Em
que proporção e ritmo as atividades relacionadas a compartilhamento e consumo de
conteúdo crescem na internet? Muitas dessas respostas estão presentes em
apresentação que a consultoria Kleiner Perkins Caufield & Byer compartilhou
em maio deste ano no SlideShare. O diretor da consultoria Tracto, Cassio
Politi, aborda, em 10 tópicos, o momento atual da rede. Oriente-se por aí.
1.
O Facebook começou a decair
Veja
que dado espantoso: o número de usuários ativos do Facebook decresceu em 2012
em comparação com 2011. Esse dado foi obtido por uma pesquisa que colheu
respostas de internautas em vários países. Não são, portanto, os sempre
suspeitos dados oficiais da rede de Mark Zuckerberg. Já o Twitter, que muitos
pensam estar em decadência, segue crescendo. Aliás, todos cresceram (também
YouTube, Google+, LinkedIn, Pinterest, MySpace, Instagram, Tumblr, Foursquare),
menos o Facebook.
2.
Fotos: olho no Snapchat
A
grande massa de fotos é compartilhada na maior rede social do mundo, o
Facebook. Mas é vertiginoso o crescimento do Snapchat, serviço exclusivo para
usuários de smartphones Android ou iPhones. Muito maior do que o famigerado
Instagram. No Snapchat, você envia a foto e define a duração do arquivo.
Depois, ele desaparece para sempre.
3.
O YouTube não para de crescer
Algumas
plataformas de vídeo, como o Vimeo, vão surgindo com força. Mas nunca
desconsidere o YouTube. Não é apenas o maior como continua crescendo. Basta
observar a quantidade de horas de upload vídeo de junho de 2007 até hoje. (De
menos de 10 para 100 horas baixadas por minuto, dados até maio/2013, segundo o
estudo.)
4.
Conhece o Soundcloud?
Você
faz podcast? Se sim, você pode inserir diretamente um player no seu site. É bem
fácil. Mas considere subi-lo numa comunidade já constituída, como o SoundCloud,
que recebe 11 horas de áudio a cada minuto.
5.
A explosão do mobile
O
tráfego por dispositivos móveis, como telefones e tablets, só cresce. A linha
verde aponta maior ou menor aceleração em vários momentos, mas a curva de
crescimento é bastante clara. A linha vermelha aponta a tendência para os próximos
meses.
6.
Apple x Samsung
A
Samsung cresce em ritmo muito acelerado. Esse crescimento acompanha a explosão
do uso do Android, sistema operacional para mobile desenvolvido pelo Google.
Seu principal concorrente, o iOS, presente nos dispositivos da Apple, também
cresce. Os demais decaem.
7.
O fenômeno iPad
Prepare-se
para distribuir conteúdo e serviços via iPad %u2015 e, por tabela, outros
tablets. Porque nos primeiros 12 trimestres desde o lançamento, seu crescimento
é ainda mais avassalador do que o do iPhone, que virou febre desde que foi
lançado.
8.
Desktop morrendo
Uma
CPU gigantesca acoplada a um monitor cheio de fios que obrigam você a trabalhar
sempre do mesmo lugar. Sim, desktops estão virando velharia. Em 2007, suas
vendas estabilizaram e depois começaram a cair. Laptops têm altos e baixos, mas
vêm de um histórico recente de crescimento. Mas nada comparado aos tablets,
como iPad e outros.
9.
Hábitos mobile
Você
olha ao redor e vê um monte de gente concentrada em seu próprio celular. O que
essas pessoas estão fazendo? O que os usuários de celular mais fazem? Mandar ou
receber mensagens aparece em primeiro lugar, à frente até mesmo de telefonemas.
Em terceiro, vem a opção “ver as horas”, atribuindo ao celular a função de
relógio. Acrescente músicas, jogos, acessar rede social, câmera, alarme,
notícias e alertas, calendário, acessar web e busca na rede, entre outros
serviços.
10.
Cursos online
Você
não participa de um curso online por nada? Ok, a escolha é pessoal, mas você
pode se tornar uma minoria ultrapassada daqui a alguns anos. Há dez anos,
somente 1 em cada 10 estudantes aderia ao ensino a distância. Hoje, já são
quase 30%.
Com
informações O Povo Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.