A
televisão ainda é o principal meio de comunicação no Brasil, mas os brasileiros
já passam mais tempo navegando na internet do que na frente da TV.
A informação
está na Pesquisa de Mídia Brasileira 2015, divulgada ontem pela Secretaria de
Comunicação Social da Presidência da República (Secom).
Conforme
a pesquisa, os brasileiros passam, em média, quatro horas e 59 minutos por dia
usando a internet durante a semana e quatro horas e 24 minutos/dia nos fins de
semana. Já a média de tempo assistindo à TV fica em quatro horas e 31 minutos/dia
entre segunda e sexta-feira e quatro horas e 14 minutos aos sábados e domingos.
“A
diferença ainda é pequena, mas mostra uma tendência importante e que deve ser
analisada. O tempo [de uso das redes] dá um parâmetro de como o brasileiro está
migrando de forma consolidada para os meios de comunicação digitais”, avaliou o
ministro da Secom, Thomas Traumann.
A
internet é o terceiro meio de comunicação mais usado pelos brasileiros, atrás
da TV e do rádio e à frente dos jornais e revistas. O levantamento, que ouviu
18.312 pessoas em 848 municípios e traçou um perfil do consumo de informações
nas diferentes mídias, apontou que 43% dos brasileiros usam a rede como meio de
comunicação. Os dados foram colhidos entre 5 e 22 de novembro deste ano.
Entre
os usuários da internet no Brasil, 76% acessam a rede todos os dias. O pico de
uso é às 20h, tanto nos dias úteis quanto nos fins de semana. De acordo com a
pesquisa, 67% acessam a rede em busca de informações ou notícias, mesmo
percentual dos que dizem entrar na internet para buscar entretenimento
(pergunta de múltiplas respostas).
Em
relação ao grau de confiança no meio, 27% dizem confiar “sempre ou muitas
vezes” nas notícias da internet, 58%, nos jornais e 54%, na televisão.
A
pesquisa da Secom revela que o uso da internet é mais influenciado pelas
características sociodemográficas que os outros meios de comunicação. “Renda e
escolaridade criam um hiato digital entre quem é um cidadão conectado e quem
não é. Já os elementos geracionais ou etários mostram que os jovens são
usuários mais intensos das novas mídias”, disse Traumann.
Entre
os jovens com até 25 anos, 63% acessam a internet todos os dias. O percentual
cai para 4% na faixa etária de 65 anos ou mais. No recorte por renda, a
pesquisa constatou que entre os que têm renda familiar superior a cinco
salários-mínimos, 76% acessam a internet pelo menos uma vez por semana. Por
outro lado, entre os que têm renda familiar até um salário-mínimo por mês, 20%
acessam a internet com a mesma frequência.
O
grau de escolaridade também influencia a frequência de acesso à rede: apenas 8%
dos entrevistados que estudaram até a 4ª série acessam a internet pelo menos
uma vez por semana, percentual que aumenta para 87% entre os que têm ensino
superior.
A
pesquisa fez a seguinte pergunta: Por que os brasileiros apertam o botão
“ligar” da TV?. De acordo com o resultado, 79% dos entrevistados usam o veículo
para se informar, 67%, como forma de entretenimento, 32%, quando estão com o
tempo livre e 19% acompanham algum programa específico. Outro meio de
comunicação bastante consumido nos lares brasileiros é o rádio, que também é
ouvido preponderantemente em busca de informação (63%), diversão (62%), para
passar o tempo (30%) e ouvir programa específico (14%).
O
número de pessoas que utilizam o rádio sete dias por semana também aumentou: de
21% em março para 30%. O percentual que respondeu que não ouve rádio em nenhum
dia da semana passou de 39% para 44%. Apesar disso, nos dias de hoje, dos
dispositivos móveis, o radinho de pilha ou ligado na tomada ainda é o preferido
pelos brasileiros para ouvir notícias: 80% usam rádio tradicional e só 8% ouvem
rádio quando estão no carro. Esse é o mesmo percentual de quem escuta rádio
pelo celular.
Com
informações Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.