Páginas

31 de dezembro de 2010

Rita Lee, a Rainha do rock brasileiro

Rita Lee Jones de Carvalho nasceu em São Paulo no dia 31 de dezembro de 1947 é uma cantora, compositora, multi-instrumentista, atriz, escritora e ativista brasileira. É conhecida como a "Rainha do rock brasileiro".

Rita é uma das artistas mais bem-sucedida no Brasil, ela construiu uma carreira que começou com o rock mas que ao longo dos anos flertou com diversos gêneros, como a psicodelia durante a era do tropicalismo, o pop rock, disco, new wave, a MPB, bossa nova e eletrônica, criando um hibridismo pioneiro entre gêneros internacionais e nacionais.

Rita também é uma das mulheres mais influentes do Brasil, sendo referência para aqueles que vieram a usar guitarra a partir de meados dos anos 1970. Ex-integrante do grupo Os Mutantes (1966/1972) e do Tutti Frutti (1973/1978), participou de importantes revoluções no mundo da música e da sociedade. 

Suas canções, em geral regadas com uma ironia ácida ou com uma reivindicação da independência feminina, tornaram-se onipresentes nas paradas de sucesso, sendo as mais populares "Ovelha Negra", "Mania de Você", "Lança Perfume", "Agora Só Falta Você", "Baila Comigo", "Banho de Espuma", "Desculpe o Auê", "Erva Venenosa", "Amor e Sexo", "Reza", "Menino Bonito", "Flagra" e "Doce Vampiro", dentre outras. O álbum Fruto Proibido (1975), lançado com a banda Tutti Frutti, é comumente visto como um marco fundamental na história do rock brasileiro, considerado por alguns como sua obra-prima.

Em 1976, começou um relacionamento amoroso com o guitarrista Roberto de Carvalho, que desde então tem sido o parceiro da maioria de suas canções. Tiveram três filhos, entre eles Beto Lee, também guitarrista, que acompanhava os pais nos shows. Rita é vegana e defensora dos direitos dos animais. Com uma carreira que alcançou os 60 anos, a artista passou da inovação e do gueto musical dos anos 1960 e 1970 para as baladas românticas de muito sucesso nos anos 1980 e uma revolução musical, tendo apresentando-se com inúmeros artistas que variam de Elis Regina e João Gilberto à banda Titãs. Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a lista dos cem maiores artistas da música brasileira, onde Rita ocupou o 15° lugar.

Infância e início na música

Nascida na véspera de Ano-Novo, em uma família de classe média paulistana, Rita é a filha mais nova do dentista Charles Fenley Jones (1904/1983), paulista descendente de imigrantes norte-americanos confederados do Alabama e do Tennessee estabelecidos em Santa Bárbara d'Oeste, e de Romilda Padula (1904/1986), também paulista, filha de imigrantes italianos da região do Molise, no sul da Itália. Seus pais tinham outras duas filhas: Mary Lee Jones e Virgínia Lee Jones. "Lee" é um nome composto com que o pai quis registrar todas as filhas, em homenagem ao general Robert E. Lee, do exército confederado norte-americano. Originalmente, seu primeiro nome era planejado para ser Bárbara, em homenagem à santa, mas na hora do batizado resolveram homenagear a avó materna, que se chamava Clorinda, mas tinha o apelido de Rita.

Rita nasceu e cresceu no bairro da Vila Mariana, onde viveu até o nascimento de seu primeiro filho. Em entrevistas, revelou que esse bairro lhe é especial, já que lá tem uma grande parte de todas as melhores lembranças de sua vida. A artista foi educada no colégio franco-brasileiro Liceu Pasteur; é poliglota, e fala fluentemente inglês, francês, castelhano e italiano. Chegou a ingressar no curso de Comunicação Social na Universidade de São Paulo, em 1968, na mesma turma da atriz Regina Duarte. Assim como Regina, Rita abandonou o curso no ano seguinte.

Durante a infância, teve aulas de piano com a musicista clássica Magdalena Tagliaferro. Não pensava em ser cantora de rock, mas em ser atriz de cinema, veterinária ou a profissão que seu pai queria, dentista. Suas primeiras influências musicais foram Elvis Presley, Neil Sedaka, Paul Anka, Peter, Paul and Mary, Beatles, Rolling Stones, mas também escutava música brasileira como Cauby Peixoto, Angela Maria, Tito Madi, João Gilberto, Emilinha Borba, Carmen Miranda, Dalva de Oliveira e Maysa por influência dos pais.

Na adolescência passou a se interessar por música, começando a compor suas primeiras canções. Junto de alguns amigos, começou a se apresentar em clubes da região como componente do Tulio's Trio.

