pai, marido, cearense, amigo. E Belchior, que, a exemplo dos fenômenos que temos dificuldade de compreender, resultava da junção alucinada de tudo isso.

"Viver é melhor que sonhar..." por João Alfredo

O cantor e compositor cearense Belchior em 2009 (Foto: Walter de Carvalho)

A memória já claudica um pouco, mas, penso que era entre 1974 e 1976, quando eu tinha aí uns 14 a 16 anos. Havia um lugar que era meio magico pra mim: uma espécie de sótão na casa do meu tio materno Anajarino, na Dom Manuel. Lá meus primos mais velhos tinham livros, jornais e LPs (hoje chamados vinis) que me encantavam. Lá eu conheci o Pasquim, lá ouvi os primeiros discos do que já se chamava de Pessoal do Ceará, Ednardo, Tetti, Rodger, Fagner, Belchior. Ali, ouvi pela primeira vez "A Hora do Almoço", que desacomodava a família pequeno-burguesa, que "se desentendia na hora em que fala".

Classificação Geral no Campeonato Municipal MTB de Altaneira

Após a realização da 3ª etapa a Classificação Geral no Campeonato Municipal MTB de Altaneira ficou assim:
1) Ruan Jacinto - 60 pontos;
2) Vanderlei Calixta - 48 pontos;
3) Kelvyn Kleber - 34 pontos;
4) Higor Gomes - 34 pontos;
5) Richard Soares - 25 pontos;
6) Carlos Borges - 22 pontos;
7) Lindevaldo Ferreira - 18 pontos;
8) Luis Felipe - 16 pontos;
9) Givanildo Manoel - 14 pontos;
10) Iarbim Sousa - 12 pontos;
11) Allef Melo - 10 pontos;
12) Bruno Roberto - 9 pontos;
13) Agenor Júnior (Jr. Jóias) - 7 pontos
14) Ailton Silva - 6 pontos;
15) Welton Rolim - 6 pontos.

Classificação do grupo Local no Campeonato Municipal MTB de Altaneira

Richard Soares venceu a terceira etapa do Campeonato Municipal MTB de Altaneira, Higor Gomes ficou em segundo lugar e Jonathan Soares completou o Pódio. A Classificação do grupo Local ficou assim:

O Governador do Ceará e os prefeitos de Fortaleza e Sobral decretaram Luto Oficial pela morte de Belchior

O cantor e compositor cearense Belchior em 1999, quando lançou
o álbum duplo "Auto-Retrato", em São Paulo (Foto: Cleo Velleda)

O cantor e compositor cearense Antonio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes morreu na manhã de ontem (29/04) na cidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. Segundo apuração da equipe do jornal O Povo, a morte foi causada por uma parada cardíaca. As principais lideranças políticas do Estado do Ceará lamentaram a morte do cantor. 

Classificação do grupo Visitante no Campeonato Municipal MTB de Altaneira


O ciclista juazeirense Ruan jacinto venceu a terceira etapa do  Campeonato Municipal MTB de Altaneira, mais uma vez Vanderlei Calista ficou em segundo lugar e o cratense Carlos Borges, o Ninjinha, ficou em terceiro. Após a terceira etapa a Classificação do grupo Visitante no ficou assim:

Com a greve geral, oposição contra Temer dá salto de qualidade por Roberto Amaral

Ato de protesto contra as reformas trabalhista e da Previdência Social promovido pelas centrais sindicais, na Esplanada dos Ministérios (Foto: José Cruz)
A greve geral do dia 28 de abril – a primeira, na vigência do governo antipopular e antinacional — foi amplamente vitoriosa. Seu sucesso excedeu as melhores expectativas das forças populares, constituindo-se numa das mais expressivas manifestações políticas da nossa História, porque nacional, abrangente, unitária, madura e democrática. Nada a ver, portanto, com a versão tendenciosa dos grandes meios de comunicação.

