30 de abril de 2011

Corpo do papa João Paulo II é exumado para cerimônia de beatificação

Caixão com o corpo do Papa João Paulo II, exumado
no Vaticano - Foto EFE
O caixão do papa João Paulo II foi exumado nesta sexta-feira (29/04), às vésperas de sua beatificação, enquanto dezenas de milhares de pessoas chegavam a Roma para um dos maiores eventos desde o funeral do pontífice em 2005. O Vaticano disse que o caixão foi retirado da cripta sob a Basílica de São Pedro enquanto altos funcionários do Vaticano e alguns dos auxiliares mais próximos do falecido papa observavam e oravam. Entre os presentes à cerimônia estavam o cardeal Stanislaw Dziwisz, secretário pessoal e braço direito de João Paulo II por décadas, e as freiras polonesas que cuidaram da residência papal durante 27 anos.

O caixão de madeira será colocado diante do altar principal da Basílica de São Pedro. Após a missa de beatificação no domingo,ele permanecerá no local e a basílica ficará aberta até que todos os visitante que quiserem vê-lo o tenham feito. Em seguida ele será conduzido a uma nova cripta sob um altar em uma capela lateral perto da Pietà, estátua de Michelangelo. A laje de mármore que cobria seu primeiro local de repouso será enviada à Polônia.

O papa será beatificado no dia em que a Igreja comemora a festa móvel da Misericórdia Divina, que neste ano acontece em 1º de Maio, a data mais importante do mundo comunista. A coincidência é irônica, dado que muitos acreditam que o papa desempenhou um papel-chave na queda do comunismo no Leste Europeu. Enquanto o Vaticano se prepara para deixar o antigo pontífice um passo mais perto da santidade no domingo, Roma foi tomada pela febre da beatificação. A cidade onde ele foi bispo durante 27 anos está adornada com pôsteres do papa em ônibus e postes de luz, e aguarda uma das maiores multidões desde seu funeral em 2005, quando milhões foram prestar suas homenagens.

Grandes torres de TV estão sendo erguidas ao longo da Via Della Conciliazione, o bulevar que leva do Rio Tibre ao Vaticano. No mínimo algumas centenas de milhares de pessoas são esperadas para a missa na praça de São Pedro no domingo, quando Bento 16, o sucessor de João Paulo II, pronunciará uma fórmula latina declarando um dos papas mais populares da história um “abençoado” da Igreja.

Com informações Correios do Brasil

Cassação do Prefeito: Decisão do TRE ainda não foi publicada

Pagina inicial do Diario da Justiça Eletrônico
O Tribunal Regional Eleitoral – TRE ainda não publicou a decisão que negou provimento aos Embargos de Declaração do Prefeito de Altaneira.

A decisão final dos Embargos pelo Pleno do TRE se deu apenas no último dia 26 com o voto do Juiz Raimundo Nonato Silva Santos. Por maioria de votos o TRE manteve a cassação dos mandatos do Prefeito e Vice Prefeito.

A ata do julgamento já foi publicada, no entanto a informação registrada no sistema de acompanhamento processual do TRE é que os autos se encontram com o Relator para elaboração do Acórdão.

O Acórdão é resumo da decisão do TRE e deve ser publicado na próxima semana, somente após a publicação será analisada a admissibilidade do Recurso Especial apresentada pelo Vice-Prefeito.

O Prefeito tentará aproveitar o recurso do seu Vice para pleitear uma liminar no TSE visando o seu retorno.

Recentemente o TSE negou liminar aos Prefeitos, de Umirim e Alcântaras que continuam afastados dos respectivos cargos.

A expectativa dos advogados que acompanham o processo em Fortaleza é que a data das eleições em Altaneira sejam marcadas até o final de maio. 

Leia também:


Câmara intinerante de Altaneira realiza mais uma reunião

Por José Nicolau

Será realizado neste sábado, dia 30 de abril a quinta reunião da Câmara Itinerante com o propósito de discutir e apresentar propostas com o intuito de reformular a Lei Orgânica do Município junto a representantes da sociedade.

O evento está previsto para acontecer as 09h00 da manhã no Centro de Referência e Assistência Social – CRAS. Aqui estarão presentes representantes da Fundação Educativa e Cultural ARCA, Secretaria do Trabalho e Ação Social, Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo, bem como também da Associação Beneficente de Altaneira – ABA, entidade mantenedora da Rádio Comunitária Altaneira FM, Secretaria de Saúde, Conselho Tutelar e Agente Pró-Cidadania.

Às 16h00 da tarde, no mesmo espaço será a vez das Instituições Religiosas, quais sejam, Igreja Católica, Igreja Assembléia de Deus – Templo Central, Assembléia de Deus – Ministério de Madureira, Assembléia de Deus- Impactando as Nações, Igreja Batista Renovada, Igreja Internacional da Graça de Deus e Igreja Congregação Cristã no Brasil.

Na oportunidade, serão colhidas todas as propostas de reformulação inerente a cada setor da sociedade e, colocadas a disposição da Comissão Especial de Advogados que, não sem razão irá analisá-las verificando o teor de constitucionalidade. Após essa etapa serão encaminhadas para apresentação e votação em plenário.

Santo do Dia: São José Benedito Cotolengo

São José Benedito
1786 - 1842

José Benedito Cotolengo nasceu em Brá, na província de Cuneo, no norte da Itália, no dia 3 de maio de 1786. Foi o mais velho dos doze filhos de uma família cristã muito piedosa. Ele tinha apenas cinco anos quando sua mãe o viu medindo os quartos da casa com uma vara, para saber quantos doentes pobres caberiam neles. Dizia que, quando crescesse, queria encher sua casa com esses necessitados, fazendo dela "seu hospital". O episódio foi um gesto profético. Na cidade de Brá, ainda se conserva tal casa.

Com dezessete anos, ingressou no seminário e, aos vinte e cinco, se ordenou sacerdote na diocese de Turim. Seu ministério foi marcado por uma profunda compaixão pelos mais desprotegidos, esperando sempre a hora oportuna para concretizar os ideais de sua vocação.

Em 1837, padre José Benedito foi chamado para ministrar os sacramentos a uma mulher grávida, vítima de doença fatal. Ela estava morrendo e, mesmo assim, os hospitais não a internaram, alegando que não havia leitos disponíveis para os pobres. Ele nada pôde fazer. Entretanto, depois de ela ter morrido e ele ter confortado os familiares, o padre se retirou para rezar. Ao terminar as orações, mandou tocar os sinos e avisou a todos os fiéis que era chegada a hora de "ajudar a Providência Divina".

Alugou uma casa e conseguiu colocar nela leitos e remédios, onde passou a abrigar os doentes marginalizados, trabalhando, ele mesmo, como enfermeiro e buscando recursos para mantê-la, mas sem abandonar as funções de pároco. Era tão dedicado aos seus fiéis a ponto de rezar uma missa às três horas da madrugada para que os camponeses pudessem ir para seus campos de trabalho com a Palavra do Senhor cravada em seus corações.

