Presidente Dilma no Congresso Nacional Foto: Roberto Stuckert Filho/PR |
Representantes de 132 países estiveram ontem em Brasília para as cerimônias de posse da presidente Dilma Rousseff (PT), segundo levantamento do Itamaraty. Embora a maior parte tenha se restringido a cumprimentá-la e a posar para fotografias com a petistas, algumas autoridades fizeram questão de esticar a conversa.
Com a secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton, Dilma trocou sorrisos durante uma conversa em inglês e em português. Segundo assessores, há a possibilidade de uma reunião bilateral neste domingo, no Palácio do Planalto.
O diálogo com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, foi um dos mais demorados. Ele foi um dos primeiros líderes estrangeiros a enaltecer publicamente a candidatura de Dilma. Ao chegar à Capital federal, Chávez voltou a elogiar Dilma e a reiterar que a tendência, na gestão da presidente, é a intensificação da política regional.
A presidente também conversou com o chefe do Executivo uruguaio, José Mujica, e com a esposa dele, Lucía Topolansky. Como Dilma, o casal tem um passado de luta armada contra a ditadura militar.
Entre os representantes estrangeiros, havia 80 presidentes, primeiros-ministros, chanceleres e o príncipe Felipe da Espanha.
Com informações das agências
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.