Acompanhamento processual dos recursos de Altaneira no TSE |
Páginas
30 de junho de 2011
Recurso do Prefeito de Altaneira ainda não chegou no TSE
Coligação pede afastamento de prefeito e nova eleição direta
Vista parcial da cidade de Jardim-CE |
29 de junho de 2011
Vereador Professor Adeilton critica falta de apoio ao Furdunço
Imagem capturada do vídeo da TV Verdes Mares Cariri |
Prefeito em exercício participa de Audiência Pública para discussão de divisas municipais
Prefeito em Exercício Raimundim, Secretário de Governo Ariovaldo Soares e o Lider Comunitário Vicente Maximino no Plenário da Assembléia Legislativa |
Santos do Dia: São Pedro e São Paulo
A festa, ou melhor, a solenidade dos santos Pedro e Paulo é das mais antigas e mais solenes do ano litúrgico. Foi inserida no santoral muito antes da festa do Natal e havia desde o século IV o costume de celebrar neste dia três missas. A primeira na basílica de são Pedro, no Vaticano; a segunda na basílica de são Paulo fora dos Muros e a terceira nas catacumbas de são Sebastião, onde as relíquias dos dois apóstolos tiveram de ser escondidas por algum tempo para subtraí-las à profanação.
Há um eco deste costume no fato de que além da Missa do dia é previsto um formulário para a Missa vespertina da vigília. Depois da Virgem Santíssima, são precisamente são Pedro e são Paulo, juntamente com são João Batista, os santos comemorados mais frequentemente e com maior solenidade no ano litúrgico: além da festa do dia 29 de junho há de fato o dia 25 de janeiro (conversão de são Paulo), 22 de fevereiro (cátedra de são Pedro) e 18 de novembro (dedicação das basílicas dos santos Pedro e Paulo).
Por muito tempo se pensou que 29 de junho fosse o dia em que, no ano de 67, são Pedro na colina Vaticana e são Paulo na localidade agora denominada Três Fontes testemunharam sua fidelidade a Cristo com o derramamento do sangue. Na realidade, embora o fato do martírio seja um dado histórico incontestável, e está além disso provado que isto aconteceu em Roma durante a perseguição de Nero, é incerto não só o dia, mas até o ano da morte dos dois apóstolos.
Enquanto para São Paulo existe certa concordância entre testemunhas antigas indicando o ano 67, para são Pedro há muitas discordâncias, e os estudiosos parecem preferir agora o ano 64, ano em que, como atesta também o historiador pagão Tácito, “uma enorme multidão” de cristãos pereceu na perseguição que se seguiu ao incêndio de Roma.
Parece também que a festa do dia 29 de junho tenha sido a cristianização de celebração pagã que exaltava as figuras de Rômulo e Remo, os dois mitos fundadores da Cidade Eterna. São Pedro e são Paulo, de fato, embora não tenham sido os primeiros a trazer a fé a Roma, foram realmente os fundadores da Roma cristã: um antigo hino litúrgico definia-os como pais de Roma; um dos hinos do novo breviário fala de Roma que foi “fundada em tal sangue”.
A palavra e o sangue são a semente com que os santos Pedro e Paulo, unidos com Cristo, geraram e geram a Roma cristã e a Igreja inteira.
Santos do Dia: São Pedro e São Paulo
São Pedro e São Paulo Seculo I |
E mais: depois da Virgem Santíssima e de são João Batista, Pedro e Paulo são os santos que têm mais datas comemorativas no ano litúrgico. Além do tradicional 29 de junho, há: 25 de janeiro, quando celebramos a conversão de São Paulo; 22 de fevereiro, quando temos a festa da cátedra de São Pedro; e 18 de novembro, reservado à dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo.