O indigesto e ruidoso recado das ruas para Temer e o Congresso

Temer parece disposto a contrariar a vontade popular. E o Congresso, demonstrará lealdade a quem? (Foto: Nelson Almeida)
As principais capitais do Brasil amanheceram na sexta-feira 28 com as ruas esvaziadas, o comércio às moscas, boa parte dos ônibus nas garagens, diversas estações de trem e metrô a portas fechadas. Os pontos de congestionamento se concentraram em torno dos bloqueios de grandes avenidas e rodovias. Parcela significativa da população optou por permanecer em casa após a convocação das centrais sindicais para greve geral. O movimento nas vias públicas só aumentou à tarde, quando começaram os atos contra as reformas trabalhista e da Previdência, também convocados pelos movimentos sociais que integram as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

29 de abril de 2017

Altaneirenses participam das manifestações contra as reformas de Temer no Juazeiro

Manifestantes na Praça do Giradouro em Juazeiro do Norte (Foto: João Alves)
Dirigentes do Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Altaneira acompanhados de dezenas de trabalhadores rurais, professores e servidores participaram da manifestação na manhã de ontem (28/04), realizada na praça do Giradouro, em Juazeiro do Norte, em adesão à greve geral convocada nacionalmente contra as reformas trabalhista e previdenciária do Governo de Michel Temer. 

Cariri adere à greve geral

Em consonância com manifestações de cunho nacional, Juazeiro do Norte,  levou mais de 2.500 pessoas às ruas (Foto: Alana Maria Soares)
Organizações políticas estimam que mais de 2.500 pessoas participaram da manifestação pacífica na manhã de ontem (28/04) realizada na praça do Giradouro, em Juazeiro do Norte, em adesão à greve geral convocada nacionalmente contra as reformas trabalhista e previdenciária colocadas pelo Governo de Michel Temer.

Manifestação em Fortaleza contra as reformas de Temer leva milhares de pessoas às ruas

Organizadores da Greve Geral no Ceará afirmam que cerca de 100 mil pessoas participaram da manifestação na Capital cearense (Foto: Mateus Dantas)
Milhares de pessoas saíram às ruas de Fortaleza, na manhã desta sexta-feira (28/04), para a chamada Greve Geral contra contra as reformas trabalhista e da Previdência, propostas pelo presidente Michel Temer e que tramitam no Congresso Nacional.

Centrais sindicais consideram greve geral exitosa

Manifestantes na Esplanada dos Ministérios em Brasília (Foto: Marcelo Casal)
As duas maiores entidades sindicais do país – Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Força Sindical – avaliam como exitosas as manifestações e paralisações de várias categorias de trabalhadores em todo o país em protesto contra as reformas trabalhista e da Previdência Social.

28 de abril de 2017

Estamos em Greve

Em apoio a à greve geral contra as reformas trabalhista e da previdência não faremos publicação hoje (28/04). 

27 de abril de 2017

Prefeito Altaneira anuncia liberação de recursos para construção da Estrada Altaneira a Assaré

Fernando Santana, Dariomar e Camilo Santana no Gabinete do Governador (Foto Divulgação)
O prefeito de Altaneira, Dariomar Soares, foi recebido na tarde de (26/04) pelo governador Camilo Santana em audiência no Palácio da Abolição em Fortaleza. No encontro foi anunciada a liberação de recursos da ordem de R$ 1. 279.000,00 (hum milhão e duzentos e setenta e nove mil) reais para a conclusão de obras como o estádio municipal “Batistão”.

WhatsApp apresenta dicas para identificar mensagens duvidosas

O WhatsApp é o aplicativo mais usado do Brasil desde 2015, sendo o mais baixado de todos os tempos na Google Play Store. Tamanha popularidade faz com que o mensageiro seja alvo recorrente de fraudes, que frequentemente usam mensagens falsas e spams para enganar os usuários.

A boa notícia é que é possível escapar dessas armadilhas. Para isso, basta seguir uma série de dicas que ajudam a identificar um conteúdo fraudulento. Veja abaixo as orientações do próprio WhatsApp para fugir do perigo de mensagens duvidosas e tentativas de golpe.

