
A
Prova Brasil mede o percentual de alunos que atingem o nível de aprendizado
adequado em português e matemática. Os exames são feitos por estudantes de
escolas públicas estaduais e municipais do 5º e 9º ano nas duas disciplinas.
O
Ceará ficou entre os dez melhores do Brasil nos resultados, atingindo a segunda
melhor pontuação (69%) de alunos com bom rendimento em português no 5º ano,
perdendo só para o Paraná (84%).

“Estamos
com uma série de ações para amplificar o ensino da matemática principalmente no
ensino médio e nas nossas escolas que ainda tem 9º ano”, afirmou. Segundo ele,
há programas de aperfeiçoamento de professores em andamento, com destaque para
os que lecionam matemática.
“Temos
um caminho muito grande a trilhar. Somos muito bons na alfabetização e no 5º
ano, mas o fundamental II mostra sinais de que a caminhada é mais longa”,
admite.
Para
o especialista em educação, participante do Comitê Ceará Campanha Nacional de
Direito à Educação, Idevaldo Bodião, o aprendizado da matemática exige
conhecimento prévio de conteúdo mais simples.
“Uma coisa que se ensina no sexto
ano ou no sétimo depende de algo para trás no tempo que deveria ter sido
aprendido. O aluno tem que saber de soma para entender de multiplicação”,
explicou.
Idevaldo
destacou ainda que esses resultados não significam necessariamente que os
alunos tenham boa educação, mas que aprenderam a fazer os testes. “Ninguém quer
resolver o problema porque custa caro. Todo mundo diz que é a favor da educação
e de melhorias, no entanto, na hora de discutir o dinheiro, quanto custa, some
a unanimidade”, avaliou.
Com
informações O Povo Online
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