O
Nordeste está na vice-liderança no uso de redes sociais no Brasil. É o que
aponta um estudo realizado em todo o País pela agência de inteligência de
mercado Hello Research. De acordo com a pesquisa, 20% dos usuários destes sites
estão na região. Em primeiro lugar, figuram os estados do Sudeste, com 55% do
total de internautas conectados nestes canais online. O terceiro lugar é
ocupado pela região Sul (12% deste universo), seguida pelo Norte (7%) e
Centro-Oeste (6%).
Além
de mapear o a adesão a redes sociais, o levantamento também investigou qual o
uso que o brasileiro faz delas, quais temas que ele mais publica, comenta e
rejeita e como ele se relaciona com amigos e marcas. A partir das informações
levantadas na pesquisa, a agência identificou quatro tipos de comportamento de
navegação em redes sociais reunindo características comuns a determinados
grupos de internautas. O resultado você confere nos quadros desta página e na
página ao lado.
Um
dos dados mais surpreendentes da pesquisa foi a “sobrevida” que o Orkut e o MSN
ainda desfrutam no Brasil. Segundo o estudo, 61% dos nordestinos entrevistados
afirmaram ter acessado o MSN nos últimos 90 dias, e 60% o Orkut. No Sudeste,
estes números foram respectivamente 64% e 52%; no Sul, 84% e 66%; no Norte, 78%
e 61%, e no Centro-Oeste, 55% e 36%. Apesar desta surpresa, o Facebook foi
apontado como o canal de uso preferencial em todas as regiões do País,
atingindo o índice de 100% de citação de internautas.
“Esses
números do Orkut e do MSN se devem à febre das redes sociais nas classes D e
E”, explica o Diretor de Planejamento da Hello Research, Guilherme Cavalcante,
em entrevista ao O POVO, por telefone. “As classes A, B e até mesmo a C têm
mais acesso a gadgets que permitem conexão instantânea com o Facebook, tanto
através de smartphones quanto de tablets. O que a gente percebe é que estes
usuários de Orkut acessam as redes sociais para usar como chat, troca de
mensagens instantâneas. A tendência é que haja uma migração para o Facebook”.
Por
falar em Facebook, 31% dos nordestinos disseram acessar a rede social de Mark
Zuckereberg uma vez por dia. E 71% o fazem com o objetivo de “acompanhar o que
acontece no dia a dia dos amigos/família”.
Para
fazer a pesquisa, a agência Hello Research realizou 1,3mil entrevistas pessoais
domiciliares em 70 cidades espalhadas pelas cinco regiões do País, inclusive em
Fortaleza. Os entrevistados foram perguntados sobre em quais redes sociais
tinham cadastro, com qual frequência as acessavam e para o quê.
21% os
usuários de redes sociais no Brasil acessam o Facebook
o
dia todo
19% dos
nordestinos, ao se deparar com um conteúdo que os desagrada, deletam o perfil
da pessoa que o postou
40% dos
internautas brasileiros já deletaram algum amigo do Facebook
15% dos
brasileiros acessam o Facebook para pesquisar produtos
e
serviços
63% dos
internautas brasileiros das classes D/E acessaram sua conta no Orkut nos
últimos 90 dias
43% dos
brasileiros comenta conteúdos postados no Facebook que os agrada; 64% curtem e
6% não interagem
43% dos
nordestinos não gostam de posts no Facebook sobre sexo. É o maior índice de
rejeição do Brasil
52% dos
nortistas gostam de posts sobre sexo no Facebook. O maior índice do País. A
região também tem o menor índice de rejeição ao assunto: 13%
Com
informações O Povo Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.