Os dois outros algarismos definem a posição, a partir da orientação geral
da rodovia, relativamente à Capital Federal e aos limites do País (Norte, Sul,
Leste e Oeste).
Veja abaixo como são aplicadas essas definições:
1. RODOVIAS RADIAIS
São as rodovias que partem da Capital Federal em direção aos extremos do
país.
Nomenclatura: BR-0xx. Algarismos restantes: A numeração dessas rodovias pode variar de 05 a 95, segundo a razão
numérica 05 e no sentido horário.
As principais rodovias radiais são:
BR-010
(Brasília-DF - Belém-PA): 1.954,1Km;
BR-020 (Brasília-DF - Fortaleza-CE): 2.038,5Km;
BR-040 (Brasília-DF - Rio de Janeiro-RJ): 1.139,3Km;
BR-050 (Brasília-DF - Santos-SP): 1.025,3Km;
BR-060 (Brasília-DF - Bela Vista-MS): 1.362,1Km.
BR-020 (Brasília-DF - Fortaleza-CE): 2.038,5Km;
BR-040 (Brasília-DF - Rio de Janeiro-RJ): 1.139,3Km;
BR-050 (Brasília-DF - Santos-SP): 1.025,3Km;
BR-060 (Brasília-DF - Bela Vista-MS): 1.362,1Km.
2. RODOVIAS LONGITUDINAIS
São as rodovias que cortam o país na direção Norte-Sul.
Nomenclatura: BR-1xx Algarismos restantes: A numeração varia de 00, no extremo leste do País, a
50, na Capital, e de 50 a
99, no extremo oeste. O número de uma rodovia longitudinal é obtido por
interpolação entre 00 e 50, se a rodovia estiver a leste de Brasília, e entre
50 e 99, se estiver a oeste, em função da distância da rodovia ao meridiano da
Capital Federal.
As principais rodovias longitudinais são:
BR-101 (Touro-RN – Rio Grande-RS): 4.451,5Km;
BR-116 (Fortaleza-CE –Jaguarão-RS): 4.566,5Km;
BR-135 (São Luis-MA – Belo Horizone-MG): 2.518,5Km;
BR-153 (Marabá-PA – Acegua-RS): 3.566,5Km;
BR-158 (Altamira-PA – Santana do Livramento-RS): 3.955,5Km;
BR-116 (Fortaleza-CE –Jaguarão-RS): 4.566,5Km;
BR-135 (São Luis-MA – Belo Horizone-MG): 2.518,5Km;
BR-153 (Marabá-PA – Acegua-RS): 3.566,5Km;
BR-158 (Altamira-PA – Santana do Livramento-RS): 3.955,5Km;
BR-163 (Tenente Portela-RS – Fronteira com a Venezuela): 4.426,7Km;
BR-174 (Caceres-MT – Fronteira com a Venezuela): 2.798,4Km.
BR-174 (Caceres-MT – Fronteira com a Venezuela): 2.798,4Km.
3. RODOVIAS TRANSVERSAIS
São as rodovias que cortam o país na direção Leste-Oeste.
Nomenclatura: BR-2xx. Algarismos restantes: A numeração varia de 00, no extremo norte do país, a 50, na Capital
Federal, e de 50 a
99 no extremo sul. O número de uma rodovia transversal é obtido por
interpolação, entre 00 e 50, se a rodovia estiver ao norte da Capital, e entre
50 e 99, se estiver ao sul, em função da distância da rodovia ao paralelo de
Brasília.
As principais rodovias transversais são:
BR-210 (Macapá-AP – Fronteira com a Colômbia): 2.454,7Km;
BR-222 (Fortaleza-CE – Marabá-PA): 1.819,8Km;
BR-230 (Cabedelo-PB - Benjamin Constant-AM): 4.965,1Km;
BR-251 ( Ilhéus-BA – Cuiabá-MT): 2.418,1Km;
BR-262 (Vitória-ES – Corumbá-MS): 2.295,4Km.
BR-222 (Fortaleza-CE – Marabá-PA): 1.819,8Km;
BR-230 (Cabedelo-PB - Benjamin Constant-AM): 4.965,1Km;
BR-251 ( Ilhéus-BA – Cuiabá-MT): 2.418,1Km;
BR-262 (Vitória-ES – Corumbá-MS): 2.295,4Km.
4. RODOVIAS DIAGONAIS
Estas rodovias podem apresentar dois modos de orientação: Noroeste-Sudeste ou Nordeste-Sudoeste.
