Quadro da primeira Administração de Altaneira (Arquivo pessoal da família de José Rufino de Oliveira) |
No dia 11 de dezembro de 1960 em Sessão Solene da Câmara Municipal foram empossados os 7 vereadores, o prefeito e o vice-prefeito instalando-se, oficialmente, o Município de Altaneira, criado através da Lei de Nº. 4.396, sancionada em 18 de dezembro de 1958.
O
primeiro presidente do Legislativo Municipal altaneirense foi o vereador Venceslau
Rodrigues da Silva, que teve como secretário Euclides Nogueira Santana e o primeiro prefeito eleito em Altaneira foi o jovem comerciante Francisco Fenelon Pereira que tinha como companheiro de chapa seu ex-sócio Francisco Bispo de Assis, ambos filiados à União Democrática Nacional (UDN) partido de oposição ao governador do Estado na época.
Chico Fenelon como é popularmente conhecido foi eleito com 65% dos votos nominais, derrotando o Dr. Vicente da Frota Cavalcanti que tinha como vice o agropecuarista Furtuoso José de Oliveira ambos do Partido Social Democrático (PSD). O Dr. Vicente era Promotor de Justiça na Comarca do Crato e atuava em toda a região do Cariri.
Apesar da esmagadora maioria nas urnas, as eleições de 03 de outubro de 1960 foram iniciadas de forma trágica, uma vez que o Cel. Manoel Pinheiro de Almeida candidato pela UDN foi assassinado 4 horas após ter seu nome homologado na Convenção Municipal.
O Cel. Né de Almeida, foi assassinado por um Cabo da Polícia Militar em circunstâncias até hoje obscuras, uma vez que o inquérito foi arquivado sem maiores investigações em virtude do assassino ter sido morto no mesmo dia.
Chico Fenelon, que era vereador em Farias Brito , representando a Vila Santa Tereza, assumiu a candidatura a prefeito em Altaneira após conversa com o Juiz Eleitoral na cidade do Crato e este lhe garantira a apuração dos votos.
Sob alegativa de manutenção da ordem pública em virtude do assassinato do Cabo da PM foi instalado na cidade um pelotão da Polícia Militar, sob o comando do truculento Cel. Bento, que foi taxativo ao chegar na cidade afirmando que um dos objetivos de sua estada era assegurar a eleição do Dr. Vicente Cavalcante, afilhado do governador Parcifal Barroso.
Todas as ações dos candidatos da UDN eram monitoradas pelos policiais que impediam sob qualquer pretexto a campanha eleitoral.
Impedido de fazer campanha o candidato udenista recorreu ao Juiz Eleitoral que requisitou tropas federais para o Município recém criado. Três dias antes do pleito as tropas federais chegaram em Altaneira e pelotão do Cel. Bento voltou para Juazeiro.
Chico Fenelon e seu vice fizeram sua campanha em apenas três dias. O resultado da primeira eleição em Altaneira foi o seguinte:
PARA PREFEITO:
Francisco Fenelon Pereira - UDN - 285 votos
Dr. Vicente da Frota Cavalcante - PSD - 131 votos
BRANCOS -12 votos
NULOS - 11 votos
PARA VICE-PREFEITO:
Francisco Bispo de Assis - UDN - 275 votos
Frutuoso José de Oliveira - PSD -141 votos
BRANCOS - 16 votos
NULOS - 07 votos
A UDN elegeu os seguintes vereadores: Euclides Nogueira Santana, João Rufino de Oliveira, Salomão Gonçalves de Alencar e Venceslau Rodrigues da Silva.
O PSD por sua vez elegeu os vereadores: Antonio Saul Moreira, Francisco Alves Bitú e Olival Frutuoso de Oliveira.
O recém criado Município não tinha nenhum prédio público, a Prefeitura e a Câmara foram instaladas no mesmo prédio de propriedade do Vice Prefeito Francisco Bispo de Assis.
Os primeiros atos do Prefeito eleito foi a nomeação da Secretária da Prefeitura Maria Socorro Carneiro e a amanuense Maria Marlucy Almeida.
Os móveis foram emprestados da loja do Prefeito Chico Fenelon e outros adquiridos para posterior pagamento.
A primeira cota de recursos do Município só foi recebida 11 meses após a sua instalação, mas foi suficiente para pagamento dos funcionários, dos equipamentos e ainda sobrou recursos para manutenção de outras despesas.
A primeira obra da administração municipal foi a construção de uma escola com duas salas de aula e uma pequena área de lazer na sede do Município (hoje Centro de Apoio ao Idoso), até então as aulas eram ministradas nas residências das professoras.
No final da administração o Município tinha saldo para concluir uma grande obra, o Prefeito tinha um projeto para recuperação do açude da maniçoba, mas a maioria dos vereadores queria a construção de uma praça. Não havendo acordo o Prefeito decidiu repassar o saldo para o novo prefeito eleito.
O prefeito Chico Fenelon apoiou seu vice Francisco Bispo de Assis que foi eleito o segundo Prefeito de Altaneira em candidatura única.
Com apenas 9 anos de idade, residente na cidade de Farias Brito Ce, lembro-me bem de todo o processo político da época.
ResponderExcluirAbraços e Parabéns à Todos os Altaneirenses !
Carlos Airton - (Carrin de Rosa)