Pentecostes ("quinquagésimo" em grego) é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, sua mãe Maria e outros seguidores. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa, e ocorre no décimo dia depois da celebração da Ascensão de Jesus. Isto porque ele ficou quarenta dias, após Sua ressurreição, dando os últimos ensinamentos a seus discípulos.E para os cinquenta dias que se completam da Páscoa até o último dia da grande festa de Pentecostes, sobram dez dias. Foram estes os dias em que os discípulos permaneceram no cenáculo até a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes.
Pentecostes é historicamente e simbolicamente ligado
ao festival judaico da colheita (Shavuot), que comemora a entrega dos Dez
Mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo. Para os cristãos, o
Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores
de Cristo, através do dom de línguas, como descrito no Novo Testamento, durante
aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém. Por esta razão o
dia de Pentecostes é, às vezes, considerado o dia do nascimento da igreja
cristã. O movimento pentecostal tem seu nome derivado desse evento.
A ocasião (o Domingo de Pentecostes) é o último dia da Festa do Divino Espírito Santo, muito difundida no catolicismo popular brasileiro e de outros países.
O Pentecostes é uma festa do antigo calendário
bíblico. Originalmente, essa festa é referida com vários títulos:
Festa da Colheita ou Sega (no hebraico: hag
haqasir). Por se tratar de uma colheita de grãos (trigo e cevada), essa festa ganhou
esse nome.
Festa das Semanas (no hebraico: hag xabu'ot). A
razão desse nome está no período de tempo entre a Páscoa e esta festa, que é de
sete semanas. Esta festa acontece cinquenta dias depois da Páscoa, com a
colheita da cevada, e o encerramento acontece com a colheita do trigo.
Dia das Primícias dos Frutos (no hebraico: yom
habikurim). Este nome tem sua razão de ser na entrega de uma oferta voluntária,
a Deus, dos primeiros frutos da terra colhidos naquela sega. Provavelmente, a
oferta das primícias acontecia em cada uma das três tradicionais festas do
calendário bíblico. Na primeira (Páscoa) entregava-se uma ovelha nascida
naquele ano; na segunda (Colheita ou Semanas) entregava-se uma porção dos
primeiros grãos colhidos; e, finalmente, na terceira festa (Tabernáculos ou
Cabanas) o povo oferecia os primeiros frutos da colheita de frutas, como uva,
tâmara, e especialmente figo.
As razões deste novo nome são
várias: nos séculos III-I a.C., os gregos assumiram o controle do mundo,
impondo sua língua, que se tornou muito popular entre os judeus. Os nomes
hebraicos (hag haqasir e hag xabu'ot) perderam as suas atualidades, e foram
substituídos pela denominação Pentecostes, cujo significado é «cinquenta dias
depois (da Páscoa)». Como o Império Grego passou a ter hegemonia em 331 a.C., é
provável que o nome Pentecostes tenha ganhado popularidade a partir desse
período.
Cerimônia
Enquanto a Páscoa era uma festa caseira, A Festa da
Colheita (Festa das Semanas ou Pentecostes) era uma celebração agrícola,
originalmente, realizada na roça, no lugar onde se cultivava o trigo e a
cevada, entre outros produtos agrícolas. Posteriormente, essa celebração foi
levada para os lugares de culto, particularmente, o Templo de Jerusalém. Os
muitos relatos bíblicos não revelam, com clareza, a ordem do culto, mas é
possível levantar alguns passos dessa liturgia:
A cerimônia começava quando a foice era lançada
contra as espigas. É bom lembrar que era respeitada a recomendação do direito
de respigar dos pobres e estrangeiros. A cerimônia prosseguia com a peregrinação
para o local de culto.
O terceiro momento da festa era a reunião de todo o
povo trabalhador com suas famílias, amigos e os estrangeiros. Essa cerimônia
era chamada de Santa Convocação.[ Ninguém poderia trabalhar durante aqueles
dias, pois eram considerados um período de solene alegria e ação de graças pela
proteção e cuidado de Deus; portanto, eram dias feriados (e atualmente
continuam sendo).
No local da cerimônia, o feixe de trigo ou cevada
era apresentado como oferta a Deus, o Doador da terra e a Fonte de todo bem.
Os celebrantes alimentavam-se de parte das ofertas
trazidas pelos agricultores.
As sete semanas de festa incluíam outros objetivos,
além da ação de graças pelos dons da terra: reforçar a memória da libertação da
escravidão no Egito, e o cuidado com a obediência aos estatutos Divinos.
Características da celebração:
A Festa das Colheitas é alegre e solene.
A celebração é dedicada exclusivamente a
Javé/Jeová.
É uma festa para os povos que aceitam a crença dos
hebreus (a doutrina do Deus Único), aberta para todos os produtores e seus
familiares, os pobres, os levitas e os estrangeiros. Enfim, todo o povo
apresenta-se diante de Deus. Reconhece-se e afirma-se o compromisso de
fraternidade e a responsabilidade de promover os laços comunitários, além do
povo hebreu.
Agradece-se a Deus pelo dom da terra e pelos
estatutos divinos.
É ainda uma Santa Convocação. Ninguém trabalhava
antigamente, e hoje também ninguém o faz no mundo hebraico.
É celebrado o ciclo da vida, reconhecendo que a
Palavra de Deus está na origem da vida, da semente, da árvore, do fruto, do
alimento...
Cristianismo
Pentecostes é o símbolo do Cenáculo, onde os
apóstolos se reuniram, pela primeira vez, à espera do Espírito Santo. O
Cenáculo, a partir deste momento, passa a ser considerado um símbolo de
sacralidade na ótica cristã, pois até então era considerado pelos judeus como
apenas um lugar de reuniões. Atualmente o 50º dia após a Páscoa é considerado
pelos cristãos como o dia de Pentecostes, e também foi o dia da descida do
Espiríto Santo (Espírito de Deus) sobre os apóstolos. Tal experiência é chamada
de batismo no Espírito Santo. Existem movimentos inspirados no Pentecostes em
toda a história do cristianismo, sendo enfatizados, especialmente em meados do
século XX, com o surgimento das primeiras Igrejas Pentecostais, e o nascimento
da Renovação Carismática Católica.
Com informações Wikipedia Livre
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