Um
pé no futuro e outro no presente. É assim que o consumidor brasileiro se
comporta quando o assunto é o uso de mídias. Mesmo ainda propenso a utilizar
mais as mídias tradicionais, como TV, rádio e jornais impressos, este
consumidor já é um dos que mais se abastece de informações online.
Estas
são algumas das conclusões da pesquisa Debate Digital 2013 - Emergência do
consumidor digital multitarefas, realizada pela rede multinacional KPMG em nove
diferentes mercados - além do Brasil, Austrália, Canadá, China, Alemanha,
Cingapura, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.
A
pesquisa ouviu mais de 9 mil consumidores nestes países, com o objetivo de
entender como os consumidores estão utilizando seu tempo e seus recursos
financeiros com meios de comunicação em todos os formatos e traçar um raio-x do
consumo de mídias online e offline.
De
todos os mercados pesquisados, o brasileiro é quem teve o maior gasto com mídia
tradicional. Segundo o levantamento, o ticket médio do consumidor no Brasil com
mídias tradicionais é US$ 15 por mês (cerca de R$ 30). A média mensal nos
Estados Unidos e Canadá, por exemplo, é de US$ 12.
Já
em mídias digitais, o brasileiro ficou em segundo lugar, atrás da China, e com
um valor que é menos da metade do gasto com a mídia offline: R$ US$ 6.
O
levantamento aponta ainda que nos países desenvolvidos a média de gasto mensal
com meios tradicionais de comunicação é de US$ 11 e na mídia online é de US$ 4.
Já nos países em desenvolvimento, esses valores são, respectivamente, US$ 13 e
US$ 6.
Outra
curiosidade sobre o desempenho brasileiro é que o nosso consumidor é o que
dedica menos tempo ao uso de mídias tanto tradicionais quanto digitais,
excluindo o período em que está na escola ou no trabalho.
Mesmo
assim, o brasileiro detém algumas marcas. É o consumidor que mais acessa redes
sociais e blogs entre os mercados pesquisados (veja quadro nesta página).
E
ainda divide o topo do ranking no consumo de informações online com o
consumidor espanhol, ambos obtiveram a mesma performance no levantamento: 70%.
Já
quando o assunto é ler jornais impressos, o brasileiro ficou em último lugar na
fila. Apenas 57% dos entrevistados afirmaram ter feito esta atividade no último
mês.
Enquanto
isso, 61% dos entrevistados no Brasil declararam ter ouvido rádio no período e
85% disseram ter assistido à televisão.
O
país com maior número de leitores de jornal impresso é a China, com 79%.
Austrália e Alemanha empataram no número de telespectadores, com 92% cada. E a Alemanha
é a campeã no número de ouvintes de rádio: 83%.
Com
informações O Povo Online
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