Os políticos da cidade, incomodados com sua atuação, conseguiram fechar a casa. Mas ele não desistiu. Fundou a Congregação religiosa da Pequena Casa da Divina Providência e as Damas da Caridade ou Cotolenguinas, com a finalidade de servir os pequeninos, os deficientes e os doentes. Os fundos deveriam vir apenas das doações e da ajuda das pessoas simples. Padre José Benedito Cotolengo tinha como lema "caridade e confiança": fazer todo o bem possível e confiar sempre em Deus. Comprou uma hospedaria abandonada na periferia da cidade e reabriu-a com o nome de "Pequena Casa da Divina Providência".

Diante do Santíssimo Sacramento, padre José Benedito e todos os leigos e religiosos, que se uniram a ele nessa experiência de Deus, buscavam forças para bem servir os doentes desamparados, pois, como ele mesmo dizia: "Se soubesses quem são os pobres, vós os servirias de joelhos!". Morreu de fadiga, no dia 30 de abril de 1842, com cinqüenta e seis anos.

A primeira casa passou a receber todos os tipos de renegados: portadores de doenças contagiosas, físicas e psíquicas, em estado terminal ou não. Ainda hoje abriga quase vinte mil pessoas, servidas por cerca de oitocentas irmãs religiosas e voluntárias. A congregação pode ser encontrada nos cinco continentes, e continua como a primeira: sem receber ajuda do Estado ou de qualquer outra instituição. O padre José Benedito Cotolengo foi canonizado por Pio XI em 1934, e sua festa litúrgica ocorre no dia 30 de abril.

Com informações Paulinas On line



29 de abril de 2011

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente promove Fórum de Ação de Mobilização em Altaneira

Auditório do CRAS recebeu boa participação popular
A Secretaria de agricultura e meio ambiente de Altaneira promoveu no dia 27/04/2011 (quarta feira) em parceria com a Funasa, Secretaria das Cidades e Consorcio DGH nas dependências do auditório do CRAS o 1º. Forum de Ação de Mobilização do Município de Altaneira, o evento contou com a participação de varias instituições e entidades do Município.

"A finalidade do evento foi trazer a realidade a tona e nada melhor que reunir todos os seguimentos em um unico evento, mais uma vez o tema principal foi o meio ambiente e PMSB (Plano Municipal de Saneamento Basico). Para entender melhor este plano é o seguinte: Esse plano tem com objeto estabelecer um plano municipal de saneamento basico urbano e rural para os proximos 30 anos, dentro destas ações de saneamento, diagnostico situacional sobre a realidade do saneamento nas comunidades e facilitar a captação de recursos para a execução de programas, projetos e obras" disse o Secretário.

O processo incluirá poder público municipal e principalmente a participação da comunidade. Dentro desta mesma visão foi criado o Conselho Popular de Saneamento Básico, formado por vários representantes de instituições e entidades. Aproveitando a ocasião foi destacado o papel da comunidade dentro deste plano e a inclusão da mesma.

"Os próximos eventos aconteceram também com a participação de todos. Participe! opine! colabore! venha construir conosco este trabalho!" conclama o Secretário Ceza Cristóvão.


Aproveitando o ensejo o Secretário Ceza Cristóvão apresentou a nova logomarca da sua Secretaria.


Confira fotos do evento:

Santo do Dia: Santa Catarina de Sena

Santa Catarina de Sena
1347-1380
Catarina era apenas uma irmã leiga da Ordem Terceira Dominicana. Mesmo analfabeta, talvez tenha sido a figura feminina mais impressionante do cristianismo do segundo milênio. Nasceu em 25 de março de 1347, em Sena, na Itália. Seus pais eram muito pobres e ela era uma dos vinte e cinco filhos do casal. Fica fácil imaginar a infância conturbada que Catarina teve. Além de não poder estudar, cresceu franzina, fraca e viveu sempre doente. Mas, mesmo que não fosse assim tão debilitada, certamente a sua missão apostólica a teria fragilizado. Carregava no corpo os estigmas da Paixão de Cristo.

Desejando seguir o caminho da perfeição, aos sete anos de idade consagrou sua virgindade a Deus. Tinha visões durante as orações contemplativas e fazia rigorosas penitências, mesmo contra a oposição familiar. Aos quinze anos, Catarina ingressou na Ordem Terceira de São Domingos. Durante as orações contemplativas, envolvia-se em êxtase, de tal forma que só esse fato possibilitou que convertesse centenas de almas durante a juventude. Já adulta e atuante, começou por ditar cartas ao povo, orientando suas atitudes, convocando para a caridade, o entendimento e a paz. Foi então que enfrentou a primeira dificuldade que muitos achariam impossível de ser vencida: o cisma católico.

Dois papas disputavam o trono de Pedro, dividindo a Igreja e fazendo sofrer a população católica em todo o mundo. Ela viajou por toda a Itália e outros países, ditou cartas a reis, príncipes e governantes católicos, cardeais e bispos, e conseguiu que o papa legítimo, Urbano VI, retomasse sua posição e voltasse para Roma. Fazia setenta anos que o papado estava em Avignon e não em Roma, e a Cúria sofria influências francesas.

Outra dificuldade, intransponível para muitos, que enfrentou serenamente e com firmeza, foi a peste, que matou pelo menos um terço da população européia. Ela tanto lutou pelos doentes, tantos curou com as próprias mãos e orações, que converteu mais algumas centenas de pagãos. Suas atitudes não deixaram de causar perplexidade em seus contemporâneos. Estava à frente, muitos séculos, dos padrões de sua época, quando a participação da mulher na Igreja era quase nula ou inexistente.

Em meio a tudo isso, deixou obras literárias ditadas e editadas de alto valor histórico, místico e religioso, como o livro "Diálogo sobre a Divina Providência", lido, estudado e respeitado até hoje. Catarina de Sena morreu no dia 29 de abril de 1380, após sofrer um derrame aos trinta e três anos de idade. Sua cabeça está em Sena, onde se mantém sua casa, e seu corpo está em Roma, na Igreja de Santa Maria Sopra Minerva. Foi declarada "doutora da Igreja" pelo papa Paulo VI em 1970.

Com informações Paulinas On line


28 de abril de 2011

Vaga de parlamentar pertence a suplente da coligação, decide STF

Advogados e deputados na Sessão plenária do STF (Foto: Gervásio Baptista)
Por 10 votos a 1, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem (27/04) que a vaga decorrente do licenciamento de titulares de mandato parlamentar deve ser ocupada pelos suplentes das coligações, e não dos partidos. A partir de agora, o entendimento poderá ser aplicado pelos ministros individualmente, sem necessidade de os processos sobre a matéria serem levados ao Plenário.

Santo do Dia: Santo Agapito I

Santo Agapito I
+536

O bispo eleito para suceder o pontífice João II, na cidade de Roma, foi Agapito I, que se consagrou no dia 13 de maio de 535. O seu pontificado durou apenas onze meses e dezoito dias.

