Páginas

21 de março de 2011

Professores da rede municipal cursam Especialização em Gestão Escolar

Nonato Torres, Leocádia Soares, Eliene Soares e
Micirlandia Soares rodeiam a professora Maria Estela na FJN

Os novos gestores das escolas municipais 18 de dezembro e Joaquim Rufino iniciaram na última sexta (18/03) curso de Especialização em Gestão Escolar na Faculdade Juazeiro do Norte.

O curso tem por objetivos principais especializar profissionais da área da educação no exercício Gestão Escolar e propiciar o acesso a conhecimentos que contribuam para a formação de uma sólida base teórica que se articule à prática educativa escolar no que se refere aos elementos organizativos do trabalho pedagógico: gestão, planejamento, avaliação e proposta curricular.

As Primeiras aulas foram ministradas pela Professora Maria Estela Neves na disciplina Gestão do Ensino e da Aprendizagem.

A especialização conta ainda com as seguintes Disciplinas: Gestão Escolar e Qualidade Total. Legislação da educação básica no Brasil, Gestão de Recursos Humanos, Gestão do Patrimonio Escolar, Princípios e Métodos de Administração Escolar, Metodologia Científica, Instrumentos de Gestão Escolar, Filosofia da Educação, Estatística Aplicada à Educação, Docencia do Ensino Superior, Gestão de Recursos financeiros. Sociologia da Educação, Politicas Públicas, Pesquisa Aplicada à Educação, Relações Interpessoais, Ética e Trabalho Coletivo na Escola.

Antes do término da Especialização os professores participarão de um Seminário Temático e apresentarão o Trabalho de Conclusão de Curso.

A professora Micirlandia Soares, graduada em Pedagogia e Geografia cursa sua terceira especialização buscando desenvolver uma ação reflexiva e crítica diante dos desafios que o mundo contemporâneo tem trazido para a instituição escolar.

“Os gestores precisam se atualizar também em relação à legislação educacional, para adquirir capacidade de análise das novas políticas educacionais, bem como buscar qualificações que possam construir, de forma cada vez mais consistente e autônoma, uma prática pedagógica que permita à escola desempenhar, com qualidade, sua função social” concluiu a professora que também exerce a função de Coordenadora Pedagógica.

Um comentário:

  1. O Secretaria de Educação começa bem incentivando que as pessoas responsáveis pela educação façam capaciatações, especializações, etc. É preciso fazer uma observação: uma cursista me falou que só não estava melhor porque os cursistas iam TER QUE PAGAR do bolso essa especialização. Outro problema verificado é que, na minha opinião deve ser custeado pelo municipio com recursos(há brechas na Lei) do FUNDEB inclusive, e que não apenas os colegas da foto cursem mas todos os outros lotados em Coordenação das escolas de Altaneira.

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.