Os professores Francisco Adeilton da Silva e Wellton
Cardoso Pereira foram aprovados para Mestrado na Universidade Estadual da Paraíba,
ambos com área de concentração na Educação Matemática. O resultado foi
divulgado na manhã de ontem (09/03) e foi comemorado pelos professores,
estudantes e amigos na cidade e nas redes sociais.
O Professor Adeilton é graduado em Ciências pela
Universidade Regional do Cariri (URCA), especialista em Matemática do Ensino
Médio também pela URCA e Gestão Escolar pela FJN. Professor efetivo licenciado
da rede municipal de ensino de Altaneira e professor de matemática na Escola
Estadual de Ensino Médio Santa Tereza.
Com os inúmeros estudos feitos pelo Ministério
da Educação a respeito da aprendizagem dos alunos no ensino médio, de modo
especial, sobre a disciplina de Matemática e com a experiência adquirida em
sala de aula em mais de 10 anos lecionando no ensino médio; com o contato com
metodologias inovadoras e com as novas tendências educacionais no curso de
especialização, elaboramos uma proposta de pesquisa com o tema: "Uma investigação
sobre o uso da História da Matemática numa sala de aula do Ensino Médio". Por
comprovar que nos últimos anos, ao buscar interagir ou relacionar alguns
conceitos matemáticos com conhecimentos construídos por antigas civilizações em
suas aulas de matemática, o aluno tem apresentado maior interação e desejo em
aprender tais conteúdos.
“Realizaremos uma investigação sobre como a
História da Matemática está sendo tratada nos livros didáticos distribuídos nas
escolas públicas pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLEM e como está
sendo utilizada numa sala de aula do Ensino Médio. Contudo, buscaremos
entendimento para os seguintes questionamentos: se a História da Matemática é
um recurso didático tão importante para o processo de ensino-aprendizagem, por
quê, geralmente, os livros didáticos não oferecem uma abordagem mais
aprofundada da evolução histórica de tais conteúdos? Ou ainda, não os
relacionam com os conhecimentos construídos por civilizações anteriores?” cita
o futuro Mestre.
A proposta de Adeilton tem como objetivos
investigar as potencialidades pedagógicas da História da Matemática, em uma
sala de aula, de estudantes do Ensino Médio na disciplina de Matemática.
Investigar a abordagem da História da Matemática nos livros didáticos
distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio -
PNLEM; Identificar as potencialidades pedagógicas da História da Matemática,
que se tornam mais evidentes em uma situação real de sala de aula; Identificar
as formas de participação dos alunos durante a realização de atividades nas quais
a História da Matemática está presente; Investigar mudanças de participação e
consequente aprendizagem desses estudantes na sala de aula, buscando
compreender como a presença da História da Matemática contribui para que tais
mudanças ocorram.
“Com este trabalho, pretendemos trazer
contribuições para o campo da Educação Matemática, especialmente para o campo
que investiga a participação da História da Matemática na Educação Matemática.
Além disso, esperamos que este estudo esclareça melhor, para todos, acerca das
formas pelas quais podemos recorrer à História da Matemática como um recurso
didático, recurso esse indispensável à formação acadêmica dos nossos educandos”,
explica Adeilton.
Adeilton diz que pretendemos também demonstrar
que apesar da inovação do ensino da Matemática, para que os professores tenham
novas maneiras de transmitir o conhecimento nessa área, vivenciar situações de
ensino e aprendizagem que envolve a História da Matemática como um recurso
metodológico para o ensino, fará com que os alunos visualizem que a matemática faz
parte do cotidiano ao longo da evolução histórica da humanidade e tornará o
ensino da mesma menos odiada e de melhor compreensão.
“Para isso, realizaremos análise de livros
didáticos, proposta de ensino da matemática em uma abordagem da história da matemática
e trabalho de campo”, conclui Adeilton.
Já o professor Wellton Cardoso possui graduação
em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Licenciado
Pleno através do Programa Especial de Formação Pedagógica para a disciplina de
matemática no Ensino Fundamental e Médio. Atualmente é professor da Escola
Municipal de Ensino Fundamental 18 de Dezembro e da EEM Santa Tereza,
ministrando a disciplina de matemática.
Welton pretende trabalhar “O Ensino de
Matemática em Altaneira-CE: uma proposta de melhoria da qualidade do ensino a
partir da formulação e resolução de problemas”.
O professor cita que é notável a baixa qualidade
do ensino de matemática em Altaneira. A maioria dos educandos conclui o
ensino fundamental sem desenvolver as habilidades e competências em matemática,
conforme dados do SPAECE de 2013. Cita também que a experiência em sala de aula revela
que o ensino está muito pautado em transferência de técnicas e procedimentos
que limita o aluno ao uso de fórmulas.
“Diante disso, surgiu a ideia de realizar um
estudo que tem como objetivo geral elaborar uma proposta de melhoria do ensino
de matemática no Ensino Fundamental II do município de Altaneira – CE, a partir
da formulação e resolução de problemas. Sendo essa última uma metodologia de
ensino-aprendizagem que segundo Dante (2011), instiga, motiva o aluno a
aprender matemática, desenvolve o raciocínio lógico, dá oportunidade de aplicar
a matemática em situações do cotidiano, torna as aulas mais interessantes e
desafiadoras, equipa os alunos com estratégias para a resolução de problemas,
dá base matemática para tomada de decisão rápida e precisa e libera a
criatividade do aluno” registra o futuro Mestre.
Welton cita ainda que sua proposta de pesquisa é
bastante relevante e pode contribuir num futuro próximo com a melhoria do
ensino de matemática no Ensino Fundamental II em Altaneira, se refletindo assim
na elevação dos índices educacionais do referido município.
Adeilton Welton são mais dois altaneirenses origem
humilde que conquistaram espaço na sociedade através de muito esforço e estudo
e suas conquistas devem servir de exemplos para outros jovens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.