Em 1963, formou um conjunto musical com mais duas garotas, as Teenage Singers, que faziam pequenos shows em festas colegiais. No ano seguinte, elas conheceram o trio masculino Wooden Faces. Nesse mesmo ano, faz sua primeira gravação, fazendo vocais para um álbum de Prini Lorez. Teenage Singers e Wooden Faces juntaram-se, formando o Six Sided Rockers, banda que depois se chamará Os Seis, que chega a gravar um disco compacto com duas músicas. Com a saída de três componentes, sobram Rita, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, que passam a se chamar Os Bruxos. Por sugestão de Ronnie Von, o grupo passou a chamar-se Os Mutantes.


Por um período de seis anos, Rita foi, com Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, integrante da banda Os Mutantes, cantando, tocando flauta e percussão, além de performances bissextas no sintetizador, no banjo e manipulando bizarrices como um gravador portátil (como na música "Caminhante Noturno") e uma bomba de dedetização (em "Le Premier Bonheur du Jour") e sendo letrista. Em 1967, a banda acompanhou Gilberto Gil no III Festival de Música Popular Brasileira da TV Record na apresentação da canção "Domingo no Parque".

Foram gravados seis álbuns (tendo o primeiro, de 1968, como uns dos álbuns mais importantes da história da música brasileira), que deram origem a hits como "A Minha Menina", "Dom Quixote", "Balada do Louco", "2001 (Dois Mil e Um)" e "Ando Meio Desligado". Entre 1968 e 1972, Rita foi casada com o companheiro de banda Arnaldo. O divórcio seria assinado somente em 1977.

Acompanhada dos componentes dos Mutantes, Rita gravou dois discos solo. O primeiro foi Build Up (1970) que originalmente era o repertório de um show que foi feito exclusivamente para uma edição da Fenit (feira de moda de São Paulo). Desse disco saiu seu primeiro single solo, "José" (uma versão de Nara Leão para o hino francês "Joseph"). O segundo disco, Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida (1972), foi lançado com o seu nome pois a banda já havia lançado um álbum naquele ano e a gravadora não os permitiu, por contrato, que gravassem outro. Com isso, Os Mutantes gravaram e só Rita o assinou.

Em decorrência do fim de seu casamento e incompatibilidades artísticas com os rumos que a banda estava tomando, Rita foi expulsa dos Mutantes pelo próprio Arnaldo. Dentre distintas histórias e controvérsias, ela alega que seus companheiros achavam que ela não tinha o virtuosismo necessário para tocar o rock progressivo, novo interesse da banda. A informação de Rita acabou se tornando uma grande discussão. Alguns diziam que ela teria saído do grupo. Entretanto, em 2007, Arnaldo admitiu em entrevista: "Mandei a Rita embora dos Mutantes".

Formou com a amiga Lúcia Turnbull uma dupla no estilo folk rock, Cilibrinas do Éden, cuja única gravação, ao vivo, no festival Phono 73. Rita e Lúcia desistem da dupla e formam a banda Tutti Frutti, com Luis Sérgio Carlini e Lee Marcucci, entre outros. Rita, além de cantar, tocou piano, sintetizador, gaita e violão. Um contrato com a gravadora Philips é assinado, mas essa exige que o grupo assine como "Rita Lee & Tutti-Frutti". O que seria o primeiro disco do grupo não é lançado pela gravadora por problemas com a censura e com os executivos, que o consideraram "alternativo demais". Eles voltam ao estúdio e Atrás do Porto Tem uma Cidade é gravado e lançado em 1974.

Em 1975, é lançado Fruto Proibido pela Som Livre. O disco, que contém os sucessos "Agora Só Falta Você", "Esse Tal de Roque Enrow" e "Ovelha Negra", tornou-se um clássico do rock brasileiro, vendendo mais de 200 mil cópias na época, e dando a Rita o título de "Rainha do rock brasileiro".

O terceiro disco, Entradas e Bandeiras, é lançado em 1976, com os singles "Coisas da Vida", "Corista de Rock" e "Com a Boca No Mundo". O disco também contava com a faixa "Bruxa Amarela", que foi composta por Raul Seixas e Paulo Coelho. Devido a uma crise de estresse, Rita fica afastada do processo de mixagem deste disco, fato que ocasiona num som mais pesado com a nítida predominância da guitarra de Carlini. No mesmo ano, conhece o músico carioca Roberto de Carvalho e inicia uma parceria musical e amorosa de sucesso, que segue até aos dias atuais.

