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8 de dezembro de 2013

Negócios que lucram com a morte

Vista do Cemitério Municipal de Altaneira, após ampliação - foto Fabrício Ferraz
Morrer gera gastos, isso é fato. Mas os custos da despedida pode variar bastante. Os valores movimentam diferentes setores da economia, que vão desde coroas de rosas ao valor de R$ 15 a velórios de R$ 16 mil. Somente no mercado nacional de planos funerários, foram movimentados no último ano mais de R$ 2 bilhões segundo dados da Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funerário (Abredif). No Estado, o setor estima crescimento de 20% no último ano. Parte desse desempenho se deve a segmentação, com opções para todos os bolsos, classes sociais e gostos.

Ao aderir a um desses pacotes, o cliente evita para a família uma série de preocupações, como a remoção e limpeza do corpo, compra da urna funerária, flores, velas, castiçais e o processo velatório. As parcelas mensais vão desde R$ 20 a R$ 190.

“Bem mais além de apenas fornecer as estruturas físicas, as funerárias fazem um trabalho também de acompanhamento psicológico com os familiares após o momento de dor”, destaca Renato Nobre, diretor do Complexo Velatório Ethernus.

Os cemitérios privados da Capital também contabilizam os lucros com a venda de jazigos. Com valores que variam de R$ 4 mil a R$ 12 mil os empreendimentos já planejam aumentar suas estruturas para atender a demanda.

Há alternativas mais baratas, como o processo crematório, que custa menos de R$ 2 mil. Mas pode chegar a R$ 8 mil, a depender dos itens escolhidos - como a urna para guardar as cinzas. Ainda assim, desinformação e questões culturais impedem que a taxa de cremação em Fortaleza não ultrapasse os 3%.

O setor fúnebre também trabalha para que o consumidor pense na morte com naturalidade, cuidando de tudo com antecedência. E o trabalho fica a serviço da comunicação, que se esforça para vender aquilo que ninguém gostaria de comprar. A estratégia é provocar reflexão, transmitir paz e evitar determinados símbolos. Também vale oferecer pacotes com outros serviços, como planos odontológicos e promoções.

Com informações O Povo Online

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