Nomenclatura: BR-3xx. Algarismos restantes: A numeração dessas rodovias obedece ao critério
especificado abaixo:
Diagonais orientadas na direção geral NO-SE: A numeração varia, segundo
números pares, de 00, no extremo Nordeste do país, a 50, em Brasília, e de 50 a 98, no extremo Sudoeste.
Obtém-se o número da rodovia mediante interpolação entre os limites
consignados, em função da distância da rodovia a uma linha com a direção
Noroeste-Sudeste, passando pela Capital Federal.
Diagonais orientadas na direção geral NE-SO: A numeração varia, segundo
números ímpares, de 01, no extremo Noroeste do país, a 51, em Brasília, e de 51 a 99, no extremo Sudeste.
Obtém-se o número aproximado da rodovia mediante interpolação entre os limites consignados, em função da distância da rodovia a uma linha com a direção Nordeste-Sudoeste, passando pela Capital Federal.
Obtém-se o número aproximado da rodovia mediante interpolação entre os limites consignados, em função da distância da rodovia a uma linha com a direção Nordeste-Sudoeste, passando pela Capital Federal.
As principais rodovias diagonais são:
BR-316
(Belém-PA - Maceió-AL): 2.062,2Km;
BR-364 (Limeira-SP - Fronteira com o Peru): 4.141,5Km.
BR-364 (Limeira-SP - Fronteira com o Peru): 4.141,5Km.
5. RODOVIAS DE LIGAÇÃO
Estas rodovias apresentam-se em qualquer direção, geralmente ligando
rodovias federais, ou pelo menos uma rodovia federal a cidades ou pontos
importantes ou ainda a nossas fronteiras internacionais.
Nomenclatura: BR-4xx. Algarismos restantes: A numeração dessas rodovias varia entre 00 e 50, se a
rodovia estiver ao norte do paralelo da Capital Federal, e entre 50 e 99, se
estiver ao sul desta referência.
As principais rodovias de ligação são:
BR-401 (Boa Vista/RR – Fronteira BRA/GUI): 199,2Km;
BR-407 (Piripiri-PI - Anage-BA): 1.469,7Km;
BR-470 (Navegantes/SC – Camaquã/RS): 832,9Km;
BR-488 (BR-116/SP – Santuário Nacional de Aparecida/SP): 2,9Km.
BR-407 (Piripiri-PI - Anage-BA): 1.469,7Km;
BR-470 (Navegantes/SC – Camaquã/RS): 832,9Km;
BR-488 (BR-116/SP – Santuário Nacional de Aparecida/SP): 2,9Km.
Superposição de Rodovias
Existem alguns casos de superposições de duas ou mais rodovias. Nestes
casos usualmente é adotado o número da rodovia que tem maior importância
(normalmente a de maior volume de tráfego) porém, atualmente, já se adota como
rodovia representativa do trecho superposto a rodovia de menor número, tendo em
vista a operacionalidade dos sistemas computadorizados.
Quilometragem das rodovias
A quilometragem das rodovias não é cumulativa de uma Unidade da Federação
para a outra. Logo, toda vez que uma rodovia inicia dentro de uma nova Unidade
da Federação, sua quilometragem começa novamente a ser contada a partir de
zero. O sentido da quilometragem segue sempre o sentido descrito na Divisão em
Trechos do Plano Nacional de Viação e, basicamente, pode ser resumido da forma
abaixo:
Rodovias Radiais – o sentido de quilometragem vai do Anel Rodoviário de
Brasília em direção aos extremos do país, e tendo o quilometro zero de cada
estado no ponto da rodovia mais próximo à capital federal.
Rodovias Longitudinais – o sentido de quilometragem vai do norte para o
sul. As únicas exceções deste caso são as BR-163 e BR-174, que tem o sentido de
quilometragem do sul para o norte.
Rodovias Transversais – o sentido de quilometragem vai do leste para o
oeste.
Rodovias Diagonais – a quilometragem se inicia no ponto mais ao norte da
rodovia indo em direção ao ponto mais ao sul. Como exceções podemos citar as
BR-307, BR-364 e BR-392.
Rodovias de Ligação – geralmente a contagem da quilometragem segue do ponto
mais ao norte da rodovia para o ponto mais ao sul. No caso de ligação entre
duas rodovias federais, a quilometragem começa na rodovia de maior importância.
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