No
Dia Mundial da Alfabetização (08/09) a Secretaria de Educação divulgou dados
que apresenta o Ceará com melhoras significativas na Educação. 84,6% das
crianças estão alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental.
Os dados
são do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE)
2014 e demostram que os alunos se encontram mais preparados para dar
continuidade aos estudos com sucesso.
Esse resultado é fruto de um trabalho
desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, a
partir do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). A iniciativa conta com
a parceria dos municípios e do Ministério da Educação (MEC).
O
PAIC iniciou suas atividades, em 2007, com a meta de garantir a alfabetização
dos alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública
cearense. Cinco anos depois, em 2011, as ações foram expandidas ao 3º, 4º e 5º
anos, com o lançamento do Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC +5). O
PAIC juntamente com outras experiências, contribuiu para a estruturação, por
parte MEC, do Pacto Nacional Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
As
informações do SPAECE 2014 estão relacionadas aos resultados das avaliações da
alfabetização ao término do 2º ano, e das disciplinas de Língua Portuguesa e
Matemática, ao final do 5º ano. Participaram 97.587 alunos do 2º ano e 115.273
do 5º ano do Ensino Fundamental de 4.192 escolas públicas.
Os resultados
possibilitam a construção de um indicador, denominado IDE-ALFA, que revela as
habilidades de leitura dos estudantes do 2º ano. Para o 5º ano é o IDE-5 que
expressa o desempenho médio em Língua Portuguesa e Matemática dos alunos
avaliados neste ano. Essas informações
fornecem a base para políticas de incentivo e redistribuição de recursos
financeiros entre os municípios e as escolas.
Para
se ter uma ideia do avanço em relação ao 2º ano, o percentual de alunos
alfabetizados nesta série, em 2007, era de apenas 39,9%. Um acompanhamento
entre os anos de 2007 e 2014 demonstra
que houve uma redução de percentual de alunos não alfabetizados ao final do 2º
ano. Caiu de 32,8% para 0,6%.
Em
2014, também ocorreu a melhoria da aprendizagem dos alunos do 5º ano, nas
disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em relação ao ano de 2008. Em
Língua Portuguesa, o percentual de alunos no nível adequado subiu para 35,5%,
enquanto, em 2008, o nível era de 6,8%. Em Matemática, era de 3,6% e passou
para 27,1%.
A
partir da implementação do Programa, os municípios passaram a contar com apoio
técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de
professores, aquisição de material didático e de apoio pedagógico O programa está focado em cinco eixos
fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, formação
do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa.
Uma
das ações colocadas em prática nas escolas públicas com o objetivo de
incentivar o hábito da leitura e da escrita entre as crianças é o “Cantinho da
Leitura”, implantado em cada sala de aula. As obras literárias são trabalhadas
pelos professores a partir de uma capacitação para que possam escolher a melhor
atividade para motivar a leitura, a interpretação e a produção de novas
histórias.
A
escala da alfabetização (2º ano) é constituída por cinco padrões, representados
pelas seguintes pontuações: até 75 pontos – não alfabetizado; de 75 a 100 –
alfabetização incompleta; de 100 a 125 – intermediário, de 125 a 150 –
suficiente e acima de 150 – nível desejável.
Já
os resultados do 5º ano, são identificados a partir de quatro padrões de
desempenho, sendo para Língua Portuguesa: até 125 pontos – muito crítico; de
125 até 175 – crítico; de 175 até 225 – intermediário, e acima de 225 – nível
adequado. Para Matemática, os padrões de desempenho dos alunos do 5º ano são
expressos através dos seguintes níveis: até 150 pontos – muito crítico; de 150
até 200 – crítico; de 200 até 250 – intermediário, e acima de 250 – nível
adequado.
Em
2007, ano de implantação do PAIC, a média de proficiência alcançada no 2º ano
do Ensino Fundamental foi de 119,1 pontos, o que corresponde ao padrão
intermediário. Em 2014, alcançou 174,3 pontos, permanecendo na proficiência
desejável, conquistada desde 2013.
No
início do Programa, apenas 14 municípios estavam no padrão Desejável em
alfabetização das crianças ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Em 2014,
esse número subiu para 173.
Quanto
aos resultados do 5º ano, em 2008, nenhum município cearense apresentava média
no nível adequado em Língua Portuguesa e Matemática. Em 2014, o resultado do 5º
ano cresceu de forma considerável, mostrando que 34 municípios cearenses já se
encontram com média no nível adequado nas duas disciplinas.
Essa
melhoria nos níveis de alfabetização e dos primeiros anos do ensino fundamental
alcançada no Ceará deve-se à boa combinação dos esforços de todos os municípios
com o apoio estadual e a cooperação do Ministério da Educação.
Com
informações Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.