Nesse tão curto período do seu governo, o papa Agapito I elevou as finanças da Igreja; tomou decisões doutrinais importantes para a correta compreensão dos fundamentos do cristianismo e lutou com energia pela defesa da fé e dos bons costumes. Ele mandou queimar as bulas de Bonifácio II, condenatórias das doutrinas de Dióscoro, e negou aos hereges re-convertidos que conservassem seus cargos e benefícios, como pretendia o imperador Justiniano. Enfim, foi um papa zeloso e defensor da tradição católica.

Também proibiu que os bispos das Gálias, atuais França e Espanha, vendessem os bens de suas igrejas, até mesmo em caso de extrema necessidade. Excomungou Antimo, o patriarca de Constantinopla, que havia alcançado o patriarcado graças às intrigas da imperatriz Teodora, e nomeou em seu lugar Mena, um bispo católico, homem de fé e saber. Como revelou o próprio papa Agapito I, numa carta a Pedro, bispo de Jerusalém; era a primeira vez, desde os tempos apostólicos, que uma Igreja Oriental recebia como patriarca um bispo consagrado pelo papa.

Fundou, em Roma, uma academia de Belas Letras e várias escolas para adultos e crianças pobres, e distinguiu-se por sua inesgotável caridade.

Por fim, o papa Agapito I viajou para Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, na qualidade de embaixador do rei, na esperança, logo tornada desilusão, de fazer cessar a desastrosa guerra greco-gótica da Itália, estourada em 535. Porém quase foi condenado ao exílio pelo imperador Justiniano, decidindo voltar para Roma. Ocorreu, entretanto, que o papa Agapito I foi acometido por uma grave enfermidade, morrendo logo em seguida, no dia 22 de abril de 536. Seu funeral foi tal como nunca se vira em Constantinopla, tanto para um bispo quanto para um imperador. O corpo de santo Agapito I, papa e confessor, foi transladado para o Vaticano e enterrado no dia 17 de setembro do mesmo ano, no pátio da catedral de São Pedro, em Roma.

A santidade do papa Agapito I sempre foi muito lembrada pelos escritos de são Gregório Magno. Ele que é reverenciado pela Igreja no dia 28 de abril, como consta do Martirológio Romano.

Com informações Paulinas On line

27 de abril de 2011

"O debate sobre os feitos das duas administrações na Câmara" por José Nicolau

Na última sessão do mês corrente e sob os testes dos novos microfones os parlamentares de Altaneira pouco tiveram matérias para apresentarem, discutirem e, por conseguinte votarem. Para sermos mais precisos, apenas um requerimento de autoria do vereador Prof. Adeilton (PSDB), bem como um Projeto de Resolução tendo a Comissão Permanente como autora, foram colocados em discussão.

No entanto, o debate só veio a ganhar forças quando do momento em que o requerimento supracitado alusivo a solicitações de cópias das licitações inerentes a merenda escolar, transporte escolar, bem como também da limpeza urbana. Para o autor do requerimento o motivo para tal intento é buscar conhecer melhor as reais necessidades do município no que toca aos temas mencionados. O parlamentar reforçou na sua defesa que o desrespeito para com o Poder Legislativo continua acontecendo, uma vez que o seu último ato não foi atendido. Nesse sentido, pediu para que o Líder do Prefeito em Exercício, o Vereador Flávio Correia (PCdoB) possa atuar junto aos setores da Administração para que as ações parlamentares sejam atendidas.

O vereador Devaldo Nogueira (PSB) discorreu que requerimento ora apresentado é importante e, que deve ser atendido antecipadamente, pois isso impedirá que a prática imoral de outrora, a falta de respeito para com o legislativo volte a reinar.

Ainda aqui, o Líder do Prefeito em Exercício chegou a discursar que Administração deve prestar contas à comunidade, pois outrora se tinha vereadores com mochilas na boca. Para ele, se isso não vier a ocorrer deixará de apoiar a Administração.

Nesse contexto, o parlamentar Genival Ponciano (PSDB) afirmou que o discurso dos membros de oposição à atual Administração faz parte das bandeiras de luta dos que hoje estão no poder.

Para a vereadora Lélia de Oliveira (PCdoB) tais críticas são importantes e, desta feita, se possível, o Prefeito em Exercício virá ao Plenário prestar contas de suas ações.

Ainda aqui, o presidente em Exercício, o vereador Deza Soares (PCdoB) mencionou que na Administração do Prefeito afastado, Antônio Dorival de Oliveira (PSDB) houve superfaturamento de Obras e, nesse sentido discorreu que isso faz com que o requerimento tenha mais peso, pois evitará erros de outrora voltem a se repetir. Porém, o mesmo acredita que os erros não voltarão, uma vez que agora são nove parlamentares cobrando da Administração. Para ele, toda ação parlamentar que vier a cobrar do Executivo será sempre bem vinda, desde que seja com fundamentação.

Sem trabalhos na ordem do dia o presidente em Exercício apresentou um requerimento verbal solicitando a implantação de quebra molas entre os logradouros Padre Agamenon Coelho e a Praça. A presente solicitação vem da própria comunidade e o objetivo é, não sem razão, evitar acidentes, principalmente de motoqueiros que andam em alta velocidade. Nesse sentido, pediu que o líder do prefeito, o vereador Flávio Correia (PCdoB) interaja junto com o Secretário de Infraestrutura para que o mesmo seja atendido. 

Mais uma derrota do Prefeito de Altaneira na Justiça Eleitoral

Pleno do Tribunal Regional Eleitoral - TRE por 4 votos a 1 negou seguimento aos Embargos de Declaração do Prefeito de Altaneira (foto).

Através desses Embargos o Prefeito pretendia para atribuir-lhes efeito modificativo e reformar o acórdão do próprio TRE e, consequentemente a sentença de primeiro grau, restaurar os diplomas do prefeito e vice-prefeito, retornando-os aos respectivos cargos.

Votou pelo provimento dos Embargos do Prefeito apenas o Jurista Cid Marconi que também havia votado pela procedência do Recurso em julgamento anterior. O último Juiz a proferir o voto foi o Dr. Raimundo Nonato da Silva Santos que havia pedido vista após o voto do Dr. Cid Marconi.

O Prefeito está afastado do cargo há quase três meses, no entanto tentará retornar ao cargo através de Liminar no TSE aproveitando Recurso Especial apresentado pelo seu Vice, logo após a publicação do Acórdão do TRE.

Entenda o caso:

O prefeito, Antônio Dorival de Oliveira (PSDB), e seu vice, Francisco Fenelon Pereira (PSDB), tiveram seus mandatos cassados em 24 de fevereiro de 2010 por decisão do juiz da 53ª. Zona Eleitoral, Domingos José da Costa.

O magistrado considerou que Prefeito e vice teriam se utilizado ilegalmente da máquina administrativa, durante a campanha eleitoral de 2008.

