O
Projeto Jovem de Futuro, lançado nesta quarta-feira (9/05) no Palácio da Abolição,
tem como maior desafio diminuir em um terço a distância entre o atual Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ceará e o ideal, o índice 6, em 5
anos. O projeto é integrado ao Governo Federal e Instituto Unibanco e busca
qualificar a gestão e conclusão do Ensino Médio. “Jovem de Futuro não é um
modelo que vem substituir, mas sim integrar as diversas ações do Estado em prol
de melhores condições para os estudantes do Ensino Médio”, disse a secretária
da Educação, Izolda Cela.
Neste
primeiro ano de implantação do projeto, 100 escolas e 92.500 alunos serão
contempladas com os recursos financeiros, apoio técnico e supervisão intensiva.
Até 2014, todas as demais escolas que compõem a rede pública de Ensino Médio do
Estado estarão contempladas com o projeto.
Segundo a superintendente executiva do Instituto Unibanco, Wanda Engel, essa é a formalização de um projeto que vem acontecendo desde o final do ano passado. “O Ensino Médio é um desafio a ser superado na educação do País. O governador Cid Gomes percebendo isso, foi o primeiro governador do Brasil a querer aderir a esse projeto”, destacou.
Segundo a superintendente executiva do Instituto Unibanco, Wanda Engel, essa é a formalização de um projeto que vem acontecendo desde o final do ano passado. “O Ensino Médio é um desafio a ser superado na educação do País. O governador Cid Gomes percebendo isso, foi o primeiro governador do Brasil a querer aderir a esse projeto”, destacou.
A
Educação é a base do desenvolvimento humano. “Quando não garantimos um bom
Ensino Médio, não se desenvolve o jovem e nem o país”, disse a superintendente.
O Jovem de Futuro é uma tecnologia voltada à Gestão Escolar para Resultados. A
base do Projeto é a capacitação de um grupo de gestão, formado por integrantes
da própria escola, para a criação de um Plano de Melhoria de Qualidade que é
implementado ao longo de três anos, correspondente ao ciclo do ensino médio.
Cada unidade define seu próprio planejamento, identificando carências e necessidades lado a lado com os parâmetros de qualidade que pretende alcançar em cada aspecto da vida escolar. Podem ser a média dos alunos, o perfil dos professores, as rotinas administrativas, instalações físicas.
Cada unidade define seu próprio planejamento, identificando carências e necessidades lado a lado com os parâmetros de qualidade que pretende alcançar em cada aspecto da vida escolar. Podem ser a média dos alunos, o perfil dos professores, as rotinas administrativas, instalações físicas.
Estiveram
prestigiando o lançamento o secretário-chefe da Casa Militar, Joel Brasil; o
secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa; a coordenadora do Programa
Ensino Médio Inovador do MEC, Sandra Garcia e demais diretores, professores e
alunos das escolas contempladas com o projeto.
Com
informações Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.