Em agosto do mesmo ano, durante sua primeira gravidez e morando com Roberto, foi presa por porte e uso de maconha. Na verdade, tal episódio, considerado um dos mais truculentos da ditadura militar, foi um ato do regime com a finalidade de "servir de exemplo à juventude da época", já que a cantora alegou que tinha deixado de usar drogas por causa da gravidez e que o que foi encontrado na época seriam restos usados por amigos e frequentadores da casa. Mesmo assim, ela foi condenada e ficou um ano em prisão domiciliar, precisando de permissões especiais do juiz para sair de casa e fazer shows. Abalada e sem dinheiro, compôs com Paulo Coelho a polêmica "Arrombou a Festa" — música que criticava o cenário da MPB da época — cujo compacto vendeu mais de 250 mil cópias.

Com o namorado definitivamente incorporado à banda, Rita fica livre da prisão domiciliar e, mesmo grávida, sai em turnê com Gilberto Gil. O show, denominado Refestança, foi registrado em disco, mas, segundo a própria cantora, resgatou apenas 30% da atmosfera do show. Beto Lee, primeiro filho da artista, nasce em 1977, seguido por João em 1979, e Antônio em 1981.

Em 1978, a banda lança o disco Babilônia, que produziu os singles bem-sucedidos "Jardins da Babilônia", "Agora é Moda" e "Eu e Meu Gato". Outro destaque do disco foi a futurista "Miss Brasil 2000". Apesar de já conter influências da música disco e do pop, fruto da participação de Roberto de Carvalho, Babilônia tem sido considerado por muitos como o último disco verdadeiramente de rock de Rita. Depois do lançamento deste, a banda desfez-se. Carlini, insatisfeito com sua posição secundária, resolve deixar o grupo e leva consigo o nome "Tutti Frutti", o qual havia sido registrado por ele. Assim, Rita reformulou a banda e colocou na estrada o show "Rita Lee & Cães e Gatos", nome dado devido às brigas internas durante os ensaios. Esse show deu origem a um dos primeiros álbuns piratas do Brasil, hoje, artigo de colecionador.

Início da parceria com Roberto de Carvalho (1979–1990)

Em 1977, Rita já havia manifestado desgosto pelos radicais do rock e da MPB, dizendo que não se considerava uma roqueira radical. A partir de 1979, Rita e Roberto começam a fazer discos e shows juntos — num formato "dupla dinâmica" — e inauguram uma fase superpop, de enorme empatia popular. Acontecem então espetáculos e diversos especiais para a TV Globo. O primeiro trabalho em disco da dupla foi o álbum Rita Lee, de 1979, com os sucessos "Mania de Você", "Chega Mais" e "Doce Vampiro".

O disco seguinte, Rita Lee, de 1980, é mais conhecido pelo seu hit "Lança Perfume". Do repertório, também fazem parte canções como "Baila Comigo", "Nem Luxo, Nem Lixo", "Ôrra Meu", "Shangrilá" e "Bem-Me-Quer". O então príncipe Charles da Inglaterra passa-se por excêntrico ao dizer que sua cantora favorita seria Rita Lee. Em 1981, gravam o álbum Saúde, com a faixa-título, "Atlântida", "Banho de Espuma", e "Mutante".

Rita participou do especial Mulher 80 (TV Globo, 1979). O programa, dirigido por Daniel Filho, exibiu uma série de entrevistas e musicais cujo tema era a mulher e a discussão do papel feminino na sociedade de então, abordando esta temática no contexto da música nacional.

Em 1982, lançou Rita Lee e Roberto de Carvalho, com "Flagra", "Só de Você", "Vote em Mim", "Barata Tonta" e "Cor de Rosa Choque". Bombom (1983) teve os hits "Desculpe o Auê" e "On the Rocks" e ainda como temas de novela "Raio X" e "Bobos da Corte". Rita e Roberto (1985) trouxe "Vírus do Amor", "Yê Yê Yê", "Noviças do Vício" e "Vítima". Neste mesmo ano, apresenta-se na primeira edição do Rock in Rio, apresentação que marca sua volta aos palcos após dois anos. Ainda em 1985, Rita participa como uma das juradas do Festival dos Festivais, em que foi júri ao lado de personalidades como Marcelo Tas e Malu Mader.

Flerte Fatal chega em 1987 com "Bwana", "Xuxuzinho", "Brazix Muamba" e "Pega Rapaz". O álbum precedeu uma turnê onde Rita se despediu de shows em grandes ginásios, percorreu todo o país, finalizando com shows na Europa e Estados Unidos em 1988. Zona Zen veio em 1988 com "Livre Outra Vez", "Independência e Vida", "Zona Zen" e "Nunca Fui Santa". Rita ainda passa por intervenções cirúrgicas na época: uma devido a calos nas cordas vocais e outra na face, devido a um acidente de carro.