Prefeito e vice-prefeito foram acusados de fazer uso pessoal dos vales-combustível do Município. O Magistrado entendeu que os automóveis teriam sido abastecidos com dinheiro público - por meio dos vales - para transportar eleitores até os comícios, na campanha eleitoral de 2008.

O Juiz Eleitoral determinou o afastamento do Prefeito e seu Vice e a posse imediata do Presidente da Câmara.

Os advogados do Prefeito apresentaram Recurso junto ao TRE e através de Medida Liminar em Ação Cautelar foi assegurado o retorno do Prefeito ao cargo até o julgamento final do processo.

No dia 06/12/20110 foi iniciado o Julgamento do Recurso e o mérito da Medida Cautelar. Inicialmente a Corte, por unanimidade, decidiu pela preliminar de nulidade da sentença, nos termos do voto do Relator. No mérito, o Relator votou pelo improvimento do Recurso e pela confirmação da sentença de primeiro grau, mantendo a cassação dos diplomas do Prefeito e seu Vice e, ainda, pela aplicação da sentença atacada em sua inteireza ao representado Lourival da Silva Bezerra e aos partidos da Coligação, em virtude de não ter havido interposição de recurso.

Após o voto do Relator, o Juiz Cid Marconi Gurgel de Souza, pediu vista antecipada dos autos, apresentando seu voto pelo provimento do Recurso, no entanto os demais membros do TRE acompanharam o voto do Relator pelo improvimento do Recurso e a manutenção da Sentença do Juiz Eleitoral.

O Acórdão do TRE é publicado no dia 13 de janeiro, no dia seguinte o Prefeito interpõe Embargos de Declaração e seu Vice apresenta Recurso Especial para o TSE.

Em 25 de janeiro o Relator do Recurso, Juiz Jorge Girão, nega efeitos suspensivos aos Embargos do Prefeito e determina o seu afastamento do cargo.

No dia 26 de janeiro o Prefeito ajuizou Ação Cautelar no TSE com pedido de Liminar; na mesma data a Ministra Cármen Lúcia, no exercício da Presidência negou a liminar e determinou o arquivamento da Ação Cautelar.

Somente no dia 01 de fevereiro o Cartório Eleitoral envia Ofício determinando a posse do Presidente da Câmara. No mesmo dia o Ministro Aldir Passarinho Junior indefere outro pedido de liminar do Prefeito no TSE, no entanto tal decisão só é conhecida no dia 09 de fevereiro, ocasião em que populares comemora nas ruas da cidade.

No dia 22 de fevereiro o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral – TRE, por maioria de votos, negou seguimento ao Agravo Regimental interposto pelo Prefeito e manteve Despacho do Juiz Relator Jorge Luís Girão Barreto que havia negado efeito suspensivo aos Embargos de Declaração.

Na mesma Sessão foi iniciado o Julgamento dos Embargos, após o voto do Relator e de mais dois Juizes o Juiz Cid Marconi Gurgel de Sousa pede vistas dos autos.

Os advogados do Prefeito interpõem Agravo Regimental junto ao TSE. Em Sessão Plenária, realizada em 17 de março, o TSE, por unanimidade, negou provimento ao recurso do Prefeito e manteve seu afastamento do cargo.

O Julgamento dos Embargos no TRE foi reiniciado na sessão do último dia 05 quando o Juiz Cid Marconi apresentou seu voto divergente e logo após a leitura do voto o Juiz Raimundo Nonato Silva Santos pediu vista dos autos.

Na tarde de ontem (26/04) o Juiz Raimundo Nonato Silva Santos apresentou o seu voto pelo improvimento dos Embargos, encerrando, assim o julgamento no TRE.

Além da cassação dos mandatos do Prefeito e seu vice, o TRE confirmou a aplicação de multas nos seguintes valores:

- Prefeito: R$ 21,3 mil
- Vice-prefeito: R$ 10,6 mil
- Chefe do Almoxarifado: R$ 10,6 mil
- Partidos da coligação: R$ 53,2 mil 

Comissão apresenta novo Regimento da Câmara de Altaneira

Foi apresentado na Sessão Plenária da Câmara Municipal de Altaneira, realizada na tarde de ontem (26/04) o Projeto de Resolução nº. 005/2011 que dispõe sobre o novo Regimento Interno do Legislativo Municipal.

O Projeto foi elaborado com a Assessoria da Comissão de Jurista nomeada pelo Presidente em Exercício composta por Juraci Rufino, Raimundo Soares, José Derisvaldo, João Paulo e Paula Hayanne.

O vereador Professor Adeilton, Relator da Comissão Permanente, defendeu o Projeto Plenário, afirmando que o Regimento ainda é muito extenso, mas irá modernizar as ações do parlamento municipal. Disse ainda que o projeto ainda não está fechado e que seria importante a apresentação emendas pelos demais parlamentares.

O vereador Deza Soares, que exerce interinamente a Presidência da Casa, afirmou que não irá medir esforços para conclusão dos trabalhos tanto da reforma do Regimento Interno quanto da revisão da Lei Orgânica que ainda discute com a comunidade.

O Projeto de Resolução que dispõe sobre o Regimento Interno retornará à Comissão Permanente para apresentação de Emendas pelos demais vereadores.

A Comissão Permanente é Presidente pelo Vereador Antonio Henrique e tem como Secretário o Vereador Flavio Correia.

O Regimento Interno da Câmara estabelece normas sobre o funcionamento do Legislativo Municipal, disciplinado a posse do Prefeito e vereadores, o processo legislativo, as votações, os debates e institui as comissões dentre outros.

Regimento Interno é uma das mais importantes normas do Parlamento, daí a dedicação especial dos vereadores e Assessores.

Para entrar em vigor o novo Regimento precisa ser aprovado em Plenário e promulgado pela Presidência da Câmara.

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Altaneira envia Convite para Ação de Mobilização Social

Santo do Dia: Santa Zita

Santa Zita
1218-1278
Zita nasceu em 1218, no povoado de Monsagrati, próximo a Luca, e, como tantas outras meninas, ela foi colocada para trabalhar em casa de nobres ricos. Era a única forma de uma moça não se tornar um peso para a família, pobre e numerosa. Ela não ganharia salário, trabalharia praticamente como uma escrava, mas teria comida, roupa e, quem sabe, até um dote para conseguir um bom casamento, se a família que lhe desse acolhida se afeiçoasse a ela e tivesse interesse em vê-la casada.

Zita tinha apenas doze anos quando isso aconteceu. E a família para quem foi servir não costumava tratar bem seus criados. Ela sofreu muito, principalmente nos primeiros tempos. Era maltratada pelos patrões e pelos demais empregados. Porém agüentou tudo com humildade e fé, rezando muito e praticando muita caridade. Aliás, foi o que tornou Zita famosa entre os pobres: a caridade cristã. Tudo que ganhava dos patrões, um pouco de dinheiro, alimentos extras e roupas, dava aos necessitados. A conseqüência disso foi que, em pouco tempo, Zita dirigia a casa e comandava toda a criadagem. Conquistou a simpatia e a confiança dos patrões e a inveja de outros criados.

