Imagem capturada do vídeo promocional do TSE direcionado aos jovens |
Os
jovens constituem um dos maiores segmentos da população brasileira. Segundo o
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são cerca de 51 milhões
de jovens de 15 a 29 anos, correspondendo a um quarto da população do país.
Desse número, mais de 75% (38.876.290) estão aptos a votar nas Eleições
Municipais de 2016, segundo dados estatísticos divulgados nesta quarta-feira
(14/09) no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eles representam quase 27%
do eleitorado nacional, o que mostra como o voto dessa camada será forte e
determinante nas eleições deste ano.
O
voto aos 16 anos foi uma conquista do movimento estudantil brasileiro
incorporada à Constituição Federal de 1988. O jovem nessa faixa etária não é
obrigado a votar, mas já tem o direito garantido pela Constituição. De acordo
com Carta Magna, o alistamento eleitoral e o voto são
facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 anos
e menores de 18, ou seja, o jovem nessa faixa etária já pode começar a exercer
os seus direitos políticos.
De
acordo com pesquisas realizadas pela Justiça Federal, uma das principais
preocupações da atualidade é o combate à corrupção e, por isso, os jovens
tentam, antes de votar, cada vez mais se informar acerca dos candidatos
apresentados. Pensando nisso, a Justiça Eleitoral vem fomentando a
conscientização sobre a importância da participação do eleitorado jovem no
processo eleitoral.
De
acordo com a Justiça Eleitoral, 1.638.751 jovens de 16 e 17 anos votaram nas
Eleições de 2014. Para estas eleições municipais, 2.311.120 adolescentes estão
aptos a votar. Desse número, pouco mais de 50% (1.162.586) são homens enquanto
que as mulheres representam 49% (1.148.534 eleitoras).
Neste
ano, o TSE estreitou ainda mais o relacionamento com o público jovem,
investindo na comunicação com esse público por meio das novas mídias. Para
tanto, além do vídeo para TV, do spot de rádio e dos cartazes, que são meios de
divulgação tradicionais, a Campanha do Jovem Eleitor passou a utilizar os
chamados “memes”, para serem compartilhados em redes sociais como o Facebook, o
Twitter e o WhatsApp.
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