Antiga Farias Brito extraída do Livro “Memórias do Quixará” do Prof. Cícero Menezes |
O Município de Farias Brito, antigo Quixará, comemora hoje mais um ano de emancipação política. Altaneira sempre manteve uma forte ligação com Farias Brito. A Vila de Santa Tereza pertencia ao Município de Farias Brito quando da emancipação política de Altaneira. Até o ano de 1983 Altaneira estava sob a Jurisdição da Justiça Eleitoral de Farias Brito.
Apresentamos a seguir uma Síntese da História do Município de Farias Brito extraída da “Revista Farias Brito em Nossas Mãos ” editada no primeiro ano da Administração do prefeito municipal José Maria Gomes Pereira.
Histórico
Território habitado originalmente pelos índios Cariús, o município de Farias Brito, antigo Quixará, começou a ser organizado em princípios do século XVIII, originário da concessão de datas das sesmarias.
Por ato de 22 de julho de 1873 e por Lei Provincial nº. 2.042, de 06 de novembro de 1883 foi elevada a categoria de Arraial de Quixará
O Decreto nº. 82, de 13 de outubro de 1890, elevou-o a condição de município autônomo, com a denominação de Quixará, desmembrando-o das terras de Assaré.
No dia 15 de novembro do mesmo ano, foi instalado oficialmente o novo município, tendo como prefeito José Alexandre Nunes.
Em 9 de outubro de 1920, porém, são cessadas as suas autonomias políticas e administrativas pela Lei Estadual nº. 1.794, ficando Quixará sob a dependência de Santana do Cariri.
Posteriormente, o então distrito de Quixará foi transferido para o município do Crato, passando, em seguida, para o de São Mateus, atual Jucás, e voltando, em 1933, ao município do Crato.
Em
A paróquia local foi criada por ato do bispo Dom Francisco de Assis Pires, no dia 16 de abril de 1938, tendo como padroeira Nossa Senhora da Conceição.
A matriz da cidade foi construída em 1867, tendo à frente o padre Henrique José Cavalcante, seu primeiro Capelão.
Atualmente, a divisão político-administrativa do município, distante de Fortaleza
A área geográfica onde se localiza a atual comunidade foi outrora, campo de atividade da valente tribo indígena Cariús, que habitava grande parte da zona sul do Ceará.
O povoamento da terra teve início no primeiro quartel do século XVIII e se originou da concessão de datas de sesmarias a alguns pioneiros. Registro da crônica histórica dá conta que um dos vultos marcantes da formação da comuna foi o coronel Francisco Gomes de Oliveira Braga, chefe político muito influente que consegui fosse o florescente povoado elevado à categoria de vila e posteriormente a Município.
Origem do Topônimo: nome primitivo do município era Quixará. É um topônimo de origem indígena. Vem de “quixa” o que corta, o dicotiles “queixada” mais “à” (sufixo, dizendo “composto do”– composto de queixadas; lugar onde abundam esses dicotiles. Posteriormente o nome do Município foi mudado para Farias Brito em homenagem ao filósofo Raimundo de Farias Brito. Gentílico: fariasbritense
Formação Administrativa
Em divisão administrativa referente ao ano de
Pela Lei estadual nº. 1794, de 09 de outubro de 1920, é extinto a vila de Quixará, sendo seu território anexado ao município de Santana do Cariri.
Pela Lei estadual nº. 2359, de 26 de julho de 1926, o distrito de Quixará deixa de pertencer ao município de Santana do Cariri, para ser anexado ao município de Crato.
Pelo Decreto estadual nº. 193, de 20 de maio de 1931, o distrito de Quixará deixa de pertencer ao município de Crato, sendo incorporado ao município de São Mateus.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Quixará, volta a pertencer ao município de Crato.
Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Quixará, pela lei nº. 268, de 20 de dezembro 1936, desmembrado de Assaré.
Pelo decreto estadual nº. 448, de 20 de dezembro de 1938, o município de Quixará adquiriu o distrito de Ingá (Cariutaba), do município de São Mateus.
Sob o mesmo decreto acima citado é criado o distrito de Quincuncá e anexado ao município de Quixará. Pelo decreto-lei estadual nº. 1114, de 30 de dezembro 1943, o distrito de Ingá passou a denominar-se de Cariutaba.
Visite a página oficial do Município:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.