Em 1990, lança o álbum Rita Lee e Roberto de Carvalho, que teve entre suas faixas a música "Perto do Fogo" (composição de Rita e Cazuza) e também "La Miranda" e "Esfinge".

Carreira solo e retorno de Roberto (1991–2003)

Em 1991, Rita separou-se profissionalmente de Roberto, iniciando a bem-sucedida turnê voz e violão Bossa 'n' Roll. No mesmo ano, estreou o TVleezão, seu programa na MTV Brasil. Em seguida, lança o disco Rita Lee em 1993, dedicado a um rock'n'roll mais purista. O casal só viria a dividir o palco novamente em 1995, durante a turnê do álbum A Marca da Zorra. Com essa turnê, abriu o primeiro show dos Rolling Stones no Brasil. Pouco antes de abrir o show, Rita deu entrada no hospital por ter misturado calmantes e álcool.

Ainda em 1995, a música "Vítima" foi tema de abertura da novela A Próxima Vítima. Em dezembro de 1996, Rita realizou seu casamento civil com Roberto de Carvalho, passando a assinar Rita Lee Jones de Carvalho. Em 1997, lança o álbum Santa Rita de Sampa, com "Dona Doida", que foi tema de abertura da novela Zazá. O álbum possui ainda "Homem Vinho", uma homenagem para Caetano Veloso. Em 1998, lança seu Acústico MTV, com a participação de Cássia Eller em "Luz del Fuego", Paula Toller na canção "Desculpe o Auê", Titãs em "Papai, Me Empresta o Carro" e Milton Nascimento em "Mania de Você".

Em 2000, lança o álbum 3001, que teve faixas escritas com Tom Zé e Itamar Assumpção, além dos sucessos "Erva Venenosa", "Pagu", "O Amor em Pedaços" e sua faixa-título (uma continuação da canção "2001", dos Mutantes). A turnê internacional que durou de 2000 a 2001 ganhou um especial de fim de ano na Rede Bandeirantes, contando com as participações de Caetano Veloso, Zélia Duncan, Paula Toller e Pato Fu.

Logo após, Rita grava um CD com releituras de clássicos dos Beatles. O álbum é lançado como Aqui, Ali, Em Qualquer Lugar no exterior, Bossa'n Beatles. A roqueira então inicia a turnê internacional Yê Yê Yê de Bamba que durou de 2001 a 2002, percorrendo Brasil, Estados Unidos e alguns países da América Latina, como a capital argentina Buenos Aires, onde fez apresentações como na casa de shows Luna Park, no que foi considerada a consagração de sua carreira na Argentina.

Em 2001 e 2002, lança dois álbuns de compilação, Para Sempre e Novelas, sendo este último somente faixas suas que ficaram famosas como aberturas de telenovelas. Ainda em 2002, torna-se parte do elenco principal do programa da GNT Saia Justa, ao lado de Fernanda Young e Marisa Orth. Em 2003, lança o álbum Balacobaco, com a famosa faixa "Amor e Sexo".

Em 2010, iniciou sua nova turnê, que estreou em Belo Horizonte, na qual cantou sucessos que estavam fora de seu repertório. O show percorreu várias cidades do Brasil como São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro, além de ter passado por Buenos Aires.

Outros trabalhos

Rádio: Após o rompimento de seu contrato com a Som Livre, em 1986, Rita dedica-se — com a parceria do amigo escritor Antonio Bivar — a um programa de rádio, Rádio Amador, que escreve e apresenta, adotando o nome Lita Ree, e interpreta vários personagens.

Literatura: Entre 1986 e 1992, escreveu quatro livros infantis, tendo como protagonista o rato cientista Dr. Alex.

Dr. Alex (1986)

Dr. Alex e os Reis de Angra (1988)

Dr. Alex na Amazônia (1990)

Dr. Alex e o Oráculo de Quartz (1992)

Televisão: Em Os Trapalhões (1977) interpretou uma fotógrafa num concurso de miss. Em Top Model (1989), escrita por Walther Negrão e Antônio Calmon, interpretou Maria Regina, a esotérica Belatrix, uma das ex-mulheres do surfista Gaspar, interpretado por Nuno Leal Maia. Em Vamp (1991), também escrita por Calmon, Rita era a roqueira-vampira Lita Ree, amiga da protagonista Natasha, interpretada por Cláudia Ohana. Ainda no ano de 1991, Rita ganhou um programa na MTV Brasil intitulado TVleezão.