Prefeito e presidente da Câmara de Altaneira declararam Ponto Facultativo em apoio a Greve Geral

A primeira página do Diário oficial dos Municípios do Estado do Ceará, da edição de hoje (27/04) traz os atos dos Chefes dos Poderes Legislativo e Executivo que declararam Ponto Facultativo nos serviços públicos municipais amanhã (28/04) em apoio a Greve Geral convocada por entidades sindicais.

O Presidente da Câmara Municipal de Altaneira, vereador Antonio Leite (PDT), justificou a medida em face de na Moção aprovada pelo Plenário desta Casa Legislativa e que tal aprovação, por unanimidade, ficou demonstrado o posicionamento de todas as bancadas com atuação no Parlamento Municipal.

Câmara dos Deputados aprova reforma trabalhista

Deputados de partidos de oposição ao governo tentaram adiar a votação em plenário da reforma trabalhista (Antonio Cruz)
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou a reforma trabalhista na madrugada desta quinta-feira (27/04), após a rejeição de dez destaques apresentados pelos partidos de oposição e de partidos da base aliada que pretendiam modificar pontos do projeto (PL 6.786/16) aprovado na noite de ontem (26/04). Os outros destaques que seriam votados nesta quinta-feira foram retirados e o texto segue para o Senado.  A sessão que aprovou a reforma foi aberta na manhã dessa quarta-feira e foi encerrada às 2h06min de hoje.

26 de abril de 2017

Prefeito de Altaneira assina Termo de Adesão do Programa Garantia Safra

Prefeito, secretários, assessores e agricultores em Fortaleza (Foto: Divulgação)
O prefeito Dariomar Soares (PT) acompanhado do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Ceza Cristóvão, assinou na manhã de ontem (25/04) o Termo de Adesão do Programa Garantia Safra edição 2016/2017 O agricultor João Bel, representando a categoria, testemunhou o ato.

Altaneirenses participam da Macha dos Vereadores em Brasília

Vereadores de Altaneira na Marcha em Brasília (Foto: Divulgação)
Os vereadores Cier Bastos (PDT), Francisco Adeilton (PSD) e Valmir Brasil (PDT) e a vereadora Alice Gonçalves (PRP), participam da XV Macha dos Vereadores que ocorre em Brasília-DF. Aberto ontem (25/04) o evento se estende até a próxima sexta-feira (28/04) onde os participantes tem agenda livre para audiências no Congresso Nacional e Ministérios, conforme programação oficial.

Igreja Católica convoca fiéis a protestar contra reformas de Temer

Em vídeo, o bispo do Crato, Dom Gilberto Pastana, convoca população para ato contra reformas de Michel Temer (Reprodução Facebook)
Mais de 400 bispos estão reunidos em Aparecida, São Paulo, para a Assembleia Nacional em que deverão redigir mais um documento unificado contra as reformas da Previdência e trabalhista propostas pelo governo do presidente Michel Temer. A militância de alguns clérigos já começou pelas redes sociais. Eles pedem que os fiéis se unam em paralisação geral do dia 28 de abril.

25 de abril de 2017

Principais categorias do Ceará vão aderir à Greve Geral

Um dos cartazes divulgados pela CUT/Ceará nas redes sociais
Greve geral convocada por centrais sindicais de todo o País, em ato na próxima sexta-feira, (28/04) contra as reformas da Previdência e Trabalhista, tem adesão de categorias na capital cearense. Segundo a Central Única dos Trabalhadores do Ceará (CUT-CE), além de sindicatos que já anunciaram paralisação, como de bancários e professores, outros devem definir posição ainda nesta semana. 

"Garantistas da exceção" por Mino Carta

Esta imagem dispensa legenda (Foto: Evaristo Sa)
Se o presidente ilegítimo informa com invulgar candura, como acaba de ocorrer, que o impeachment de Dilma Rousseff resultou dos rancores de Eduardo Cunha em relação ao PT, admite, ele próprio, que golpe houve e a ilegitimidade do seu governo. E onde ficam as célebres pedaladas?

