Prefeito, secretário, diretoras, coordenadoras, professoras e professores no Centro de Eventos do Ceará (Foto: João Alves) |
Uma
comitiva da Secretaria de Municipal de Educação, liderada pelo prefeito
Delvamberto Soares (Pros) e pelo secretário de Educação Deza Soares, já se encontra na Capital do Estado para participar
da solenidade de apresentação dos resultados de 2013 do Sistema Permanente de
Avaliação da Educação Básica (Spaece) no Centro de Eventos do Ceará.
Na
solenidade que contará com a presença do governador Cid Gomes, ministro da
Educação, Henrique Paim, do secretário da Educação do Ceará, Maurício Holanda, haverá
a entrega do Prêmio Escola Nota Dez, do Programa Alfabetização na Idade Certa
(Paic) e do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic +5). Neste programa foram avaliadas as
crianças do 2º e 5º anos do ensino fundamental das escolas públicas.
Como
parte da programação, na ontem (19/05), das 15h às 20h, no mesmo espaço, houve
uma mostra de experiências de alfabetização e do histórico do Paic com a
participação de todos os municípios cearenses, além de palestra de Antônio
Augusto Gomes Batista, seguida de apresentação musical.
A
programação especial de dois dias é para comemorar os sete anos de
implementação do Paic, programa estadual que conta com a parceria do Governo
Federal.
Nesse período, os dados do Spaece foram utilizados, como base, para o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), na definição das políticas educacionais, no âmbito do Estado, destinadas à colaboração com os municípios para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.
Nesse período, os dados do Spaece foram utilizados, como base, para o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), na definição das políticas educacionais, no âmbito do Estado, destinadas à colaboração com os municípios para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.
Esse
crescimento pode ser visto nos números alcançados até agora. Em 2007, 14
municípios estavam no Padrão Desejável em alfabetização das crianças ao final
do 2º ano do Ensino Fundamental. Em 2012, esse número subiu para 149. No início
do programa, o percentual de alunos alfabetizados ao final do 2º ano do ensino
fundamental era de 39,8%.
Esse
número subiu para 76,7% em 2012. No mesmo intervalo, a redução do percentual de
alunos não alfabetizados caiu de 47,5% para 8,7%. Já entre os alunos do 5º ano
com desempenho adequado em Língua Portuguesa, ao final dessa série, o
percentual em 2008, saiu de 6,9% para 29%, em 2012. Na disciplina de
Matemática, em 2008, era 3,6% e em 2012 passou para 20,2%.
O
Paic tem como meta garantir o sucesso da alfabetização de todas as crianças
matriculadas na rede pública de ensino até os sete anos de idade.
A ação beneficia os 184 municípios do Estado com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de literatura. Em 2011, o Governo do Estado, por meio da Seduc, expandiu as ações para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos da rede pública até o 5º ano de escolaridade.
A ação beneficia os 184 municípios do Estado com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de literatura. Em 2011, o Governo do Estado, por meio da Seduc, expandiu as ações para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos da rede pública até o 5º ano de escolaridade.
Essa
iniciativa é denominada PAIC+5 e visa levar aos municípios mais formações para
os profissionais, apoio às gestões escolares e aos alunos com dificuldades de
aprendizagem, entre outros aspectos. O Paic contribuiu para a estruturação do
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Este Pacto fortaleceu
as ações do Paic/Pnaic, em 2013.
Com
informações Assessoria de Imprensa da Seduc
O
Garoto Beleza, João Alves, mais uma vez esteve presente registrando tudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.