8 de agosto de 2013

Meu querido, meu velho, meu amigo...

Pobres dos pais que estejam esperando ganhar tablets,  smartphones e eletrônicos afins no próximo domingo. Uma pesquisa realizada em nível nacional aponta que a maioria dos entrevistados (79%) está disposta a gastar entre R$ 50 e R$ 300 na compra de presentes para comemorar o Dia dos Pais. Um valor que, convenhamos, não está à altura destes objetos de desejo.

E olhe que a pesquisa foi feita com pessoas das classes AB, todas usuárias de iPhone. “Realmente, é um ticket médio abaixo do esperado”, admite Marcelo Beccaro, sócio da empresa de monitoramento de mercado e consumo Hibou e um dos coordenadores da pesquisa.

Em entrevista ao Jornal O POVO, por telefone, Beccaro apontou uma possível razão para a resistência a este tipo de presente. “Não é que eles achem que os pais não mereçam, é que eles acreditam que a data mais apropriada para presentes mais caros é o aniversário ou o Natal”, explica.

De acordo com a pesquisa a maioria dos entrevistados entende o Dia dos Pais como uma data feita para movimentar o comércio. Mas um número expressivo (41%) acha que mesmo tendo apelo comercial “é bom celebrar o momento em família”. E 37% consideram uma “data de celebração importante”.

Na hora de escolher o presente para os pais, o quesito com maior peso são as preferências já conhecidas do homenageado (46%), seguido por preço e qualidade (ambos com 10% cada). Apenas 8% disseram que vão atender a pedidos diretos do presenteado.

“Uma das coisas mais inusitadas que a pesquisa mostra é a dissonância entre o que os filhos querem dar e o que os pais querem ganhar”, comenta Beccaro. “Enquanto os filhos ainda estão ligados ao conceito de que pessoas ‘antigas’ estão desconectadas, os pais estão querendo se conectar cada vez mais, tanto é que gadgets são os presentes mais desejados”.

Na lista de intenção dos presentes a serem comprados pelos filhos, Roupas, Calçados e Acessórios (carteiras, óculos etc) ocupam respectivamente os três primeiros lugares. Joias e relógios surgem em quarto no ranking. Gadgets e eletrônicos só aparecem na quinta colocação.

Apesar da fama que tem o brasileiro de deixar tudo para a última hora, 30% afirmaram que comprariam ou já compraram o presente com antecedência. No entanto, 33% admitiram que iriam comprar somente nas vésperas da comemoração, que, aliás, será um almoço na casa dos pais para 36% dos entrevistados e em um restaurante para outros 26%.

Metodologia

O estudo foi realizado pela empresa especializada em pesquisa de mercado e monitoramento Hibou, em parceria com o aplicativo PiniOn.

Foram ouvidas 1.200 pessoas em todo o Brasil, sendo 52% de  homens e 48% de mulheres, no período de 25 e 31 de julho.

Quarenta e oito por cento dos entrevistados eram da classe A, 20% da classe B, 27% da classe B2 e 5% da classe C, especializada em pesquisa de mercado e monitoramento.

Números

77% pretendem presentear apenas os pais (deixando de fora avós, sogros e maridos)

39% planejam gastar entre R$ 50 e R$ 100 com o presente para o Dia dos Pais

46% vão comprar o presente em shopping centers; outros 20% o farão pela internet


Com informações O Povo Online

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