Páginas

11 de dezembro de 2011

Eleitores do Pará vão hoje às urnas para decidir sobre divisão do Estado


Mapa com a perspectiva territorial dos dois novos Estados

A população do Pará vai às urnas neste domingo (11) para votar em um plebiscito que poderá desmembrar o território local em três partes, criando dois novos Estados: Carajás e Tapajós. De acordo com o TRE-PA (Tribunal Regional Eleitoral do Pará), 4,8 milhões de pessoas estão habilitadas a participar do pleito, que ocorrerá entre 8h e 17h (horário local, que é uma hora atrasado em relação a Brasília) e custará R$ 13,7 milhões aos cofres públicos.

Todos os eleitores do Pará que tenham entre 18 e 70 anos são obrigados a votar, e quem não comparecer deverá justificar a ausência, como ocorre em processos eleitorais. A participação no plebiscito é opcional para eleitores com 16 ou 17 anos.

Quem não estiver em seu domicílio eleitoral no dia, mas estiver no Estado, pode justificar a ausência em qualquer local de votação. Já quem estiver fora do Pará terá até o dia 9 de fevereiro de 2012 para explicar a falta em qualquer cartório eleitoral do país.

Para evitar transtornos, o governo do Estado mandou reforçar a segurança. Policiais civis serão deslocados para os 11 municípios onde não há efetivo da corporação. Nas 40 cidades em que há poucos policiais civis, reforços serão enviados para auxiliar na segurança pública.

A Lei Seca, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas, entrará em vigor à meia-noite de sábado (10) e valerá até as 18h de domingo. O objetivo, de acordo com a Justiça Eleitoral, é garantir mais tranquilidade na votação.

Caso a maioria dos paraenses vote contra a divisão do Estado, o Congresso Nacional deverá arquivar o tema. Entretanto, se for aprovada a proposta de criar um dos Estados ou ambos, um novo projeto de lei terá de ser analisado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. O processo pode levar anos.

Pesquisa Datafolha divulgada no dia 25 de novembro mostrou que 62% dos eleitores são contra a divisão do Pará para criar o Estado de Carajás, e 61% são contra a criação do Estado de Tapajós.

A urna exibirá ao eleitor, primeiramente, a pergunta sobre a criação do Estado do Tapajós e, em seguida, sobre a criação do Estado do Carajás, da seguinte forma:

- Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Tapajós?

- Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Carajás?

Apertando o número 55, o eleitor vota no “não”. Escolhendo o 77, vota no “sim” para cada uma das questões.

Com informações Portal R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.