Em 1997, participou do sitcom Sai de Baixo, no episódio "Presepada de Natal", como Scarlet Antibes, uma prima do personagem Caco Antibes, interpretado por Miguel Falabella. Em 2002, passa a co-apresentar o programa de televisão Saia Justa, no canal pago GNT (Globosat), ao lado de Mônica Waldvogel, Marisa Orth e Fernanda Young, Rita se despediu do programa em 2004. Em Celebridade (2003), fez uma participação especial como ela mesma e contracenou com Maria Clara, interpretada por Malu Mader.

Em 2005, comandou, ao lado do marido Roberto de Carvalho, o talk show Madame Lee também transmitido pela GNT. Em 2010, foi convidada pelo diretor Jorge Fernando para regravar seu sucesso de 1985, "Ti Ti Ti". A música foi usada na abertura do remake da novela Ti Ti Ti no horário das 19 horas. Rita fez uma participação no último capítulo da novela, fazendo um show, cantando a música de abertura da novela.

Discografia

Álbuns de estúdio:

1970    Build Up

1972    Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida

1979    Rita Lee

1980    Rita Lee

1981    Saúde

1982    Rita Lee e Roberto de Carvalho

1983    Baila Conmigo (em espanhol)

1983    Bombom

1985    Rita e Roberto

1987    Flerte Fatal

1988    Zona Zen

1990    Rita Lee e Roberto de Carvalho

1993    Rita Lee

1997    Santa Rita de Sampa

2000    3001

2001    Aqui, Ali, em Qualquer Lugar

2003    Balacobaco

Álbuns ao vivo

1977    Refestança (com Gilberto Gil)

1991    Rita Lee em Bossa 'n' Roll

1995    A Marca da Zorra

1998    Acústico MTV Rita Lee

2004    Rita Lee MTV Ao Vivo

2009    Rita Lee Multishow Ao Vivo

Com Os Mutantes

1968    Os Mutantes

1968    Tropicália ou Panis et Circenses

1969    Mutantes

1970    A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado

1971    Jardim Elétrico

1972    Mutantes e Seus Cometas no País dos Baurets

2000    Tecnicolor (gravado em 1970)

Álbuns de tributo

1996    Eles Cantam Rita Lee Vários

1996    Love, Lee Rita 

2007    Pirataria - Rita Lee por Crikka Amorim 

Álbuns de vídeo

1998    Acústico MTV Rita Lee

2004    Rita Lee MTV Ao Vivo

2006    Rita Lee Jones (Série Grandes Nomes 1980)

2007    Biograffiti

2009    Rita Lee Multishow Ao Vivo

Televisão

1986    Cida, a Gata Roqueira

1990    Top Model

1992    Vamp

1991/1992 TVLeezão

1997    Sai de Baixo 

2002/2004    Saia Justa        

2004    Celebridade     

2005    Madame Lee   

Cinema

1968    As Amorosas   

1988    Fogo e Paixão 

1989    Dias Melhores Virão  

1994    Tanta Estrela Por Aí... 

2002    Durval Discos

2006    Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock'n'Roll 

2010    Uma Noite em 67 

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Adeus 2010

O primeiro ano de um blog ninguém nunca esquece, principalmente se este primeiro ano ficou marcado por uma excelente audiência e sucesso entre os seus leitores.

Expressões como “tá no blog” e “tu viu no Blog?” viraram jargões em nossa cidade.

Quase diariamente recebemos mensagens de altaneirenses que residem em outros estados agradecendo, elogiando e nos parabenizando pelas postagens.

A criação do Blog de Altaneira veio suprir uma carência na rede mundial por informações sobre a nossa cidade, uma vez que tais informações estavam restritas aos usuários do sítio de relacionamento Orkut.

Nesse final de ano o Blog de Altaneira é o primeiro resultado nos principais sítios de busca pelas expressões: Altaneira, Altaneira – Ceará e Altaneira – CE, antes as informações eram distorcidas e direcionadas a sítios que não mantinha nenhuma relação com nossa cidade.

Em 2010 publicamos várias postagens em forma de homenagem a diversas pessoas, que se destaca ou se destacaram em nossa cidade ou contribuem de alguma forma para divulgar o nome de Altaneira nesse Brasil afora.

Os homenageados de 2010 foram: Adevaldo AlmeidaAntonio RaimundoChico PretoDJ AlanLeonardo RufinoMãe GuloraRicardo SousaSeu BatistaValdemar Poeirão (clique nos nomes e releia as postagens).

Aqui também postamos várias matérias sobre a história do Município, da administração, das eleições, o projeto sobre a revitalização da Lagoa Santa Teresa e toda a cobertura do processo de cassação do Prefeito de Altaneira.

