O personagem da Dilma Bolada foi criado originalmente no Twitter, e se expandiu para as outras redes (Imagem: Reprodução/Web) |
Com
mais de um milhão de seguidores no Facebook, 176 mil no Twitter e 200 mil no
Google+, a Dilma Bolada, personagem fictício baseado na presidenta Dilma
Rousseff, se tornou um fenômeno na web que já foi notícia em mais de 150
veículos de comunicação e venceu, por duas vezes, o Shorty Awards, um dos
maiores prêmios para mídias sociais do mundo: em 2013, como "Melhor perfil
fake (falso)", e em 2013, na categoria "Melhor Uso das Redes
Socias".
A
ideia pode ser transformada em livro, segundo o criador Jeferson Monteiro, 23
anos, afirmou ao Portal EBC durante a Campus Party, em São Paulo. A obra
abordaria os quatro anos de governo da presidenta sob a ótica do personagem,
característico pelos conteúdos e linguagens carregados de humor.
O criador da
Dilma Bolada fez uma palestra no evento de tecnologia neste sábado (02/02),
para falar sobre a criação do personagem e do seu trabalho nas redes sociais.
Estudante
de publicidade, ele atualmente se dedica integralmente à Dilma Bolada, que
mistura a realidade com a ficção. "Como ela é moldada em uma pessoa que
realmente existe, que está presente na realidade das pessoas, acaba tendo uma
identificação muito forte", acredita.
"Apesar da Dilma Bolada não ser
a Dilma, ela se tornou uma figura pública, mesmo que fictícia. É uma linha
tênue entre o real e o imaginário que eu preciso sustentar", comenta.
As
postagens, com linguagem própria da personagem, criaram, no decorrer do tempo,
características como as hashtags "Rainha do Povo", "Diva das
Nações" e "Soberana nas Américas". "Elas funcionam como
sintetizadoras das ideias", explica Jeferson.
Com
informações Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.