O secretário Maurício Holanda participou da abertura oficial do ano letivo na EEFM João Nogueira Jucá em Fortaleza (Foto: Bruno Mota) |
Teve
início, nesta segunda-feira (25/01), mais um ano letivo nas unidades da rede
estadual. Em 2016, um dos principais esforços da Secretaria da Educação (Seduc)
para efetivar o ensino de qualidade é a expansão do tempo integral para as
escolas regulares. Neste sentido, 26 unidades educacionais do Estado passam a
contar com esta modalidade, oferecendo atividades aos alunos nos dois turnos.
A
abertura oficial do ano letivo ocorreu na Escola de Ensino Fundamental e Médio
(EEFM) João Nogueira Jucá, de Fortaleza, uma das escolhidas para receber o
projeto nesta primeira fase. O momento de saudação aos novos estudantes, que
cursarão a 1ª série, contou com a participação do secretário da Educação,
professor Maurício Holanda.
O
gestor considera que, ao passar mais tempo na escola, o jovem tem a
oportunidade de estudar e aprender mais, além de reforçar os laços de amizade,
por meio do convívio prolongado com colegas e professores. "Para quem quer
conquistar uma situação melhor na vida, ter mais tempo de estudo auxilia
bastante. Muitos estudantes da rede pública já vêm tendo essa experiência, ao
conseguir entrar na universidade, muitas vezes sendo o primeiro da família a
conquistar esta condição", observa o secretário.
Maurício
lembra, ainda, que a participação ativa dos alunos é fundamental para a
construção da escola de qualidade, tanto mostrando-se interessados no conteúdo
visto em sala, como sugerindo ações para melhorar o funcionamento da
instituição. "Ainda é preciso melhorar muita coisa para que o tempo
integral seja bem aproveitado. Mas, nós estamos procurando soluções. E a gente
conta com a ajuda dos alunos, também, nesse processo", argumenta o gestor.
Segundo
a diretora da EEFM João Nogueira Jucá, Cláudia Pires, o projeto era um sonho de
longa data. "A escola foi convidada ainda em julho do ano passado,
entretanto, ainda não havia certeza. Desde então, a gente conseguiu falar com
os professores e com alguns pais, que abraçaram a proposta. A confirmação veio
em dezembro de 2015. Está sendo um pouco corrido, a escola ainda precisa de
algumas adequações, porém, estamos muito otimistas de que dará tudo certo. Toda
a comunidade escolar está envolvida e trabalhando junta para o sucesso da
iniciativa", planeja a diretora.
Durante
a recepção, os alunos participaram de atividades lúdicas e dinâmicas de
integração, com um passeio pelas dependências da escola e apresentação do novo
currículo, que contará com disciplinas obrigatórias e eletivas. Além disso, a
banda de fanfarra da EEFM Professora Maria da Conceição Porfírio Teles
contribuiu para animar o evento, com apresentação musical cheia de ritmo.
A
expansão do ensino em tempo integral para as demais escolas da rede se dará de
forma gradual. O principal critério de escolha das unidades foi o atendimento
às comunidades em que os jovens se encontram em situação de vulnerabilidade
social. Ao passar o dia inteiro na escola, os alunos fazem três refeições,
sendo dois lanches e o almoço.
O
Estado do Ceará, por meio da Seduc, tem empreendido esforços significativos no
sentido de prover o ensino de qualidade. A organização da escola em tempo
integral é uma estratégia defendida por todos que querem que a educação pública
proporcione uma formação global e que respeite os potenciais, as diferenças, os
direitos de aprendizagem e de desenvolvimento dos estudantes. A aprendizagem
cooperativa deve ser o método pedagógico estruturante, tendo o protagonismo
estudantil como princípio imperativo.
Com
informações Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
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