Páginas

26 de outubro de 2012

Apagão deixa 11 estados sem luz por três horas

Um apagão elétrico atingiu estados das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste na noite desta quinta-feira, 25. Em Fortaleza, o blecaute começou por volta de 23h14min e a energia elétrica só retornou, parcialmente, às 2h40 min desta madrugada. O apagão é o segundo registrado no País em 35 dias, segundo a Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A Companhia Energética do Ceará (Coelce) informou, pelo twitter, que houve uma “ocorrência de grande porte no sistema interligado nacional. E as linhas da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) estavam fora de operação”.

O que parecia apenas uma queda de energia elétrica transformou a noite na Capital cearense em caos. A partir das 23h14min minutos, as luzes dos semáforos, das ruas, hospitais, casas e de prédios caíram. Foi por meio das redes sociais que o fortalezense descobriu que o Ceará estava às escuras, já que a Central de Informações da Coelce teve as linhas congestionadas.

Por cerca de três horas, os geradores se transformaram na fonte de energia no Ceará. Graças a eles, o Aeroporto Internacional Pinto Martins, o Instituto Dr. José Frota e o Hospital Geral de Fortaleza informaram que não tiveram nenhum problema durante o período do apagão.

Por volta das 4h40min de desta sexta-feira, a Coelce informou, também pelo Twitter, que o fornecimento de energia foi restabelecido em todo o território cearense.

A Operadora Nacional do Sistema Elétrico, até o início da manhã de hoje, não havia identificado a causa da pane elétrica nos nove estados nordestinos, no Pará, Tocantins, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte de Minas Gerais.

Neste ano, no Brasil já ocorreram 63 cortes no fornecimento de energia elétrica. Entre os dias 15 de setembro e 15 deste mês, foram 14 desligamentos em várias regiões do País. Uma média de quase um corte a cada dois dias. Em termos de volume de energia desligada, os blecautes dos últimos 30 dias foram 153% maiores do que os de 2011.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.