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18 de junho de 2013

Protestos viram quase tema único nas redes sociais

O Grupo Fortaleza Apavorada que organizou protesto na capital cearense se aproxima das 50.000 curtidas
Quem está conectado às redes sociais percebeu que os protestos se tornaram quase um tema único nos últimos cinco dias, dominando publicações no Twitter, Facebook e também no YouTube. Os compartilhamentos causaram impacto potencial em mais de 74 milhões de internautas até a noite de ontem. O mapeamento foi realizado on-line pela empresa Scup. “O monitoramento mostra que essas mensagens chegaram a todas essas pessoas”, afirmou o gestor de comunicação da empresa, Eliseu Barreira Junior. Essa abrangência foi alcançada entre quarta-feira, 12, e as 20 horas de segunda-feira.

O mapeamento das redes indica uma curva crescente das publicações sobre o tema desde quinta-feira, 13, dia da manifestação marcada pela violência policial, alcançando nesta segunda-feira um pico de menções. Os termos mais citados foram “Protesto”, “O gigante acordou”, “Vem pra rua” e “Acorda, Brasil”. A plataforma contabilizou mais de 104 mil itens publicados no período.

A paciência acabou e a gente acordou”, escreveu pelo Twitter o internauta @givejustinfood. “Pastores, posicionem-se... Despertem suas igrejas!!!”, pediu David Castilho pelo Facebook. Ontem, a alta de publicações aconteceu entre 15 e 16 horas, com 19 mil tens.

A internet teve papel fundamental na organização dos atos. Em São Paulo, por exemplo, o evento no Facebook para a manifestação teve 276 mil confirmações. O ato foi grande, mas se percebe que muitos demonstraram o apoio virtual. Mas não foi só isso.

De acordo com o pesquisador de comportamento jovem Daniel Gasparetti, as redes tiveram papel mais preponderante na guinada da opinião pública. “Foi nas redes sociais que se viu os manifestantes passarem de vilões a heróis”, diz. “Além do contato direto, da informação feita do local, houve um intenso debate sobre os motivos dos atos.”

Com informações O Povo Online

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