O
Ceará teve o melhor resultado da Prova Brasil 2015 entre os estados do
Nordeste. O Estado teve resultados bem acima dos vizinhos, mas chegou a
apresentar desempenho abaixo da média nacional (14%) nos testes de matemática
do 9º ano das escolas estaduais, com apenas 12% do nível de aprendizado
adequado.
A
Prova Brasil mede o percentual de alunos que atingem o nível de aprendizado
adequado em português e matemática. Os exames são feitos por estudantes de
escolas públicas estaduais e municipais do 5º e 9º ano nas duas disciplinas.
O
Ceará ficou entre os dez melhores do Brasil nos resultados, atingindo a segunda
melhor pontuação (69%) de alunos com bom rendimento em português no 5º ano,
perdendo só para o Paraná (84%).
As
escolas do Sul e Sudeste saem na frente se comparadas a de outras regiões. Em
todo o Brasil, o aprendizado de matemática ficou abaixo do de língua
portuguesa. O Ceará seguiu a tendência. De acordo com o coordenador de
avaliação da Secretaria Estadual de Educação do Estado (Seduc), Luciano Nery,
há ações sendo pensadas para superar esse déficit.
“Estamos
com uma série de ações para amplificar o ensino da matemática principalmente no
ensino médio e nas nossas escolas que ainda tem 9º ano”, afirmou. Segundo ele,
há programas de aperfeiçoamento de professores em andamento, com destaque para
os que lecionam matemática.
“Temos
um caminho muito grande a trilhar. Somos muito bons na alfabetização e no 5º
ano, mas o fundamental II mostra sinais de que a caminhada é mais longa”,
admite.
Para
o especialista em educação, participante do Comitê Ceará Campanha Nacional de
Direito à Educação, Idevaldo Bodião, o aprendizado da matemática exige
conhecimento prévio de conteúdo mais simples.
“Uma coisa que se ensina no sexto
ano ou no sétimo depende de algo para trás no tempo que deveria ter sido
aprendido. O aluno tem que saber de soma para entender de multiplicação”,
explicou.
Idevaldo
destacou ainda que esses resultados não significam necessariamente que os
alunos tenham boa educação, mas que aprenderam a fazer os testes. “Ninguém quer
resolver o problema porque custa caro. Todo mundo diz que é a favor da educação
e de melhorias, no entanto, na hora de discutir o dinheiro, quanto custa, some
a unanimidade”, avaliou.
Com
informações O Povo Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.