O Orkut, rede social pertencente ao Google, está reagindo ao avanço dos concorrentes no Brasil, principalmente o Twitter e o Facebook. O plano, executado pelo novo presidente do Google, Fábio Coelho, é aquecer o interesse dos internautas pelo Orkut, que tem 85 milhões de usuários mundialmente, a maior parte deles brasileiros.
Uma das estratégias do Orkut foi posta em prática nesta semana: trata-se da transmissão de conteúdo ao vivo. O primeiro vídeo a ir ao ar contou com a participação da cantora baiana Pitty.
Em dez dias, a comunidade criada para promover a apresentação teve 5 milhões de adesões e recebeu cerca de 500 mil comentários, entre eles perguntas que poderiam ser encaminhadas à cantora e pedidos de música.
A apresentação entrou para o trending topics do Twitter (lista de assuntos mais comentados e tuitados). Inicialmente, pelo menos um vídeo deve ser colocado no ar mensalmente.
“A ideia é engajar mais os nossos usuários e testar novas formas de conteúdo’’, afirma Estaban Walther, diretor de marketing do Google para a América Latina.
Em março, o Orkut registrou 32,1 milhões de acessos de visitantes únicos, contra 18,5 milhões do Facebook. No entanto, o crescimento do Facebook na comparação com o mesmo período de 2010 foi muito superior: 207%, contra 25% do Orkut.
Para Walther, isso não é problema. “O brasileiro gosta de testar novas tecnologias, o que não significa que esteja abandonando as mais antigas’’. O Orkut também está lançando páginas patrocinadas, customizadas, semelhantes às do YouTube.
As Casas Bahia e a Nike Futebol estão entre as primeiras empresas a aderir a esse pacote de customização.
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