Blogueiros Progressistas em Brasília - foto Georgia Pinheiro |
Uma animada plenária fechou na tarde deste domingo (19/06), em Brasília, o 2º. Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas. Depois de uma edição em São Paulo e esta outra no Centro-Oeste, o próximo evento da blogosfera atingirá o Nordeste, mais precisamente Salvador (BA), em maio de 2012, conforme deliberação da plenária.
Mas a decisão mais ousada do dia foi a realização de um encontro internacional de blogueiros, que também já tem data e local — Foz do Iguaçu (PR), no próximo mês de setembro. É a internacionalização de um movimento que não para de ganhar força no país.
Por sinal, quem apostou na desarticulação do movimento errou feio. Entre os membros da Comissão Organizadora, há certo consenso de que essa edição conseguiu ser ainda melhor que a primeira, realizada em São Paulo , no calor das eleições presidenciais de 2010.
Agora, mesmo fora do eixo Sul-Sudeste — que concentra a imensa maioria da blogosfera —, houve 349 blogueiros inscritos de 21 estados. Conforme destacou o jornalista-blogueiro Luiz Carlos Azenha, da TV Record e do blog Viomundo, “houve mais inscritos jovens que no primeiro encontro, no ano passado. Houve mais representatividade regional e de gênero nas mesas e nos debates”.
Além de ocupar por dois dias o topo do Trending Topics do Twitter, o 2º. Encontro mobilizou na web mais de 30 mil internautas durante os três dias de transmissão pela TVT e pela Rede Brasil Atual. Um sucesso descomunal. Até mesmo o presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, chegou a enviar uma saudação ao evento via Twitter.
E houve, naturalmente, os encaminhamentos — as propostas que a blogosfera sintetizou numa carta-compromisso. Além dos próximos encontros, os blogueiros progressistas põem em primeiro plano o marco regulatório dos meios de comunicação, o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), o combate à censura e a aprovação do marco civil da internet e o fortalecimento da blogosfera.
Por André Cintra – Portal Vermelho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.