Certa vez, Zita foi acusada de estar dando pertences da despensa da casa para os mendigos, por uma das criadas que invejavam sua posição junto aos donos da mansão. Talvez não fosse verdade, mas dificilmente a moça poderia provar isso aos patrões. Assim, quando o patriarca da casa perguntou o que levava escondido no avental, ela respondeu: "são flores", e soltando o avental uma chuva delas cobriu os seus pés. Esta é uma de suas tradições mais antigas citadas pelos seus fervorosos devotos.

A sua vida foi uma obra de dedicação total aos pobres e doentes que durou até sua morte, no dia 27 de abril de 1278. Todavia, sua interferência a favor deles não terminou nesse dia. O seu túmulo, na basílica de São Frediano, conserva até hoje o seu corpo, que repousa intacto, como foi constatado na sua última exumação, em 1652, e se tornou um lugar de graças e de muitos milagres comprovados e aceitos. Acontecimentos que serviram para confirmar sua canonização em 1696, pelo papa Inocêncio XII.

Apesar da condição social humilde e desrespeitada, a vida de santa Zita marcou de tal forma a história da cidade que ela foi elevada à condição de sua padroeira. E foi uma vida tão exemplar que até Dante Alighieria a cita na Divina Comédia. O papa Pio XII proclamou-a padroeira das empregadas domésticas.

Com informações Paulinas On line


26 de abril de 2011

TRE conclui julgamento dos Embargos do Prefeito

Acompanhamento Processual dos Embargos de Declaração do
Prefeito de Altaneira no TRE
O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral - TRE conclui na tarde de hoje (26/04) o julgamento dos embargos do Prefeito de Altaneira. Por 4 votos a 1 foi indeferido o pedido.

O ultimo Juiz a proferiu o voto foi o Dr. Raimundo Nonato Silva Santos que havia pedido vista dos autos.

Maiores detalhes amanhã.

Prefeito em Exercício determina abertura de rua desviando trânsito do Campo da AEA

O secretário de Governo Ariovaldo Soares e o prefeito em exercício Raimundim no local da abertura da rua (Foto: Raimundo Soares Filho)
O prefeito em exercício Raimundo Rodrigues da Mota assinou Decreto na tarde de ontem (25/04) declarando de utilidade pública para fins de desapropriação uma área de terra nas proximidades do Campo da AEA para fins de abertura da Rua Dr. Antonio Evandro Bitu em atendimento aos desportista locais.

Raimundim justificou que a abertura desviará o fluxo de veículo do Campo de Futebol da AEA e que a citada área desapropriada constituirá melhoramento na qualidade de vida da comunidade e de toda municipalidade em especial dos desportistas.

No mesmo ato foi determinada a avaliação do imóvel e autorizada a Procuradoria Geral do Município a adotar as providências legais para a efetivação da referida desapropriação.

O secretário municipal de Infraestrutura Antonio Leite disse que já manteve contato com o proprietário do imóvel e que a desapropriação será de forma amigável e até o final de maio a rua será aberta.

O presidente da AEA José Humberto agradeceu ao Prefeito pelo atendimento da solicitação e disse que todos os desportistas altaneirenses estão felizes pois é luta de quase 10 anos pela abertura da rua e desvio do fluxo de veículos da margem do campo, propiciando assim que o campo atinge a marca de 60 metros de largura.

A abertura da rua está prevista na Lei Municipal nº. 354 de 2001.

Estudante de Jornalismo lança Blog

Pagina inicial do Blog Mau Começo
A estudante altaneirense Alana Maria Soares, seguindo exemplo de milhares de estudantes pelo Brasil afora também lançou seu Blog na rede mundial.

No primeiro artigo lançado no último dia 24/04 Alana demonstra seu interesse pelo mundo virtual anuncia que adora compartilhar experiências e gostos. Diz ainda que o leitor encontrará dicas e resenhas de filmes, livros, cd’s além de comentários sobre o que acontece de importante e/ou interessante no Brasil e no mundo.

Avisa também que os critérios de noticiabilidade serão utilizados neste blog, porém terão uma pitada sua, ou seja, o que achar interessante a compartilhar aparecerá no seu Blog.

Sobre o título do blog diz: “Basicamente, não sei. Acho que tirei essa idéia para o blog ao ler o primeiro livro da série Desventuras em Série”, simples assim.

Santo do Dia: Santo Anacleto

Santo Anacleto
76-88

Eis uma curiosidade com relação ao santo venerado nesta data: seus dados biográficos se embaralharam ao serem transcritos século após século.

Papa Anacleto teve sua vida contada como se ele "fosse dois": papa Anacleto e papa Cleto, comemorados em datas diferentes, 26 de abril e 13 de julho.

O engano, que passou também pelo cuidadoso Barônio, parece ter sido de um copista, que teria visto abreviado em alguma lista dos papas o nome de Anacleto por Cleto e julgou que deveria colocar novamente o nome apagado de Anacleto sem excluir a abreviação. Após a revisão dos anos 1960, como conseqüência dos estudos de Duchesne, verificou-se que se tratavam da mesma pessoa e a data de julho foi eliminada.

Ele foi o segundo sucessor de são Pedro e foi o terceiro papa da Igreja de Roma, governou entre os anos 76 e 88. Anacleto nasceu em Roma e, durante o seu pontificado, o imperador Domiciano desencadeou a segunda perseguição contra os cristãos.

Ele mandou construir uma memória, isto é, um pequeno templo na tumba de São Pedro. Morreu mártir no ano 88 e foi sepultado ao lado de são Pedro.

Com informações Paulinas On line

25 de abril de 2011

Julgamento adiado

Por motivos de saúde o Dr. Raimundo Nonato não compareceu a Sessão Plenária na tarde de hoje (25/04), desta forma o julgamento dos embargos do Prefeito de Altaneira foi adiado mais uma vez. 

Maiores detalhes amanhã!

TRE pode concluir julgamento dos Embargos do Prefeito hoje

Pauta de Julgamentos do TRE para a Sessão de 25/04/2011

Consta na Pauta de Julgamento Tribunal Regional Eleitoral – TRE para a Sessão de hoje (25/04) os Embargos de Declaração do Prefeito de Altaneira.

Através desses embargos a defesa do Prefeito tenta reverter decisão do próprio TRE que confirmou a cassação dos mandatos do Prefeito e seu Vice por cinco votos a um.

O Julgamento dos Embargos foi iniciado no dia 22 de fevereiro não sendo concluído em virtude do pedido de vista do Juiz Cid Marconi Gurgel de Sousa.

O Julgamento foi reiniciado na sessão do último dia 05 quando o Juiz Cid Marconi apresentou seu voto divergente e logo após a leitura do voto o Juiz Raimundo Nonato Silva Santos pediu vista dos autos.

