
Na defesa do projeto "Preservação e Monitoramento das Árvores nativas e antigas do Município de Altaneira" as geógrafas sustentaram que a constante agressão ocorrida no meio ambiente provocada periodicamente por ações antrópicas no que diz respeito à destruição de árvores no nosso município as deixou sensibilizadas após a realização do "Projeto Árvore é Vida" em uma das ações que foram as aulas de campo realizadas com os alunos e professores da EMEF Joaquim Rufino de Oliveira onde detectaram árvores nativas do nosso Bioma Caatinga correndo o risco de serem cortadas e destruídas para sempre.
Sustentaram ainda que diante do que presenciaram resolveram elaborar um Projeto que venha contemplar ações voltadas à preservação dessas árvores e que com este projeto pretendem criar ações que envolva a comunidade escolar e dos bairros onde estão localizadas essas árvores para juntos possam defender a sua existência.
Corrinha e Toinha além de catalogaram as quatro espécies de árvores, ainda realizaram um georreferenciamento, técnica moderna para a determinação precisa de um ponto na superfície terrestre o que consistiu em tornar as coordenadas conhecidas.
As arvores estudadas são: o Tamboril (localizada a 06º59’83” de Latitude Sul e 39º44’50” de Longitude Oeste), o Jatobá (06º59’83” de latitude Sul e 39º44’50”de longitude Oeste), a Imburana de Cambão (06º59’77” de latitude sul e 39º45’59” de longitude) e o Mulungu (07º00’19” de latitude Sul e 39º44’42” de longitude Oeste).
Como o projeto se desenvolveu com árvores no perímetro urbano a oiticica “duas irmãs” localizada no Sítio Extrema no Distrito do São Romão, usada como marco de divisa entre os municípios de Altaneira e Farias Brito, que não possui nenhuma identificação de sua importância para a história de nosso Município ficou de fora dos estudos, mas Corrinha Lino promete ampliar ios trabalhos para incluir outras arvores.
As professoras Corrinha e Toinha são graduadas em Geografia e Pós-Graduadas em Geografia e Meio Ambiente pela Universidade Regional do Cariri – URCA e concluíram o Aperfeiçoamento pela UFC-Virtual. Funcionou como Tutora a professora Karina Holanda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.