Antigamente, julgava-se que o martírio dos dois apóstolos tinha ocorrido no mesmo dia e ano e que seria a data que hoje comemoramos. Porém o martírio de ambos deve ter ocorrido em ocasiões diferentes, com são Pedro, crucificado de cabeça para baixo, na colina Vaticana e são Paulo, decapitado, nas chamadas Três Fontes. Mas não há certeza quanto ao dia, nem quanto ao ano desses martírios.
A morte de Pedro poderia ter ocorrido em 64, ano em que milhares de cristãos foram sacrificados após o incêndio de Roma, enquanto a de Paulo, no ano 67. Mas com certeza o martírio deles aconteceu em Roma, durante a perseguição de Nero.
Há outras raízes ainda envolvendo a data. A festa seria a cristianização de um culto pagão a Remo e Rômulo, os mitológicos fundadores pagãos de Roma. São Pedro e são Paulo não fundaram a cidade, mas são considerados os "Pais de Roma". Embora não tenham sido os primeiros a pregar na capital do império, com seu sangue "fundaram" a Roma cristã. Os dois são considerados os pilares que sustentam a Igreja tanto por sua fé e pregação como pelo ardor e zelo missionários, sendo glorificados com a coroa do martírio, no final, como testemunhas do Mestre.
São Pedro é o apóstolo que Jesus Cristo escolheu e investiu da dignidade de ser o primeiro papa da Igreja. A ele Jesus disse: "Tu és Pedro e sobre esta pedra fundarei a minha Igreja". São Pedro é o pastor do rebanho santo, é na sua pessoa e nos seus sucessores que temos o sinal visível da unidade e da comunhão na fé e na caridade.
São Paulo, que foi arrebatado para o colégio apostólico de Jesus Cristo na estrada de Damasco, como o instrumento eleito para levar o seu nome diante dos povos, é o maior missionário de todos os tempos, o advogado dos pagãos, o "Apóstolo dos Gentios".
São Pedro e são Paulo, juntos, fizeram ressoar a mensagem do Evangelho no mundo inteiro e o farão para todo o sempre, porque assim quer o Mestre.
28 de junho de 2011
Mais uma derrota do Prefeito de Altaneira na Justiça Eleitoral
Recurso do Prefeito de Altaneira foi encaminhado ao TSE
Acompanhamento Processual do Recurso do Prefeito de Altaneira |
Santo do Dia: Santo Atílio
Santo Atílio 162-177 |
27 de junho de 2011
Direto do Plenário do TRE: Recurso do Prefeito de Altaneira na pauta de Julgamentos
17:50 – O Procurador Eleitoral apresenta o Parecer oral, opinando pela confirmação da Sentença do Juiz Eleitoral;
Parada Pela Diversidade Sexual: festa para todos os públicos
A Parada pela Diversidade Sexual
em Fortaleza – foto Edimar Soares
|
Santo do Dia: São Cirilo de Alexandria
São Cirilo de Alexandria 370-444 |
26 de junho de 2011
O Comentário que virou Postagem
O artigo do Professor Carlos merece sim uma reflexão e uma análise mais aprofundada da situação, lembrando que o prefeito em exercício, não foi eleito pelo povo, é governo provisório, não se pode exigir mudança de uma estrutura de 50 anos em 5 meses, no entanto, alguns erros já se poderiam ser corrigidos.
http://ponto-chave.blogspot.com
Juazeiro do Norte é polo de desenvolvimento regional
Grandes redes estão se instalando como o Atacadão - fotos: Elizângela Santos |
Santo do Dia: São Vigílio
São Vigílio Seculo IV |
25 de junho de 2011
Quase 60% dos jovens brasileiros não se identificam com partidos
Marcha da Liberdade reuniu jovens em várias cidades do país– foto Franklin de Freitas |
Ano com chuvas acima da média garante excelente safra
O açude Orós é um dos que sangraram com as boas chuvas deste ano no Ceará – foto Rafael Cavalcante |
Santo do Dia: São Guilherme de Vercelli
São Guilherme de Vercelli 1085-1142 |