Pelo
menos 25 municípios do Ceará deixarão de promover festas de Carnaval com
recursos próprios em 2015. Destas, 22 estão em situação de emergência por causa
da seca, segundo decreto publicado pelo Governo do Estado em novembro do ano
passado.
As
informações integram um balanço parcial do Tribunal de Contas dos Municípios
(TCM), feito entre os dias 19 e 23 de janeiro, após visita a 47 municípios
cearenses.
Os
cortes devem representar uma economia de cerca de R$ 19 milhões para os cofres
públicos em um ano em que os municípios do Interior são castigados pela
estiagem.
Apesar
da recomendação do TCM para que gestores não priorizem recursos públicos com
eventos carnavalescos, 16 municípios destinarão verba para a folia. Outras seis
cidades ainda analisam a possibilidade de realizar a festa.
Esses
recursos seriam destinados ao patrocínio de bandas, trios elétricos, montagem
de palco e apoio financeiro a escolas de samba ou blocos de rua.
De
acordo com o TCM, as prefeituras escolhidas para a visita dos técnicos estão em
situação de emergência ou em estado de calamidade em razão da seca.
Até
ontem presente na lista publicada pelo órgão que traz as cidades que ainda
avaliam manter o gasto com as festas, o município de Maracanaú confirmou ontem (26/01) ao jornal O POVO que cancelará o Carnaval deste ano. Com isso, o município estima
economia de R$ 2 milhões.
O
balanço preliminar aponta ainda um gasto de R$ 6,5 milhões nas cidades
visitadas pelos oito técnicos do TCM. Em relação ao ano passado, quando o TCM
visitou 52 municípios, cerca de R$ 23,5 milhões foram declarados como despesas
no evento. A redução é de 72%. Neste ano, porém, o órgão visitou cinco cidades
a menos.
O
TCM ainda analisa os documentos obtidos das administrações municipais que
permitirão à Diretoria de Fiscalização formalizar relatórios retratando as
situações de cada município, incluindo as possíveis irregularidades.
Em
2014, após visita às 52 cidades, foram instaurados 44 processos, que resultaram
em 39 tomadas de contas especiais - exigência da prestação de contas do evento
pelo município.
Com
informações O Povo Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.