Realizamos uma cobertura todas especial das eleições deste ano, dentre as quais se destacam as seguintes postagens:












Você pode conferir as matérias mais visualizadas no ano de 2010 clicando no título abaixo:


Lembramos aqui algumas matérias relevantes que não aparecem entre as mais visualizadas:















Várias matérias nossas em 2010 foram republicadas por outros Blogs e algumas até no Jornal O POVO um dos mais influentes veículos de comunicação do Estado.

Todo o sucesso do Blog é do naveganteas que acessa, critica e opina.

O nosso agradecimento a todos.

30 de dezembro de 2010

Estatísticas do Blog em 2010

Visão geral do Blog em todo o período
Encerramos o ano de 2010 com uma audiência extraordinária, superior a muitos blogs no ar há mais de dois anos.

O nosso Blog completa hoje 10 meses e 10 dias de sua primeira postagem e hoje o penúltimo dia do ano ultrapassamos a marca de 62 mil visualizações.

Uma ferramenta do Blogger nos permite acompanhar toda evolução da audiência do Blog, podemos observar as postagens mais visualizadas em todo o período, no mês, na semana, no dia e nas últimas duas horas.

Por esta ferramenta conhecemos as origens de tráfego (os sites de referência e as palavras-chave pesquisadas para acessar o Blog) e o nosso público por país, por navegador e por sistema operacional.

Vamos tentar encerrar esta postagem até às 08:20 horário em que foi postada a primeira matéria no dia 21 de fevereiro.

Iniciamos a nossa estatística pelo Público, vejamos:

Visualizações de página por país

O nosso Blog além do Brasil foi visualizado em de 10 países vejamos os dados:

Brasil ... 59.964
Estados Unidos ... 1.463
Portugal ... 376
Reino Unido ... 112
Outros ... 891

Visualizações de página por navegador
Diferente do que ocorre no restante do País o Mozilla Firefox é o navegador mais usado por nossos leitores, vejamos:

Firefox - 25.122 (40%)
Internet Explorer - 23.866 (38%)
Google Chrome - 11.305 (18%)
Opera - 1.884 (3%)
Outros – 628 (1%)

Visualizações de página por sistema operacional


A preferência dos leitores do Blog pelo Windows é de quase 90% confira:

1 - Windows - 55.897 (89%)
2 - Other Unix - 3.140 (5%)
3 - Linux – 1.256 (2%)
4 - Nokia – 628 (1%)
5 - Outros – 1.884 (3%)

Sites de referência
1 - www.google.com.br – 28.240
2 - www.orkut.com.br – 8.859
3 - www.bing.com – 2.697
4 - www.twitter.com – 1.970
5 - Outros – 3.540

Pesquisar palavras-chave
1 – Altaneira – 12.288
2 - Blog de Altaneira – 8.804
3 - Altaneira Ceará – 7.320
4 - Fotos de Altaneira – 4.932
5 - Outros - 4.344

Como se observa no Gráfico acima a audiência desde que passou a ser registrada sempre seguiu crescente, cada mês recebeu audiência superior a do mês anterior. Finalizamos o ano beirando a marca de 20.000 visualizações por mês e ao longo superam:


As postagens mais visualizadas no ano de 2010 são as seguintes:











Visão Geral das visualizações no mês de dezembro
No mês dezembro registramos um dos os maiores picos de Audiência. No dia primeiro 879 visualizações, no dia 06 foram 1.661 e no dia 14 recebemo 1.040 visitas.

Os três picos de audiência estão relacionados ao julgamento do recurso no TRE. Outro que merece destaque é o fato de que das dez postagens mais visualizada em dezembro seis estão relacionadas ao processo do Prefeito, vejamos:










Clique na imagem ao lado para ampliar.
Visão Geral das visualizações da semana
As mais visualizadas na semana foram:











Visão Geral das visualizações do dia
Nas últimas 24 horas o Blog só não recebeu às três horas da madrugada no restante do dia sempre tinha uma pagina visualizada, o pico foi de 58 visualizações por hora quase uma por minuto.


A média diária no mês de dezembro foi de 600 visualizações.


Vejamos as páginas visualizadas nas últimas 24 horas.











Visão Geral das visualizações  nas últimas duas horas
Nas últimas duas horas o quadro é o seguinte:











Se você quiser lê as postagens em destaque é só clicar no título.

29 de dezembro de 2010

O suplente que virou líder na Assembleia

Professor Antonio Carlos na Convenção deste ano
A indicação do petista Antônio Carlos, suplente de deputado que assumirá vaga após convocação de parlamentares da coligação, para a liderança do governo Cid Gomes (PSB) na Assembleia Legislativa, ainda rende um clima de surpresa no meio político, entre aliados e oposicionistas. O PT diz que a decisão foi exclusiva do governador.