Conforme se vê pelo resumo da pauta acima (clique na imagem para ampliar) dos seis membros do TRE, três juízes votaram contrário ao pleito do Prefeito e apenas o Juiz Cid Marconi votou de forma divergente, mantendo assim sua posição do primeiro julgamento.

O Dr. Raimundo Nonato Silva Santos não estava presente na Sessão que iniciou o Julgamento, a prática no TRE nesses casos é o Juiz não votar, mas como ele pediu vistas para analisar as razões dos Embargos pode apresentar seu voto hoje.

O Juiz Raimundo Nonato é conhecido no TRE por ser implacável em relação a práticas de condutas vedadas e compra de votos, recentemente foi Relator do Recurso em que o TRE cassou o mandato do Prefeito de Antonina do Norte.

Infelizmente não acompanharemos o julgamento no TRE, mas comunicaremos o resultado logo após o encerramento da Sessão.

Padre Cícero: pastor, político e estrategista por Antonio Vicelmo

Padre Cícero passeia em carro aberto no centro
de Juazeiro do Norte - foto Thiago Gaspar
Na época em que Padre Cícero foi rezar a Missa do Galo, Juazeiro era uma pequena vila formado por um aglomerado de casas de taipa e uma capelinha erigida pelo primeiro capelão, padre Pedro Ribeiro de Carvalho, em honra a Nossa Senhora das Dores, padroeira do lugar. Uma vez instalado, Cícero tratou inicialmente de melhorar o aspecto da capelinha, adquirindo várias imagens com as esmolas arrecadadas junto aos fiéis.

Depois, tocado pelo ardente desejo de conquistar o povo que lhe fora confiado por Deus, desenvolveu intenso trabalho pastoral com pregação, conselhos e visitas domiciliares, como nunca se tinha visto na região. Dessa maneira, rapidamente ganhou a simpatia dos habitantes, passando a exercer grande liderança na comunidade. Paralelamente, agindo com muita austeridade, cuidou de moralizar os costumes da população, acabando pessoalmente com os excessos de bebedeira e com a prostituição no local.

Foi preciso muita habilidade do sacerdote para que as romarias iniciadas a partir do episódio do suposto milagre não fossem vistas como atos de fanatismo pela Igreja. Em cartas para dom Joaquim, bispo do Ceará, Padre Cícero justificava o movimento de fiéis como manifestações em honra à Nossa Senhora das Dores.

Havia motivo para tantos cuidados. O século XIX foi marcado pela romanização, movimento dirigido pela hierarquia eclesiástica católica. No Brasil, uma das principais preocupações da romanização era afastar os fiéis do catolicismo luso-brasileiro, marcadamente devocional, e orientá-los para a prática do catolicismo romano, com ênfase no aspecto doutrinário e sacramental. A estratégia pastoral do episcopado constituiu em apossar-se dos santuários e centros de devoção popular e entregá-los à direção de institutos religiosos europeus. Os bispos então tomavam uma postura vigilante, em especial depois do que havia ocorrido em Canudos (com a comunidade formada por Antônio Conselheiro) e Pedra Bonita (em que um movimento religioso de cunho sebastianista perpetuou sacrifícios humanos).

Restaurada a harmonia, o povoado experimentou, então, os passos de crescimento, atraindo gente curiosa por conhecer Juazeiro e o padre que aos poucos ganhava a fama de protetor dos pobres e desvalidos.

Padre Cícero era filiado ao extinto Partido Republicano Conservador (PRC). Foi o primeiro prefeito de Juazeiro do Norte, em 1911, quando o povoado foi elevado à cidade. Em 1926, foi eleito deputado federal, porém não chegou a assumir o cargo.

Em 4 de outubro de 1911, Padre Cícero e outros 16 líderes políticos da região se reuniram em Juazeiro do Norte e firmaram um acordo de cooperação e apoio mútuos, bem como o compromisso de apoiar o governador Nogueira Accioly. O encontro recebeu a alcunha de "Pacto dos Coronéis", sendo apontado como uma importante passagem na história do coronelismo brasileiro.

Em 1913, o sacerdote foi destituído do cargo de prefeito pelo governador Marcos Franco Rabelo, voltando ao poder em 1914, quando Franco Rabelo foi deposto no evento que ficou conhecido como Sedição de Juazeiro. Foi eleito, ainda, vice-governador do Ceará.

No final da década de 1920, Padre Cícero começou a perder a sua força política, que praticamente acabou depois da Revolução de 1930. Seu prestígio como santo milagreiro, porém, aumentaria cada vez mais.

Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, era devoto de Padre Cícero e respeitava as suas crenças e conselhos. Os dois se encontraram uma única vez, em Juazeiro do Norte, no ano de 1926. Naquele ano, a Coluna Prestes percorria o interior do Brasil desafiando o Governo Federal. Para combatê-la, foram criados os chamados Batalhões Patrióticos, comandados por líderes regionais que muitas vezes arregimentavam cangaceiros e jagunços.

Existem duas versões para o encontro entre Lampião e Padre Cícero. Na primeira versão, difundida por Billy Jaynes Chandler, o sacerdote teria convocado Lampião para se juntar ao Batalhão Patriótico de Juazeiro, recebendo, em troca anistia de seus crimes e a patente de capitão. Na outra versão, defendida por Lira Neto e Anildomá Willians, o convite teria sido feito por Floro Bartolomeu sem que Padre Cícero soubesse. O certo é que o bando deixou Juazeiro sem enfrentar a Coluna.

Santo do Dia: São Marcos

São Marcos
Século I
O evangelho de são Marcos é o mais curto se comparado aos demais, mas traz uma visão toda especial, de quem conviveu e acompanhou a paixão de Jesus quando era ainda criança.

Ele pregou quando seus apóstolos se espalhavam pelo mundo, transmitindo para o papel, principalmente, as pregações de são Pedro, embora tenha sido também assistente de são Paulo e são Barnabé, de quem era sobrinho.

Marcos era judeu, da tribo de Levi, filho de Maria de Jerusalém, e, segundo os historiadores, teria sido batizado pelo próprio São Pedro, fazendo parte de uma das primeiras famílias cristãs de Jerusalém. Ainda menino, viu sua casa tornar-se um ponto de encontro e reunião dos apóstolos e cristãos primitivos. Foi na sua casa, aliás, que Cristo celebrou a última ceia, quando instituiu a eucaristia, e foi nela, também, que os apóstolos receberam a visita do Espírito Santo, após a ressurreição.

Mais tarde, Marcos acompanhou são Pedro a Roma, quando o jovem começou, então, a preparar o segundo evangelho. Nessa piedosa cidade, prestou serviço também a são Paulo, em sua primeira prisão. Tanto que, quando foi preso pela segunda vez, Paulo escreveu a Timóteo e pediu que este trouxesse seu colaborador, no caso, Marcos, a Roma, para ajudá-lo no apostolado.