24 de abril de 2017

"Retrocessos da reforma trabalhista" por Guilherme Boulos

O substitutivo da reforma trabalhista foi apresentado pelo deputado Rogério Marinho, do PSDB. O que era ruim, na versão inicial, ficou ainda pior. O projeto executa o desmonte de direitos conquistados ao longo de quase cem anos pelos trabalhadores brasileiros.

Temer nomeia jurista Tarcísio Vieira de Carvalho para o TSE

O presidente Michel Temer nomeou na última quinta-feira (20/04) o jurista Tarcísio Vieira de Carvalho para ocupar a cadeira de ministro titular no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A nomeação de Tarcísio Vieira foi publicada no Diário Oficial da União do mesmo dia. Ele vai ocupar a vaga deixada por Luciana Lóssio, cujo segundo biênio como titular da Corte encerra-se no dia 5 de maio.

O nome de Vieira constava de uma lista tríplice feita pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e enviada a Temer. A lista também incluia os advogados Sérgio Silveira Banhos e Carlos Bastide Horbach. 

"A vingança de Moro" Leandro Vasques

Que a Operação Lava Jato é abundante em polêmicas todos sabemos. A última delas diz respeito à indicação de 87 testemunhas de defesa de Lula e a consequente determinação de Moro para que o ex-presidente compareça a todas as audiências em que tais pessoas serão ouvidas. 

Moro, em sua decisão, limita-se a dizer que “será exigida a presença do acusado Luiz Inácio Lula da Silva nas audiências nas quais serão ouvidas as testemunhas arroladas por sua própria Defesa, a fim de prevenir a insistência na oitiva de testemunhas irrelevantes, impertinentes ou que poderiam ser substituídas, sem prejuízo, por provas emprestadas”.

23 de abril de 2017

"O poder sem limites" por Maurício Dias

Chega atrasado, mas ainda em boa hora, o projeto de lei relatado pelo senador Roberto Requião, informalmente chamado de “abuso de autoridade” e caracterizado pelo objetivo de combater crimes cometidos por funcionários públicos espalhados pelos diversos organismos do Estado. A Operação Lava Jato, pela conduta dolosa e ilegítima, é um exemplo desse abuso.

Essa ideia não é nova. Ela adormecia há quase dez anos, considerando que foi enviada ao Congresso, no primeiro governo Lula, pelo então ministro da Justiça Tarso Genro. Perdeu-se lá por razões que a própria razão desconhece.

Agricultores participam do lançamento do PNAE em Altaneira

Prefeito, presidente da Cooperativa e secretários no evento (Foto: João Alves)
Cerca de 22 agricultores e agricultoras altaneirenses ligados a uma cooperativa econômica de caráter regional participaram na manhã da última quinta-feira (20/04) no auditório da Escola de Ensino Fundamental 18 de Dezembro, do lançamento Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE).

22 de abril de 2017

Altaneira realizará sua quarta competição de Ciclismo

Lançamento da página oficial do Desafio na rede social Facebook (Foto: João Alves)
Pelo quarto ano consecutivo, no primeiro domingo de junho (04/06), Altaneira se transforma na capital do Ciclismo de Montanha (MTB) e receberá mais uma vez ciclistas de quatro estados nordestinos para a disputa do Desafio 3 Horas MTB de Altaneira que será realizado no circuito da Trilha Sítio Poças, nas margens da Rodovia CE-388 que liga Altaneira a Nova Olinda.

21 de abril de 2017

Regulamento do Desafio 3 Horas MTB de Altaneira

Regulamento do Desafio 3 Horas MTB de Altaneira
                                                                                
1. DA COMPETIÇÃO
1.1. O Desafio 3 Horas MTB de Altaneira é uma competição ciclismo de montanha na modalidade XCO, realizada pela Associação dos Ciclistas de Altaneira (ACICA).
1.2. A competição terá a forma de disputa individual e por equipe.
1.3 O evento acontecerá no dia 04 de junho de 2017 no Circuito da Trilha Sítio Poças, no Município de Altaneira. 