Além de ser um político que nunca exerceu cargo de deputado, Antônio Carlos, que é 2º vice presidente estadual do PT, sai da suplência direto para um cargo tradicionalmente entregue a parlamentares experientes. Segundo o deputado federal José Guimarães (PT) foi Cid, individualmente, quem escolheu Antônio Carlos - que tem experiência como assessor parlamentar de Luizianne Lins (PT) na época dos mandatos de vereadora e deputada estadual. “O único pedido que eu fiz ao Cid foi que chamasse deputados petistas para o governo, para que o Antônio (Carlos) pudesse chegar à na Assembleia. Mas que ele se tornasse líder, eu não pedi”.

Antônio Carlos confirma que o convite partiu do governador e acrescenta que a decisão foi discutida dentro do PT, tendo obtido respaldo da executiva estadual e da presidente do partido, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT) - a quem ele também está garantindo defesa contra eventuais ataques no legislativo estadual.

''Isso foi colocado na conversa com o governador. Defenderemos o governo, com a compreensão de que o tempo da liderança é de âmbito estadual. Mas os eventuais ataques às administração do PT, e administração da capital é a mais importante, nós vamos defender também”, garantiu ele, em entrevista após o anúncio oficial de Cid, na última segunda-feira.

Com informações O POVO.

Publicamos no final de abril um artigo do Professor Antonio Carlos clique no título abaixo e releia:



A Família Johnnie Walker

A JOHNNIE WALKER tem uma história de determinação que se estende por três gerações de uma família. Cada geração compartilhou da mesma paixão pela fabricação e destilação do uísque. Johnnie era filho do fazendeiro, Alexander Walker, que morreu em 1819, e o rapaz, então com 15 anos, era muito novo para continuar tocando a fazenda da família.

Com a venda da fazenda, John abriu uma pequena loja em 1820 na cidade de Kilmarnock, localizada no oeste da Escócia, investindo £417 no novo negócio. O pequeno estabelecimento vendia chás, vinhos, bebidas e comidas secas, começando a desenvolver uma clientela de alta reputação. Enquanto isso, o mercado de uísque estava mudando no mundo inteiro. As destilarias, muitas delas ilícitas, começaram a se profissionalizar e Johnnie viu uma grande oportunidade de ingressar nesse ramo de atividade, começando a destilar seu próprio uísque. Utilizando toda sua habilidade, iniciou a produção, vendendo o produto para seus clientes, que logo começaram a exigir um nome para o uísque. Foi neste momento que o uísque ganhou o nome de JOHNNIE WALKER. Em 1857, o filho de John, Alexander, assumiu os negócios da família com a morte de seu pai.

Em 1865 surgiu o percussor do Black Label chamado Walker Old Highland Whisky, mediante a combinação de cerca de 40 dos melhores maltes e uísques de grãos escoceses, envelhecidos por, no mínimo, 12 anos. Em 1867, criou a etiqueta para o uísque, muito parecida com a etiqueta atual do Black Label. Em 1876, conseguiu registrar como marca, o modelo da tradicional garrafa quadrada, introduzida em 1870, e as cores preta e ouro das escritas de seu rótulo. Em 1880, abriu escritório na cidade Londres, por onde exportava seu produto para o resto do mundo. Quando Alexander morreu em 1889, deixou o negócio para seus dois filhos, George e Alexander.

Alexander ficava responsável pela produção dos uísques e George viajava o mundo estabelecendo uma rede de distribuição. Em 1920, podia-se encontrar os uísques Johnnie Walker em 120 países. Nas décadas de 30 e 40, investiu no setor de distribuição para popularizar ainda mais a marca pelo mundo.

Hoje, a empresa possui blends diferentes:

O primeiro da foto é o Red Label (rótulo vermelho). É um whisky jovem, que compreende 35 maltes. Pode ser tomado puro, ou até em coquetéis, no Cariri é consumido com energético. É conhecido pelos oito anos de envelhecimento.

O segundo é o Black Label, whisky 12 anos. É o mais vendido no mundo em sua categoria. Seu sabor é rico, encorpado e deve ser apreciado lentamente.

O Johnnie Walker Green Label, foi envelhecido durante 15 anos. Suave, leve e com gosto de mel.

Criado em 1.920, em comemoração ao centenário da empresa, o Johnnie Walker Gold Label, é escuro e possui toques de mel, chocolate e baunilha, é o típico 18 Anos.

O top de todos eles, é Johnnie Walker Blue Label, com maltes de 21 anos de envelhecimento. O Blue é um dos whiskys mais famosos e caros do mundo. Seu sabor é a junção de todos os outros, mesclando a turfa, o carvalho, a fumaça, chocolate e frutas cristalizadas.

Clique no endereço abaixo e visite o sítio eletrônico da Johnnie Walker.