Ele escreveu o Evangelho a pedido dos fiéis romanos e segundo os ensinamentos que possuía de são Pedro, em pessoa. O qual, além de aprová-lo, ordenou sua leitura nas igrejas.

Seu relato começa pela missão de João Batista, cuja "voz clama no deserto". Daí ser representado com um leão aos seus pés, porque o leão, um dos animais símbolos da visão do profeta Ezequiel, faz estremecer o deserto com seus rugidos.

Levando seu Evangelho, partiu para sua missão apostólica. Diz a tradição que são Marcos, depois da morte de são Pedro e são Paulo, ainda viajou para pregar no Chipre, na Ásia Menor e no Egito, especialmente na Alexandria, onde fundou uma das igrejas que mais floresceram.

Ainda segundo a tradição, ele foi martirizado no dia da Páscoa, enquanto celebrava o santo sacrifício da missa. Mais tarde, as suas relíquias foram trasladadas pelos mercadores italianos para Veneza, cidade que é sua guardiã e que tomou são Marcos como padroeiro desde o ano 828.

Com informações Paulinas On line

24 de abril de 2011

A Política do anonimato em Altaneira

Pagina de moderação de Comentários
Dizem os mais velhos que desde os tempos da antiga Vila Santa Tereza os moradores costumavam mandar bilhetes anônimos relatando fatos que deveriam permanecer em segredos de seus vizinhos e amigos, as vezes até de parentes mais próximos.

Nos tempos dos parques de diversões, na Festa de Outubro, era comum as mensagens e dedicatória de músicas para moças e rapazes sem que o mandante fosse identificado pelo locutor, as vezes a mensagem terminava assim: “de alguém que te ama muito”.

Na década de oitenta pichações em paredes se espalhavam pela cidade sem que os "artistas" fossem identificados.

Já nos anos 90 eram os "jornaizinhos", distribuídos nas residências e repartições públicas,  escancarando desmandos da administração e desvios de conduta dos administradores que despertavam a curiosidade dos altaneirenses.

Atualmente os anônimos dominam o sítio de relacionamento Orkut, aqui também não é diferente, apenas nesses primeiros meses do ano já são mais de 100 comentários anônimos, a maioria traz um posição correta dos fatos e outros desabafos ofensivos.

Decidimos por moderar os comentários exatamente em virtude dessa prática do anonimato em nossa cidade, no entanto para mostrar que não existem razões para tanto anonimato decidimos publicar abaixo os últimos comentários anônimos, excluindo, é claro, aqueles ofensivos. 

As principais vítimas de ataques são o administrador do Blog, os prefeitos afastados e em exercício e os diretores da Rádio Altaneira FM.

Vejamos:

nada mudou na cultura antes os movimentos culturais nao tinha apoio e continua sem
Por Anônimo em Os Caretas de Altaneira em 23/04/11

num entendo como um ateu de carteirinha publica todo dia a historia fantasiosa de um suposto santo.
Por Anônimo em Santo do Dia em 23/04/11
           
Eu pensei que era os vereadores de altaneira que já tinham abandonado o barco do prefeito cassado
Por Anônimo em Vereadores do PSDB anunciam saída do partido em 23/04/11
           
Ki porra eh essa. pq naum decide logo isso e da as contas desse fdp... Altaneira merece respeito Kro
Por Anônimo em TRE adia julgamento do Prefeito mais uma vez em 12/04/11
           
"E a novidade que seria um sonho O milagre risonho da sereia Virava um pesadelo tão medonho Ali naquela praia, ali na areia A novidade era a guerra Entre o feliz poeta e o esfomeado Estraçalhando uma sereia bonita Despedaçando o sonho pra cada lado".
Por Anônimo em Diretoria da Rádio Altaneira FM corta transmissão da Câmara e divulga Nota em 10/04/11
           
E triste saber que sempre tive razão para distinguir o caracter do homem politico e do cidadão comum , mas fico feliz pois alguem teve coragem para bater de frente com esse coronelismo recem nascido que quer sugar as ideologias e as razões do nosso povo.E lamentavel saber que so mudamos a forma mais a formula comtinua a mesma.
Por Anônimo em Diretoria da Rádio Altaneira FM corta transmissão da Câmara e divulga em 10/04/11
           
Há dez anos atrás nascia uma associação chamada ARCA, dentre seus parceiros e fundadores está o nosso atual Presidente da Camâra Municipal de Altaneira Deza que dentre varias outras pessoas estava ali como PARCEIRO. Hoje ele continua o mesmo parceiro, nao mudou de posição. Mas se vocês nao sabem o que esta em jogo é a Radio (ABA) e nao ARCA agora diante de tantas renucias eu vos pergunto: - Deza foi um GRANDE PARCEIRO DA RADIO? - como a radio poderia se manter se nao fosse atraves de apoios culturais? - sera que nao seria injusto descumprir o estatuto? - e as outras entidades que sabem que o estatuto so dar direito a uma hora semanalmente e que para usar mais de uma hora CONTRIBUE com a manutençao da rádio, como se sentiriam?
Por Anônimo em Diretoria da Rádio Altaneira FM corta transmissão da Câmara e divulga nota em 07/04/11
           
afinal, pq ñ decide d uma vez quem fica ou quem saí???? e pq tantas "pautas"? pq ñ resolve d uma vez só?
Por Anônimo em Direto do Plenário do TRE: Embargos do Prefeito de Altaneira em 05/04/11
           
Conheço Altaneira há mais de 15 anos e acompanho o seu crescimento, principalmente nesses últimos seis anos, qualquer pessoa de bom senso ver as transformações da bela Cidade Alta. A Altaneira de hoje é o reflexo do descaso, salários atrazados, falta de respeito e muita humilhação aos servidores concursados e que não acompanha ao grupo que estar no poder, muita gente mandando e pouca ação em favor do povo. Nesta semana estive em Altaneira e vi in loco o quanto os administradores estão tratando do povo tão hospitaleiro e ordeiro de lá: A cidade suja, estradas sem manutenção, pagamentos do funcionários atrazados e quando pagos com descontos irregulares, muita gente mandando e sem saber administrar, a Banda de Música, que é uma referência na região, não se reuniu uma vez depois que a atual administração assumiu, professores sendo derespeitados, e funcionários concursados ficando em casa, pois eles preferem lotar pessoas sem qualificação profissional para assumir os seus lugares
Por Anônimo em Direto do Plenário do TSE: Recurso do Prefeito de Altaneira em 17/03/11
           
Olha...Não sou de Altaneira, mais tenho acompanhado os momentos dificil que se estar na cidade. Realmente falta competência para os novos secretários, colocaram um Motorista para a Secretaria de Saúde, acho que não tem nada vê. O certo é colocar alguém que saiba e não se perca perante essas situações acima. Espero que resolvam logo isso, pois a nossa imagem, ou seja, a imagem dos 40 está se queimando, devido pessoas que não sabem administrar.
Por Anônimo em "Altaneira está estranha e ANORMAL" em 14/03/11