Crise provoca primeiro embate direto entre Wagner e Camilo

Crise na segurança pública do Estado provocou ontem o primeiro confronto entre o governador Camilo Santana (PT) e o deputado Capitão Wagner (PR). Liderança da oposição que ascendeu em embates com o ex-governador Cid Gomes (PDT) e representante de policiais militares do Estado, Wagner ainda não havia sido alvo de ataques diretos de Camilo.

“É lamentável um parlamentar estar com essa molecagem. Isso é coisa de moleque, eu acho que quer se aproveitar do momento pra querer tirar vantagem política, infelizmente eu não vou entrar nesse jogo”, disse ontem o governador durante entrevista coletiva sobre os recentes ataques criminosos a coletivos em Fortaleza.

20 de abril de 2017

Levantamento aponta que maioria dos deputados cearenses é contra reformas

A maioria dos deputados federais cearenses se posiciona de forma contrária às reformas da Previdência e trabalhista que tramitam na Câmara dos Deputados.

Levantamento feito pelo jornal O POVO aponta que 11 parlamentares não apoiam o texto atual da reforma previdenciária. Outros dez votariam também contra o texto da reforma trabalhista caso a votação ocorresse hoje.

19 de abril de 2017

Papa recusa convite de Temer para visitar País

Em uma carta na qual recusa um convite para visitar o Brasil, o papa Francisco cobrou o presidente Michel Temer para evitar medidas que agravem a situação da população carente no País. 

A correspondência foi uma resposta a outra enviada pelo mandatário no fim de 2016, na qual o líder da Igreja Católica era convidado formalmente para as celebrações dos 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida, comemorados em 2017.

O governo fraco que se diz forte por Guálter George

Temer começa a enfrentar dificuldades na base (Foto: Lula Marques)
O mercado, que tanto confia na força do governo Temer dentro do Congresso Nacional, recebeu alguns maus sinais de Brasília ontem. Um deles através de um conjunto de recuos na proposta de reforma previdenciária, alterada em vários pontos, inclusive naqueles que o Palácio do Planalto apontava, inicialmente, como intocáveis. Por exemplo, a idade mínima, que já desceu a 55 anos em casos como dos policiais civis.

18 de abril de 2017

Tempo de contribuição para aposentadoria integral deve cair para 40 anos

O presidente Michel Temer confirmou ontem (17/04) que a proposta de reforma da Previdência feita pelo governo reduzirá de 49 para 40 anos o tempo de contribuição para aposentadoria com salário integral. 

“Acabou aquela história de precisar 49 anos para poder se aposentar. [O tempo máximo de contribuição] caiu para 40 anos”, disse Temer em entrevista ao telejornal SBT Brasil.

Cai a severidade da seca no Ceará

A seca do Ceará tem perdido força desde o início da quadra chuvosa deste ano, em fevereiro. É o que indica o acompanhamento da Agência Nacional das Águas (ANA), por meio do Monitor de Secas do Nordeste. Nos últimos três meses, o Estado conseguiu reduzir o índice de severidade da estiagem, saindo do mais crítico e avançado patamar da escala — o de “seca excepcional” — para níveis mais brandos, como o de “seca fraca” e “grave”. A tendência de melhora, no entanto, preocupa com a diminuição das chuvas registrada neste mês.

17 de abril de 2017

"Um ano de impeachment: nada a celebrar" por Pedro Paulo Zahluth Bastos

Eduardo Cunha e demais membros da Mesa na Sessão do Impedimento (Foto: Antonio Augusto)
Em 17 de abril será comemorado o primeiro aniversário do impeachment de Dilma Rousseff. É verdade que, formalmente, o processo só se concluiu em 31 de agosto. Depois da votação na Câmara dos Deputados, contudo, poucos tinham dúvidas que o processo não seria aceito pelo Senado até o fim.