28 de dezembro de 2010

Cid Gomes anuncia novos Secretários

Cid Gomes anuncia o novo secretariado na residência oficial

O governador Cid Gomes (PSB) anunciou, ontem (27/12), a nova equipe de secretários que vai compor o Poder Executivo a partir de 2011. O grupo do primeiro escalão do Estado agora será composto por 26 nomes sendo a maioria integrantes do atual Governo.

Durante evento Cid ainda anunciou a criação, em janeiro, de três novas pastas: a Controladoria Geral de Segurança, que ainda não tem gestor, e a Secretaria da Pesca, que será comandada pelo deputado federal Flávio Bezerra (PRB), não reeleito este ano, além da secretaria Extraordinária da Copa, que terá como titular o atual secretário de Esportes, Ferruccio Feitosa (PSB).

A surpresa foi o anúncio de que a equipe de Cid Gomes vai contar com um nome do PSDB, legenda que anunciou oficialmente que fará oposição ao governador, o escolhido foi o deputado Gony Arruda que assumirá a secretaria de Esportes.

Depois do PSB que ganhou seis vagas, o PT foi a sigla mais contemplada, com quatro pastas, além de ter conquistado novamente a vaga de líder do Governo na Assembleia Legislativa a partir de 2011, que ficará sob a responsabilidade do suplente de deputado Antônio Carlos, aliado político de Luizianne Lins (PT).

O PMDB foi contemplado com três secretarias, o PRB com duas e o PDT e o PCdoB com uma pasta cada um. No entanto, o governador ainda vai nomear os gestores de duas secretarias, a de Planejamento e a Controladoria de Segurança, que de acordo com Cid, estão sob "consulta". O restante dos nomes, cinco, não têm filiação partidária.

Estão na lista dos secretário de Cid Gomes seis deputados estaduais: Mauro Filho (PSB), Camilo Santana (PT), Nelson Martins (PT), Ivo Gomes (PSB), Gony Arruda (PSDB) e Professor Pinheiro (PT). Além disso, os deputados federais não reeleitos Paulo Henrique Lustosa (PMDB) e Flávio Bezerra (PRB) também estão na lista.

Alguns nomes que já assumiram secretarias na primeira gestão de Cid foram remanejados para outras pastas, foi o caso de Camilo Santana, eleito deputado estadual e que ao invés de ir para a Secretaria do Desenvolvimento Agrário foi nomeado titular da pasta de Cidades.

A secretaria de Segurança Pública e Desenvolvimento Social (SSPDS), pasta que Cid admitiu ser a que tem mais "desafios", será comandada pelo atual chefe da Casa Militar, o coronel Bezerra Rodrigues. O governador se mostrou cheio de expectativas quanto ao nome ao garantir que a população vai presenciar "avanços" na área e destacou o fato de o novo secretário ser o primeiro nome da Polícia Militar a ocupar o cargo.

Estiveram presentes na cerimônia de anúncio quase todos os secretários, exceto alguns que estavam fora da cidade, como René Barreira, que vai assumir a Secretaria de Ciência e Tecnologia; Paulo Henrique Lustosa, que será titular do Conselho de Gestão e Políticas do Meio Ambiente (Conpam) e Ivan Bezerra, que continua no Conselho de Desenvolvimento Econômico.

O evento foi muito rápido. Além do anuncio e de alguns comentários sobre seus secretários, Cid Gomes não deu entrevistas porque seguiria para Brasília, ainda ontem à tarde, onde tinha audiência marcada com o Presidente Lula para tratar da vinda dele ao Ceará amanhã e, possivelmente da Presidente Dilma.

Durante sua fala, Cid Gomes se mostrou satisfeito com a equipe, que ainda está incompleta, mas avisou que até o dia 31 os nomes que faltam deverão ser anunciados. Em fevereiro, o governador continua a formação de sua equipe com os nomes do segundo escalão.

Enquanto anunciava os nomes, Cid citava alguns aspectos do currículo de cada um. Além disso, o governador fez questão de admitir sua confiança em relação ao nome do novo líder do Governo na Assembleia, Antônio Carlos, e descontraiu: "Tenho procurado até dar uma ajudinha a ele (Antônio Carlos) no sentido de que a oposição não seja tão radical". O futuro líder e os deputados convocados só irão assumir as novas funções após a posse dos novos deputados no dia 1º de fevereiro.

Cid não se deteve em pronunciamentos, mas fez agradecimentos rápidos a alguns de seus secretários que deixarão os cargos no novo mandato, como atual secretário de segurança pública, Roberto Monteiro, a quem o governador diz possuir grande "admiração".


Com informações Diário do Nordeste