Será
aberta hoje (29/06) a 100.ª edição do Tour de France, a mais tradicional
competição ciclística realizada na França. A prova tem largada da cidade de
Porto-Vecchio na Corsega e chegada na avenida Champs-Élysées em Paris no dia 21
de julho de 2013.
Esta
edição é composta por 21 etapas, conta com dois contrarrelógios individuais,
com uma forte aposta nas etapas de montanha, incluindo uma derradeira semana
nos Alpes, que vai colocar à prova todo o pelotão. A quebrar a tradição, a
etapa final da Volta a França 2013 será realizada ao pôr-do-sol.
Uma
etapa noturna iluminada pelas luzes dos Champs-Élysées, o que segundo os
organizadores, será a melhor forma para celebrar o 100º aniversário da prova.
Vinte e duas equipes estão inscritas.
O
Tour de France foi criado em 1903. Na primeira edição o plano era uma corrida
de cinco fases, de 31 de maio a 5 de julho, partindo de Paris e parando em
Lyon, Marselha, Bordéus e Nantes, antes de retornar a Paris. Toulouse foi
adicionada mais tarde para quebrar o longo curso através do Sul da França a
partir do Mediterrâneo para o Atlântico.
As
fases iriam durar uma noite inteira e terminar na tarde seguinte, com dias de
descanso antes de os ciclistas partirem novamente. Isso parecia ser muito
difícil, além de envolver custos altos demais para a maioria.
Cerca
de sessenta ciclistas participaram do primeiro Tour de France e apenas 21 deles
conseguiram chegar ao seu final. A prova teve início às 15:16 do dia 1 de julho
de 1903 em frente ao café Reveil Matin em Montgeron, na periferia parisiense e
era composta por 6 etapas ligando Paris, Lyon, Marselha, Toulouse, Bordéus e
Nantes. Maurice Garin foi o vencedor deste primeiro Tour de France, que terminou
em 19 de julho.
No
começo, a Volta à França era uma corrida de resistência quase contínua. Os
corredores dormiam na beira da estrada e não eram autorizados a receber alguma
assistência, mas vários participantes da segunda edição foram excluídos por
terem apanhado um trem em parte do percurso.
Hoje
em dia, o Tour é uma corrida em etapas, isto é, é dividido em etapas diárias.
Há veículos de serviço (motocicletas e carros) que fornecem informações,
alimento, água, acesso a mecânicos ou até assistência médica. Alguns veículos
são "neutros" a todos os corredores pois pertencem à organização,
outros são próprios a cada equipa
A
maior parte das etapas são disputadas na França, mas é muito comum algumas
etapas serem disputadas em países adjacentes à França, como Itália, Espanha,
Suíça, Bélgica, Luxemburgo e Alemanha, e até mesmo em países não adjacentes,
como República da Irlanda, Inglaterra e Países Baixos. As três semanas
geralmente incluem dois dias de repouso, que são algumas vezes aproveitados
para transportar os ciclistas quando o final de uma etapa é muito distante do início
da etapa seguinte.
Nos
últimos anos, a primeira etapa tem sido precedida de uma curta etapa de
contra-relógio individual (1 a 15 km), chamada Prólogo ("Le
Prologue"). O final tradicional é em Paris, nos Champs-Élysées. Entre
essas duas etapas, são disputadas várias outras, incluindo etapas de montanha,
contra-relógio individual e por equipe. As etapas restantes são disputadas em
terreno relativamente plano.
Com
a variedade de etapas, os sprinters podem ganhar algumas etapas, mas o vencedor
geral final é quase sempre um especialista em etapas de montanhas e
contra-relógio.
Com informações e imagens Wikipédia
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