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18 de agosto de 2012

A Volta a Espanha

Uma das etapas da Volta da Espanha em 2011 - foto divulgação
A Volta a Espanha (em espanhol: Vuelta a España) em bicicleta, é uma das três "Grandes Voltas" da Europa e, juntamente com o Tour de France e o Giro d'Italia são os eventos de ciclismo de estrada mais importantes do mundo. A Vuelta realizou-se pela primeira vez em 1935 e anualmente desde 1955. O seu formato consiste numa corrida de três semanas com rotas que percorrem a Espanha e que são modificadas todos os anos.

O evento inaugural teve início em abril de 1935, partindo de Madrid e contou com 50 participantes, 18 deles espanhóis, que deveriam percorrer 3425 km em apenas 14 etapas, uma média superior a 240 km por etapa. A prova sofreu várias críticas argumentando que as grandes distâncias envolvidas em cada etapa seriam inumanas.[2]

Inspirado nas voltas de França e Itália, e no sucesso que deram aos jornais patrocinadores (L'Auto e La Gazzetta dello Sport respectivamente), Juan Pujol do diário Informaciones apoiou esta corrida para aumentar a circulação do seu jornal.

Com início em distintos locais em cada edição, a prova inclui um misto de etapas de contra-relógio, planas e de montanha, sendo o seu final tradicionalmente na capital espanhola, Madrid.

Em 1997 a Vuelta teve o seu início em Lisboa, sendo a primeira vez que se iniciou fora de território Espanhol, contando ainda nesse ano com três etapas em solo Português.

A segunda e até agora última vez, que a Vuelta se iniciou fora de território Espanhol, foi em 2009, na ocasião em Assen (Holanda).

Em 1999, pela primeira vez, a corrida passou pelo Alto de El Angliru nas Asturias, que é uma subida de 1573 metros de altitude com 12,9 km de extensão e rampas a atingirem 23,6% de inclinação (na Cueña les Cabres), sendo uma das subidas mais duras da Europa. O crédito da descoberta desta subida e subsequente adição à Vuelta vai para Miguel Prieto.

O líder da classificação geral veste presentemente a camisa vermelha que é a versão espanhola da camisola amarela do Tour de France.

Esta cor foi adotada na edição de 2010, com outra utilização na edição de 1945. Começou por ser laranja (1935 e 36), depois branca (1941) e outra vez laranja (1942). Em 1946 mudou para a cor branca com uma lista vermelha até 1950. Em 1955, a camisola de lider estreou-se na versão amarela, mantendo-se assim até 1998, com exceção do ano de 1977 em que foi novamente laranja. Em 1999 a cor adotada foi o dourado mantendo-se até 2009.

Existe também uma camisola para o melhor trepador, o rei das montanhas, de cor branca com bolas azuis, outra para o lider da classificação por pontos, que veste uma camisola verde e ainda outra para o lider da classificação do combinado, de cor branca.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Leia também:

O Giro da Itália

O Tour de France 

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