16 de abril de 2017

Fim do Foro Privilegiado deve marcar semana no Senado

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) deve apresentar na próxima quarta-feira (05/04) à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) seu relatório da proposta de emenda à Constituição que extingue o foro especial por prerrogativa de função (mais com conhecido como foro privilegiado) para autoridades brasileiras.

A PEC, de autoria do senador Alvaro Dias (PV-PR), revoga todos os trechos da Constituição que concedem foro especial de julgamento em casos de crimes comuns para políticos, ministros, desembargadores, juízes, procuradores, promotores e comandantes militares. Além disso, o restabelecimento do foro privilegiado passa a ser vedado pelo texto constitucional.

15 de abril de 2017

"Dilema: Temer ou o povo?" por Mauricio Dias

A fantasia publicitária, claramente assumida por Michel Temer, expõe-se à gula da mídia, mas engana a poucos. Ele se ilude com os conselhos dos marqueteiros diante da aproximação, em maio, do primeiro ano de governo. É preciso presidente otimista seria a regra. Mesmo sem o sorriso de JK.

Parece mesmo que, diante de um cenário ruim, Temer está condenado a se aplicar um treinamento diário diante do espelho, para sustentar falsas afirmação e confiança no futuro.

14 de abril de 2017

Açudes do Ceará têm recuperação, mas situação ainda é preocupante

Faltando mais de um mês para o fim da quadra chuvosa, o Ceará já conseguiu recuperar parte do volume dos reservatórios e chegou à mesma quantidade de água armazenada no fim do período de chuvas do ano passado. Em 2016, a situação tinha sido inversa. Em vez de receber aporte, os reservatórios reduziram a água armazenada no período de chuvas. Agora, a situação é mais favorável, mas não coloca o Estado em condição de conforto.

13 de abril de 2017

Funceme registra chuva em 71 municípios do Ceará

Em Altaneira a chuva foi de 19mm segundo dados da FUNCEME
O Ceará registrou ontem chuvas em 71 municípios, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As maiores precipitações se concentraram no Litoral. Somente em Fortaleza choveu 19,2 milímetros (mm). Em Altaneira a chuva foi de 19mm, acumulando 59,5mm no mês de abril.

12 de abril de 2017

“O insustentável poder que quer reformar o Brasil” por Érico Firmo

Maia, Temer e Eunício durante evento no Palácio do Planalto (Foto: Pedro Ladeira)
Os 83 inquéritos que tiveram abertura determinada pelo ministro Edson Fachin não permite que as instituições brasileiras continuem a funcionar normalmente e não é bom mesmo que elas continuem a atuar como se nada tivesse acontecido. Praticamente um terço do ministério de Michel Temer (PMDB) está enrolado nas investigações. E é o terço de cima, com os nomes mais influentes e mais próximos ao presidente da República. Estão ainda na lista o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, o cearense Eunício Oliveira (PMDB).

11 de abril de 2017

Quando Lula será preso? por Nelson Jobim

É pergunta recorrente. Ouvi em palestras, festas, bares, encontros casuais, etc. Alguns complementam: “Foste Ministro de Lula e da Dilma, tens que saber…” 

Não perguntam qual conduta de Lula seria delituosa. Nem mesmo perguntam sobre ser, ou não, culpado. Eles têm como certo a ocorrência do delito, sem descrevê-lo.

“O futuro do equilíbrio de forças do PT” por Érico Firmo

Muita coisa está em jogo no resultado da eleição do PT em Fortaleza, ainda a ser oficializado. Há reflexos importantes dentro e fora do partido. A possível derrota do grupo da ex-prefeita Luizianne Lins criaria novo equilíbrio de forças dentro da legenda. A se confirmar a vitória de Acrísio Sena, muda a lógica de funcionamento do PT estabelecida desde o fim da década de 1990.

O partido opera em todo esse tempo sob uma hegemonia estadual estabelecida há 30 anos e sintonizada com o comando nacional. Nos últimos 20 anos, estabeleceu-se em Fortaleza o grupo de Luizianne. Tradicionalmente, costumava-se dizer um campo mais “à esquerda” dentro do partido. 

