Chico Santa Rita foi dos palestrantes do Congresso em Fortaleza |
Promovido
pela Associação Brasileira de Consultores Políticos – ABCOP o Congresso
Brasileiro de Estratégias Eleitorais e Marketing Político se destaca como um
dos eventos mais importante sobre campanhas eleitorais no Brasil. O evento acontece a cada dois anos e este ano foi
realizado em Fortaleza nos dias 27 e 28 de abril de 2012, no Hotel Oásis
Atlântico localizado à beira-mar da Terra da Luz.
Quase 500 profissionais
de todo o Brasil estiveram presentes, debatendo e socializando experiências com profissionais de consultoria política e ao público em geral
demonstrando as técnicas modernas relacionadas à eleição.
O
evento foi aberto na noite do dia 27 com a Palestra: “O espetáculo das campanhas
eleitorais no Brasil”, ministrada pelo Professor Carlos Augusto Manhanelli,
diretor Presidente da ABCOP que fez um relato minuncioso das últimas campanhas
presidenciais apontando os erros e acerto de estratégias de cada uma.
A
segunda Palestra com o título “Os Jingles eleitorais e seu efeito mnemônico”
foi conduzida pelo poeta Lázaro do Piauí autor do jingle “Deixe o homem
trabalhar” produzido para a campanha de reeleição do Presidente Lula.
O
primeiro dia de evento foi encerrado com Coquetel com lançamento dos livros
"Calendário Eleitoral 2.012: O que aprendi em 40 anos de política "
de Tadeu Comerlatto e "Internet e Eleições: Bicho de sete cabeças? Usando
a internet para ganhar eleições" de Carlos Manhanelli e Gil Castillo.
O
segundo dia foi aberto com a Palestra “Fundamentos e estratégias de comunicação
eleitoral" ministrada por Aurizio Freitas, seguido por Neyza Furgler que
falou sobre “Pesquisas de opinião nas eleições municipais - Aplicação".
“O
uso da internet nas campanhas municipais” foi o tema da Palestra de Gil
Castillo que transcreveu a experiência vitoriosa da campanha do Presidente
Barack Obama na campanha presidencial americana e mostrou como se deve fazer
para vencer com o uso correto das ferramentas disponíveis na rede.
Após
o Almoço o evento foi retomado Palestra “Rádio, ferramenta comunicacional nas
campanhas municipais” ministrada pelo comunicador Luiz Henrique Romagnolli um
dos produtores do Programa de rádio da campanha de Dilma.
O
Dr. Paulo Taques ministrou excelente Palestra “O direito eleitoral e a
propaganda – o que pode?” esclarecendo alguns pontos sobre a legislação em
especial prestação de contas e ficha limpa.
O
Congresso foi encerrado na noite de ontem (28) com a Palestra “Estratégias
Eleitorais” ministrada pelo Consultor em Marketing Político e Estratégia
Eleitoral Chico Santa Rita que já realizou mais de 120 trabalhos em 33 anos dedicados
ao marketing político.
Chico
Santa Rita mostrou na sua palestra as estratégias vitoriosas de suas campanhas
e alguns erros históricos de outras campanhas de destaque nacional, citando especificamente
os casos de Serra e do ex-senador Tasso Jereissati.
Na
opinião do Professor Carlos Manhanelli Foi com Chico Santa Rita, em 1986, que
surgiu o marketing político moderno no Brasil.
Paralelamente
ao Congresso aconteceu a 9ª. Exposição de Produtos e Serviços para Campanhas
Eleitorais, aonde empresas de diversos segmentos fizeram exposição de seus
serviços e as novidades que trarão ao mercado político nas eleições municipais
de 2012.
Confira
outras fotos do Evento:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.