Em meio à crescente frota de automóveis nas grandes cidades do país, os ciclistas lutam para conquistar espaço (Foto: Thiara Nogueira) |
Apesar
dos números, há municípios que têm dado uma atenção maior ao meio de
transporte. A cidade campeã em ciclovias é o Rio de Janeiro. Ela é a que tem o
maior número de vias: são 361 km, com previsão de chegar aos 450 km até 2016,
ano dos Jogos Olímpicos. A prefeitura diz que são feitas 1,5 milhão de viagens
de bike todos os dias.
Recente
pesquisa mostra que as cidades brasileiras têm 1.118 km exclusivos para bikes,
isto é: as ciclovias representam apenas 1% da malha viária das capitais de todo
o país.
Somente
na cidade de Boa Vista, em Roraima, não tem nenhuma ciclovia implantada ainda.
A única via para bicicletas que a cidade já teve, de cerca de 3 km, jamais foi
utilizada e acabou abandonada. Hoje, é utilizada por motoristas como
estacionamento.
São
Paulo, que tem 60 km de ciclovias, conta também com 121 km de ciclofaixas de
lazer (que funcionam aos fins de semana e nos feriados) e 58 km de ciclorrotas
(que possuem sinalização e pintura no solo), o que faz a cidade possuir a
segunda maior malha cicloviária total.
Em
Fortaleza, segundo a prefeitura, a secretaria de Infraestrutura elabora o Plano
Diretor Cicloviário e faz um ''estudo amplo que irá diagnosticar os locais mais
adequados para a implantação de espaços exclusivos para circulação de
bicicletas, priorizando ''o meio de transporte não motorizado'' na cidade.
Um
grupo de ciclistas de Fortaleza, liderado pelo empresário Paulo Angelim
recentemente fez manifestações para reivindicar mais ciclofaixas na cidade e um
plano diretor cicloviário.
Com
informações O Povo Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.