Pobres dos
pais que estejam esperando ganhar tablets, smartphones e eletrônicos afins no próximo
domingo. Uma pesquisa realizada em nível nacional aponta que a maioria dos
entrevistados (79%) está disposta a gastar entre R$ 50 e R$ 300 na compra de
presentes para comemorar o Dia dos Pais. Um valor que, convenhamos, não está à
altura destes objetos de desejo.
E olhe que a
pesquisa foi feita com pessoas das classes AB, todas usuárias de iPhone.
“Realmente, é um ticket médio abaixo do esperado”, admite Marcelo Beccaro,
sócio da empresa de monitoramento de mercado e consumo Hibou e um dos
coordenadores da pesquisa.
Em entrevista
ao Jornal O POVO, por telefone, Beccaro apontou uma possível razão para a resistência
a este tipo de presente. “Não é que eles achem que os pais não mereçam, é que
eles acreditam que a data mais apropriada para presentes mais caros é o
aniversário ou o Natal”, explica.
De acordo com
a pesquisa a maioria dos entrevistados entende o Dia dos Pais como uma data
feita para movimentar o comércio. Mas um número expressivo (41%) acha que mesmo
tendo apelo comercial “é bom celebrar o momento em família”. E 37% consideram
uma “data de celebração importante”.
Na hora de
escolher o presente para os pais, o quesito com maior peso são as preferências
já conhecidas do homenageado (46%), seguido por preço e qualidade (ambos com
10% cada). Apenas 8% disseram que vão atender a pedidos diretos do presenteado.
“Uma das
coisas mais inusitadas que a pesquisa mostra é a dissonância entre o que os
filhos querem dar e o que os pais querem ganhar”, comenta Beccaro. “Enquanto os
filhos ainda estão ligados ao conceito de que pessoas ‘antigas’ estão
desconectadas, os pais estão querendo se conectar cada vez mais, tanto é que
gadgets são os presentes mais desejados”.
Na lista de
intenção dos presentes a serem comprados pelos filhos, Roupas, Calçados e
Acessórios (carteiras, óculos etc) ocupam respectivamente os três primeiros
lugares. Joias e relógios surgem em quarto no ranking. Gadgets e eletrônicos só
aparecem na quinta colocação.
Apesar da
fama que tem o brasileiro de deixar tudo para a última hora, 30% afirmaram que
comprariam ou já compraram o presente com antecedência. No entanto, 33%
admitiram que iriam comprar somente nas vésperas da comemoração, que, aliás,
será um almoço na casa dos pais para 36% dos entrevistados e em um restaurante
para outros 26%.
Metodologia
O estudo foi
realizado pela empresa especializada em pesquisa de mercado e monitoramento
Hibou, em parceria com o aplicativo PiniOn.
Foram ouvidas
1.200 pessoas em todo o Brasil, sendo 52% de
homens e 48% de mulheres, no período de 25 e 31 de julho.
Quarenta e
oito por cento dos entrevistados eram da classe A, 20% da classe B, 27% da
classe B2 e 5% da classe C, especializada em pesquisa de mercado e
monitoramento.
Números
77% pretendem
presentear apenas os pais (deixando de fora avós, sogros e maridos)
39% planejam
gastar entre R$ 50 e R$ 100 com o presente para o Dia dos Pais
46% vão
comprar o presente em shopping centers; outros 20% o farão pela internet
Com informações
O Povo Online
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