Professores de Altaneira são conropidos pele nova Administração, não recebem por completo suas sacrificantes horas aulas ministrada neste ultimo mês, Secretária petulante não tem respeito por ninguém.A competente incontestável.
Por Anônimo em "Altaneira está estranha e ANORMAL" em 12/03/11
           
É verdade, antes eram os tucanos que furavam fila, hoje são os pé de boi, é a única diferença. E que tiraram um Biólogo e colocaram um carreteiro. Bela troca não? Pode ser que ele sirva para transportar os medicamentos que faltam!
Por Anônimo em "Altaneira está estranha e ANORMAL" em 12/03/11
           
ALTANEIRA,,,,,,, sera que os "filhos" de ALTANEIRA, que realmente gostam de sua terra estão feliz com tantas baixarias e sede de poder...lembrem-se caros leitores ALTANEIRA não é de um grupo ela é feita por todos que vivem no Município, por aqueles que acreditam em verdadeiras melhorias, Altaneira é feita de gente trabalhadora, de pessoas pobres, que precisam trabalhar sustentar suas famílias, o que falta é amor no coraçào de quem governa e de quem apóia medidas de perseguição.. realmente quem esta fazendo isso não sabe o significado da palavra humildade E união, pois o mundo é redondo justamente pelo fato de que tudo pode se cruzar, então vai Uma dica governem com o coração e dificilmente irão erra e a magdala fica esse detalhe: TER DEUS NO CORAÇÃO SIGNIFICA ACIMA DE TUDO AMAR O PRÓXIMO E PERDOAR ESSE É UM DOS PRINCÍPIOS DE SEGUIR O EVANGÉLIO SEGUNDO JESUS NUNCA ESQUEÇA DISSO..E AOS GONVERNANTES MAIS HUMILDADE...POIS O MAIOR HOMEM DA TERRA FOI PERSEGUIDO INJUSTAMENTE MAIS NUNCA Veja mais...
Por Anônimo em Dra. Magdala comenta problemas na Secretaria de Saúde em 27/02/11
           
Realmente é estranho, para o ex-gestor, ver Altaneira "com seis prefeitos"(como o próprio relatou), já que na sua gestão o poder foi concentrado em pequeno grupo familiar do mesmo... Agora Altaneira está se democratizando, pois o poder estar descentralizado(e não com seis prefeitos...rs) nas mãos do povo, os quais foram oprimidos por décadas na "ditadura" de sucessão do poder em um única família. Ah...e quanto ao pagamento dos merecedores garis, não haverá omissões.Afinal é um compromisso do atual prefeito valorizar esta classe de trabalhadores, afinal ele também já, honrosamente, fez parte durante o percurso de sua jornada profissional. Obrigada pelas críticas, são elas que nos fazem melhorar!
Por Anônimo em Em tom de despedida Prefeito cassado concede entrevista na Rádio Altaneira FM em 24/02/11
           
Ola eu quero aqui dizer algo.. nao sobre o texto acima. Eu queria apenas, falar sobre a banda de musica municipal. Os pagamentos da mesma sempre foram pagos atrasado.. ex: mes de setembro se pagava em outubro.. de novembro em dezembro.. etc Acontece que os integrantes da banda de musica prestaram serviço o mes de dezembro.. onde reberiam o pagamento deste mes em janeiro, mais como era recesso.. nao houve pagamento, ficando para ser efetuado em fevereiro. Acontece que este pagamento nao foi feito ate o momento. Gostaria que voceis analisassem isso, para poderem corrigir esta pequena falha, da administraçao que deixava em falta o cumprimento para o pagamento com a banda de musica municipal de altaneira. Agradeço desde ja aos secretarios da gestao atual,caso tomem providencias quanto a isso. Pois os integrantes da banda de musica precisam do seus pagamentos. Abraços
Por Anônimo em Secretário Municipal de Governo presta esclarecimentos na Câmara em 23/02/11
           
Sempre vai existir diferenças na política tem muita gente querendo e torcendo que der errado e cabe ao poder atual fazer o melhor e mostrar que também tem competência, lembramos que essa atual governo é provisório não é o verdadeiro governo da oposição, com certeza será diferente. A equipe é muito boa em pouco tempo vem mostrando que pode fazer muito mais, o que faltou ao secretário Antonio foi comando, aceitando que seus indicadores cometessem alguns desmandos desnecessários com muitas demissões e contrações sem experiências, à prova disso é que todas as outras pastas vem funcionando muito bem. Marquinho
Por Anônimo em Vice Presidente do PSDB pode assumir cargo na nova gestão em 20/02/11
           
Olha na verdade é dificil fazer Segurança Pública, agradamos alguns e desagradamos outros. Comentar, criticar é fácil. O que falta é apoio (Estrutura fisica e pessoa). Esses meninos do Pró-Cidadania, foram usados como propagandas eleitorais do próprio Governo Estadual. Eles não foram formados como deveriam ter sidos,a própria instituição não tem como se manter sem o apoio da Policia, ninguém os respeitam se a Policia não estiver por perto. O próprio pessoal que se diz cidadão não os respeitam. Foram papas que o Governo CID Gomes colocou na boca do povo para ganhar as eleições.
Por Anônimo em Pra que serve o Pro-Cidadania? em 13/02/11
           
           
O que está acontecendo hoje em Altaneira é o que todos nós cidadãos de bem esperamos que aconteça em todas as cidades ou seja em todos os municípios do cariri. Porque essas últimas eleições de prefeitos foram uma vergonha para o nosso povo e para o Brasil.Tem que haver punições severas contra esses corruptos que enganam a população e se acham que são invencíveis.Parabéns Povo de Altaneira por essa grande coragem e respeito a lei maior.
Por Anônimo em Direto do Cartório Eleitoral em Nova Olinda em 05/02/11
           
Esse momento que a pequena cidade de altaneira esta vivendo deve ser encarado pelos atores políticos envolvidos no processo com muita prudência, uma vez que necessário se faz priorizar ações antes negligenciadas, porém aproveitando os aspectos positivos aplicados pelos antigos gestores, com bem define o blogueiro "todos como iguais". O diferencial deve ser, agora nós podemos fazer melhor! Coragem e sabedoria aos novos gestores.
Por Anônimo em A vez dos Sindicalistas em 05/02/11
           
O TEMPO DE JUSTIÇA EM ALTANEIRA CHEGOU.
Por Anônimo em Ministro do TSE nega Liminar ao Prefeito de Altaneira em 03/02/11
           
É uma pena que por um erro tão pequeno uma cidade inteira seja prejudicada com a saída de um prefeito que muito fez pela cidade, cuidando desta como se fosse a sua casa. Basta vermos as obras realizadas e as conquistas diante de tão pouco recursos. por bem menos, tem um mundo de gente que recebe nenhuma punição, como os mafiosos dos congressos, que voltam dizendo que vão obrar milagre e fazer o que nunca fizeram.
Por Anônimo em Prefeitura e Câmara de Altaneira sob nova direção em 02/02/11