Brincadeiras e Valores Humanos |
O movimento “Pela
inclusão do ensino de Valores Humanos nos currículos escolares”, está
ganhando força no país.
É um movimento sem cor religiosa para que possa ser bem
aceito por todos, lembrando, no entanto, que os valores humanos fazem parte dos
postulados de todas as religiões.
O movimento é liderado por grupo informal de pedagogos, todos
voluntários, responsáveis pelo Projeto Sócio-Educativo “Cinco Minutos de
Valores Humanos para a Escola”, disponibilizado na Internet de forma
inteiramente gratuita desde o final de 2008 constando nos registros, até hoje, mais de 32.000 downloads do material
didático para escolas nas mais diversas partes do país.
O Conselho Nacional de Educação – CNE está promovendo um louvável
debate, em nível nacional, visando inserir a disciplina Direitos Humanos nos
currículos escolares do ensino básico e superior, estamos sugerindo uma
reflexão sobre o seguinte: Por mais louvável que seja, esse esforço do CNE não
terá o efeito desejado, porque não alcança a essência das necessidades
educativas do ser humano. Informa, mas não forma o caráter.
O
mais coerente seria incluir Valores Humanos nesse debate, pelas seguintes
razões: O aprendizado de Valores Humanos gera transformações interiores,
criando alicerces mais sólidos a se refletirem nas atitudes. É recurso único
para formar cidadãos que poderão vir a realizar uma sociedade mais pacífica,
mais ética, mais justa e mais feliz.
Um
dos aprendizados mais importantes em Valores Humanos refere-se ao respeito, em todas
as suas dimensões. Quem aprende a respeitar o outro, apesar de quaisquer
diferenças, já está vivenciando os Direitos Humanos que lhe cabe considerar.
As
crianças e jovens que recebem diuturnamente ensinamentos sobre honestidade, não
violência, ética, justiça, verdade, solidariedade, afetividade, respeito, etc.,
vão internalizando esses valores, aprendendo a vivenciá-los em seu cotidiano.
Também aprendem a olhar o outro com um olhar de acolhimento, de paz, que são os
fundamentos da não violência. Seu preparo, portanto, será bem mais amplo,
porque promove a formação do caráter, incluindo o respeito pelos próprios
Direitos Humanos.
O
ensino de Valores Humanos nas escolas do país será o início de mudanças lentas,
mas estruturais, sistemáticas e progressivas porque começa pela reformulação da
mentalidade das novas gerações. Também não dará mais despesas à nação, e é de
fácil implantação pelas escolas, posto que já existem excelentes conteúdos,
inteiramente gratuitos (via Internet) para o ensino desses valores em sala de
aula.
O
material didático está disponibilizado gratuitamente pela Internet no seguinte endereço:
Enviado
por Saara Nousiainen Coordenadora do Projeto Sócio-Educativo Cinco Minutos de
Valores Humanos para a Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.