10 de abril de 2017

Higor é Campeão da 3ª etapa do Campeonato Cearense MTB/XC

Higor Gomes no Sítio Pinheiros em Barbalha (Foto: Raimundo Soares Filho)
O ciclista altaneirense Higor Gomes sagrou-se Campeão na categoria Sub23 da 3ª etapa do Campeonato Cearense MTB/XC, realizada na manhã de ontem (09/04) no Sítio Pinheiros no Município de Brabalha, Ceará. O certame é organizado pela Federação Cearense de Ciclismo (FCC) com a coordenação técnica de Ernesto Rocha do grupo Eco Bikers.

Grupo de Luizianne deve perder PT de Fortaleza após quase 20 anos

Deodato Ramalho, Luizianne e dirigentes em foto de arquivo do PT
O grupo do PT Fortaleza ligado à deputada federal Luizianne Lins pode perder o comando do partido na Capital após quase 20 anos de hegemonia. Resultado extraoficial da eleição do Processo de Eleições Diretas (PED) da legenda, realizado ontem, aponta vitória do vereador Acrísio Sena para a presidência da sigla por diferença de apenas três votos.

9 de abril de 2017

Ciro e Eunício trocam acusações e antecipam debate de 2018

Pedetistas reunidos em Sobral (Foto: Divulgação/PDT)
Grupos políticos adversários no Ceará, liderados pelos irmãos Ferreira Gomes e pelo senador Eunício Oliveira (PMDB), se reuniram na manhã de ontem (08/04), nos municípios de Sobral e Limoeiro do Norte, respectivamente, para debater 2018.

8 de abril de 2017

“Um show de hipocrisia!” por Ivan Valente

O julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE transformou-se num verdadeiro show de cinismo e hipocrisia, com cada um dos envolvidos no processo tendo o seu protagonismo e parcela de cumplicidade para mais este lamentável episódio da democracia brasileira.

O PSDB, em primeiro lugar, enquanto autor da Ação contra a chapa Dilma-Temer por suposto abuso do poder econômico na campanha presidencial, desde que se tornou uma força chave de sustentação do golpismo, passou a defender um absurdo que contraria toda a jurisprudência do próprio TSE: a divisão da responsabilidade da chapa, numa manobra descarada para salvar a pele de Temer.

Governo propõe salário mínimo de R$ 979 para o próximo ano

Os ministros do Planejamento, Dyogo Oliveira, e da Fazenda, Henrique Meirelles, durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto (Foto: Valter Campanato)
O governo propôs salário mínimo de R$ 979 para o próximo ano. O valor consta do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2018, apresentado ontem (07/04) pelos  ministros do Planejamento, Dyogo Oliveira, e da Fazenda, Henrique Meirelles.

7 de abril de 2017

Deputados acionam PGR contra Jair Bolsonaro

Parlamentares da oposição protocolaram uma representação contra o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) sob a acusação de ter praticado crime de racismo durante uma palestra realizada na última segunda-feira (03/04) no Clube Hebraica, na zona sul do Rio,.

Na ocasião, o parlamentar fez afirmações preconceituosas e jocosas sobre negros, indígenas, mulheres, gays, refugiados e integrantes de ONGs.

Relator anuncia mudanças em cinco pontos da reforma da Previdência

O deputado Arthur Maia fala sobre mudanças na reforma da Previdência Social após reunião no Palácio do Planalto (Foto: José Cruz)
O relator da proposta de reforma da Previdência na Câmara, deputado Arthur Maia (PPS-BA), anunciou ontem (05/04) que fará mudanças em cinco pontos do texto, com o aval do presidente Michel Temer: os que tratam de regras de transição, pensões, trabalhadores rurais, Benefício de Prestação Continuada e aposentadorias especiais para professores e policiais. As mudanças foram negociadas em reunião esta manhã no Palácio do Planalto.