A presidenta Dilma Rousseff e o governador Cid Gomes visitaram nesta quarta-feira (8) as obras da Transposição do Rio São Francisco. A visita começou pela manhã em Floresta (PE) e seguiu para a barragem de Areias (PE).
A comitiva seguiu para Mauriti (CE), na região do Cariri, e a noite, a Presidenta se reuniu com os governadores do Ceará, de Pernambuco (Eduardo Campos) e empreiteiros das obras, no Hotel Verdes Vales, em Juazeiro do Norte. Hoje (9/02), Dilma e Cid Gomes, visitarão as obras da Ferrovia Transnordestina.
“A presidenta Dilma vem acompanhar as obras, a execução, e cobrar um ritmo mais intenso, nas duas obras estruturantes mais importantes que o Nordeste teve em toda sua história, que são a Transposição das Águas do Rio São Francisco e a Ferrovia Transnordestina. Essas duas obras serão demarcadoras, iniciadoras de uma nova era, principalmente para o interior dos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí”, destacou Cid Gomes.
Durante entrevista, o Governador destacou o projeto dos Cinturão das Águas, que já tem recursos acertados do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II). “A primeira etapa dele começa exatamente em Jati, passa pelos municípios de Brejo Santo, Missão Velha, Crato, Barbalha e chega até Nova Olinda. É uma obra que nós pretendemos já nesse primeiro semestre licitar”, explicou Cid Gomes.
A Transposição do Rio São Francisco é um empreendimento do Governo Federal, sob responsabilidade do Ministério da Integração Nacional – MI. A obra prevê a construção de mais de 600 quilômetros de canais de concreto em dois grandes eixos (norte e leste) ao longo do território de quatro estados (Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte) para o desvio das águas do rio. Cerca d 12 milhões de pessoas deverão ser beneficiadas.
O projeto prevê a retirada de 26,4m³/s de água (1,4% da vazão da barragem de Sobradinho) que será destinada ao consumo da população urbana de 390 municípios do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte através das bacias de Terra Nova, Brígida Pajeú, Moxotó, Bacias do Agreste em Pernambuco, Jaguaribe, Metropolitanas no Ceará, Apodi, Piranhas-Açu no rio Grande do Norte, Paraíba e Piranhas na Paraíba.
A Transnordestina é uma ferrovia que liga os portos de Pecém (CE) e Suape (PE) ao cerrado do Piauí, no município de Eliseu Martins, um total de 1.728 km. O objetivo é elevar a competitividade da produção agrícola e mineral da região com uma moderna logística que une uma ferrovia de alto desempenho e portos de calado profundo que podem receber navios de grande porte. No território cearense os serviços foram divididos em três trechos: Missão Velha-Acopiara (183 km ; Piquet Carneiro-Quixadá (179,2 km); e Itapiúna-Porto do Pecém (164,3 km), totalizando 526,5 km de ferrovia.
A implantação da Ferrovia Transnordestina prevê um investimento de R$ 6,5 bilhões. A construção da ferrovia permitirá a integração da estrutura produtiva do Nordeste com as demais regiões brasileiras a partir da união de três pontos do sistema ferroviário do Nordeste - Missão Velha (CE), Salgueiro (PE) e Petrolina (PE).
Com informações Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
A comitiva seguiu para Mauriti (CE), na região do Cariri, e a noite, a Presidenta se reuniu com os governadores do Ceará, de Pernambuco (Eduardo Campos) e empreiteiros das obras, no Hotel Verdes Vales, em Juazeiro do Norte. Hoje (9/02), Dilma e Cid Gomes, visitarão as obras da Ferrovia Transnordestina.
“A presidenta Dilma vem acompanhar as obras, a execução, e cobrar um ritmo mais intenso, nas duas obras estruturantes mais importantes que o Nordeste teve em toda sua história, que são a Transposição das Águas do Rio São Francisco e a Ferrovia Transnordestina. Essas duas obras serão demarcadoras, iniciadoras de uma nova era, principalmente para o interior dos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí”, destacou Cid Gomes.
Durante entrevista, o Governador destacou o projeto dos Cinturão das Águas, que já tem recursos acertados do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II). “A primeira etapa dele começa exatamente em Jati, passa pelos municípios de Brejo Santo, Missão Velha, Crato, Barbalha e chega até Nova Olinda. É uma obra que nós pretendemos já nesse primeiro semestre licitar”, explicou Cid Gomes.
A Transposição do Rio São Francisco é um empreendimento do Governo Federal, sob responsabilidade do Ministério da Integração Nacional – MI. A obra prevê a construção de mais de 600 quilômetros de canais de concreto em dois grandes eixos (norte e leste) ao longo do território de quatro estados (Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte) para o desvio das águas do rio. Cerca d 12 milhões de pessoas deverão ser beneficiadas.
O projeto prevê a retirada de 26,4m³/s de água (1,4% da vazão da barragem de Sobradinho) que será destinada ao consumo da população urbana de 390 municípios do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte através das bacias de Terra Nova, Brígida Pajeú, Moxotó, Bacias do Agreste em Pernambuco, Jaguaribe, Metropolitanas no Ceará, Apodi, Piranhas-Açu no rio Grande do Norte, Paraíba e Piranhas na Paraíba.
A Transnordestina é uma ferrovia que liga os portos de Pecém (CE) e Suape (PE) ao cerrado do Piauí, no município de Eliseu Martins, um total de 1.728 km. O objetivo é elevar a competitividade da produção agrícola e mineral da região com uma moderna logística que une uma ferrovia de alto desempenho e portos de calado profundo que podem receber navios de grande porte. No território cearense os serviços foram divididos em três trechos: Missão Velha-Acopiara (183 km ; Piquet Carneiro-Quixadá (179,2 km); e Itapiúna-Porto do Pecém (164,3 km), totalizando 526,5 km de ferrovia.
A implantação da Ferrovia Transnordestina prevê um investimento de R$ 6,5 bilhões. A construção da ferrovia permitirá a integração da estrutura produtiva do Nordeste com as demais regiões brasileiras a partir da união de três pontos do sistema ferroviário do Nordeste - Missão Velha (CE), Salgueiro (PE) e Petrolina (PE).
Com informações Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.